Pular para o conteúdo principal

Dia de Reis

Após o recesso para as festividades de fim de ano, o Complexo Cultural Estação das Artes - espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult-CE, com gestão em parceria com o Instituto Mirante - retoma o funcionamento normal a partir desta quinta-feira (5), com visitação gratuita às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará, além das apresentações artísticas e das atividades gastronômicas do Mercado AlimentaCE na sexta (6), no sábado (7) e no domingo (8).

O Dia de Reis (sexta-feira6) será celebrado na Praça da Estação, a partir das 17 horas de sexta (6), com a apresentação do Reisado do Escuta. Esta manifestação cultural é realizada pelo coletivo de artistas e educadores populares do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (Escuta), ambiente comunitário de desenvolvimento da arte, da educação e da cultura popular. O festejo vem sendo desenvolvido na comunidade do Pici desde 1990, mobilizando um grupo de brincantes que todo ano se junta para tirar reisado pelas ruas do bairro citado.

Em seguida, às 18 horas, o músico Victor Vasconcelos, apresentará, no mesmo local, o repertório do grupo Caroá JAM, formado em 2019, com a proposta de levar o ouvinte a explorar diferentes horizontes sonoros por meio da música instrumental. Trafegando pelo popular, o moderno e o clássico, traz composições autorais que passeiam pelo baião, frevo, heavy metal e o jazz.

Enquanto isso, na Gare, o Mercado AlimentaCE promove um Happy Hour das 17h30 às 21 horas, com a ocupação temporária dos restaurantes Mormaço, Cozinha do Deyme, Tacos Burger, Muá Tuá, Pachamama e Sorvete da Reserva.

Festa Lá em Cima-No sábado (7), a Estação recebe a Festa Lá em Cima, das 16h às 21h. O projeto propõe um passeio rico e envolvente por vertentes da música Soul, Disco, House, Hip-Hop, Reggae e diversos outros gêneros, trazendo sempre o som conhecido e o que ainda precisa ser explorado.

Para esta edição, foi preparado um Line Up diverso e pensado para envolver o público desde o início do evento. Serão seis DJs - Thales, Tomé Braga, Babita, Darwin Marinho, William e Vicente de Castro - trazendo a energia dos encontros intimistas da festa para um público maior e mais plural, com entrada gratuita, serviço de bar e uma pista de dança quente e pulsante. A programação é voltada para maiores de 18 anos, com distribuição de pulseiras a partir das 16h, uma por pessoa, mediante lotação do espaço neste evento (1.200 participantes). Vale ressaltar que a comedoria coletiva do Mercado AlimentaCE também estará aberta durante a realização da festa.

Domingo na Estação-E para quem estava com saudade das manhãs de Domingo na Estação, no próximo dia 8 de janeiro, elas voltam com horário estendido para almoço, de 9 às 15 horas. Quem chegar cedo, vai poder conferir a 4ª edição da Feira Mais Vinil. Movimento idealizado por Thiago Borges Duarte, proprietário da loja Direct Discos, surge com o propósito de fortalecer cada vez mais a cena do vinil, desde a valorização do disco como um documento histórico musical, a ser protegido e apreciado ao longo do tempo, até o fortalecimento e o desenvolvimento de novas atividades socioculturais e econômicas do setor.

Como o nome já diz, é uma feira, que tem na sua essência a comercialização de discos de vinil, acessórios, equipamentos e materiais relacionados à música, por meio da exposição de vendedores/lojistas da região, e sempre conectada com apresentações de DJs. E quem comandará o som neste domingo será Aires/D, que tem como marca a fusão de sons dançantes e inusitados, com fundamentos de disco e house.

Enquanto garimpa, o público pode se deliciar com a feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE até 12 horas, e as crianças têm diversão garantida com a pintura em papel craft conduzida pelos monitores do Complexo.

Encerrada as atividades da manhã, a comedoria abre para almoço, com os restaurantes da ocupação temporária do Mercado AlimentaCE. E, para acompanhar, às 13h tem início o show do trio Akilombar, fruto da primeira Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes.

Composto por Gil Pereira, Ernesto Cartaxo e Kadu Lopes, o grupo iniciou os trabalhos no final de 2019. Tanto nas composições quanto na musicalidade, composta por instrumentos como berimbau, agogô, caxixis, congas e pandeiro, a apresentação valoriza e fortalece a diversidade étnico-racial (povos originários/indígenas, população negra, povos de terreiro). Akilombar traz no repertório musical cantorias que afirmam essa ancestralidade, além de canções autorais e de outros compositores.

Exposições-Interessados em apreciar as exposições em cartaz no Complexo, podem visitá-las de quinta à sábado, de 12 às 20 horas (última entrada: 19h30), e domingo, de 10 às 18 horas (última entrada: 17h30). São elas:

Centro de Design do Ceará
> Tempo Presente

Pinacoteca do Ceará
> Amar se Aprende Amando
> No Lápis da Vida não Tem Borracha
> Se Arar
> Negros na Piscina
> Cosmopolíticas
> Quando o vento sopra (inclui instalação na Plataforma da Estação das Artes)

Serviço
Complexo Cultural Estação das Artes
Rua Doutor João Moreira, 540 - Centro
Horário de Funcionamento:
Quinta: 12 às 20 horas (último acesso: 19h30)
Sexta: 12 às 21 horas
Sábado: 12 às 21 horas (último acesso: 20h30)
Domingo: 9 às 18 horas (último acesso: 17h30)
Entrada gratuita.

Programação completa

Quinta-feira (5)
12 às 20 horas - Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará
Sexta-feira (6)
12 às 20 horas - Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará
17 às 18 horas - Reisado do Escuta
19 às 20 horas - Victor Vasconcelos - Caroá JAM
17 às 21 horas - Comedoria do Mercado AlimentaCE
Sábado (7)
12 às 20 horas - Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará
16 às 21 horas - Festa Lá em Cima* e comedoria do Mercado AlimentaCE
Evento para maiores de 18 anos, com distribuição de 1.200 pulseiras a partir das 16 horas.
Domingo (8)
9 às 13 horas - 4ª Feira Mais Vinil, DJ Aires/D e Pintura infantil
10 às 18 horas - Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará
9 às 12 horas - Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE
13 às 14 horas - Show Akilombar
12 às 15 horas - Almoço na Comedoria do Mercado AlimentaCE.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM