Pular para o conteúdo principal

Férias no Centro de Design

Como pontapé inicial para 2023, o Centro de Design do Ceará promove, entre janeiro e fevereiro, a programação ‘Férias no Centro de Design’, que inclui uma série de cursos livres, oficinas e atividades de formação abertas ao público. O período também abarca as ações do Mutuá - Encontros sobre Design e Inovação, encontros do projeto Leitura de Portfólios e visitas à exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”. 

O Centro de Design do Ceará fica no Complexo Cultural Estação das Artes, localizado no Centro. O espaço integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. 

Inaugurado em dezembro de 2022, o equipamento fomenta o pensamento de design no Ceará, com exposições, cursos e demais ações voltadas para difundir os conceitos e possibilidades da linguagem.

OFICINAS E CURSOS LIVRES-As atividades de formação incluem cinco cursos com duração de 20 horas, quatro oficinas e quatro palestras, com temas que variam entre jogos virtuais, moda, sustentabilidade, design gráfico, joalheria e literatura infantil. Todos os cursos e oficinas são abertos ao público, mas com limitação de vagas para cada atividade. 

As ações são voltadas para pessoas a partir dos 13 anos de idade. Os interessados devem fazer inscrição por meio de formulários online, disponíveis na programação completa (ver abaixo). 

O primeiro curso “Vire o Jogo - os games como ferramenta na transformação do cidadão” ocorre entre 9 e 13 de janeiro, ministrado pelo professor Daniel de Menezes Gularte, especialista na aplicação de jogos e gamificação em diferentes campos. Já entre os dias 16 e 20 de janeiro, o ilustrador e artista de storyboard Rafael Mourão do Carmo comanda o curso “Criação de Personagem”.

De 23 a 27 de janeiro, ocorrem as aulas de “Design Gráfico (básico e prático) para projetos sociais”, ofertada pelo designer Wesley Freitas. Entrando no tema da ecoeficiência, os dois últimos cursos são “Recupere Ecobags" e “Do lixo ao luxo, o upcycling na moda no desenvolvimento de produtos”, ministradas, respectivamente, pela designer de moda Vaneska Rebouças e pelo professor, designer de moda e arte educador Marcelo Belisário. Ambas ocorrem aos sábados, nos dias 14, 21 e 28 de janeiro, 04 e 11 de fevereiro.

Entre as oficinas, a primeira acontece no domingo, 8 de janeiro, com o tema “Upcycling e transformações Têxteis”, ofertada pela consultora e designer de moda Graziela Maciel. A oficina “Experimentações criativas em joalheria” ocorre no dia 15 de janeiro, ministrada pela designer de jóias Nathalia Canamary. Para encerrar, o ilustrador e artista visual Cauê Páscoa oferece duas turmas da oficina “Ilustração para Livros infantis”, a primeira no dia 22 e a segunda no dia 29 de janeiro.

As atividades promovidas foram selecionadas dentre as propostas submetidas no Edital de Credenciamento de Designers no Centro do Design do Ceará, ocorrido entre julho e setembro de 2022. 

ENCONTROS DO MUTUÁ-Em janeiro, o equipamento recebe os últimos eventos do Mutuá - Encontros sobre Design e Inovação. O nome foi escolhido para a série de conversas sobre a cultura do design, envolvendo os mentores e mentorados do Programa de Mentoria INOVDESIGN Ceará, que ocorre em parceria do Centro de Design com o programa de aceleração de desenvolvimento de hardware do CriarCE. As atividades são abertas ao público.

Dia 13, o designer Érico Gondim fala sobre “Design e Tecnologia de Materiais”. Os encontros terminam no dia 20 de janeiro, com o designer industrial Antônio Carlos ministrando a palestra “Noções básicas de estratégia de comunicação e imagem nas empresas”. 

Cada evento começa com uma palestra aberta ao público, com reflexões trazidas pelos mentores do programa. Após o momento da palestra, o encontro segue com discussões sobre os projetos de startups que vêm sendo acompanhados na mentoria desde outubro de 2022. Não é necessário realizar inscrição para participar dos encontros. 

LEITURA DE PORTFÓLIOS-Também no equipamento, o público poderá participar dos encontros do projeto Leitura de Portfólios. Durante os encontros, estudantes e jovens profissionais do design apresentam seus portfólios e recebem orientações de professores e profissionais com vasta experiência na área. 

Os encontros serão realizados nas quartas-feiras (11, 18 e 25 de janeiro), a partir das 19 horas. Interessados em submeter portfólios para leitura devem realizar inscrição por meio de formulário online (https://bit.ly/3GGpZrJ). As pessoas interessadas em apenas acompanhar as discussões não precisam realizar inscrição. 

O projeto é uma das ações de difusão do equipamento, com encontros programados entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, realizados em parceria com a Associação Ceará Design.  

SEMANA DE MODA-O equipamento também promove, entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, a Semana de Moda com Ruth Aragão. Criadora do projeto VesteResto e professora de moda, ela aborda temas como figurino, criação e cidade. As atividades também são abertas ao público. 

No dia 30 de janeiro, Ruth Aragão ministra a palestra “VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação”, a ser realizada das 19h às 21h. A programação inclui também quatro dias da oficina “VesteResto na Estação: oficina de criação de figurino”, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, das 19h às 21h e no dia 4 de fevereiro, das 14 às 16 horas. 

EXPOSIÇÃO-A programação do mês envolve, ainda, a visita à exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”, que possui aproximadamente 200 peças, partindo do fazer ancestral como principal saber do design, com a premissa que não há fronteiras entre a cultura popular, o design e a arte. Desta forma, a mostra reúne criações de designers contemporâneos, povos indígenas e quilombolas e mestres da cultura do Ceará. 

A exposição foi inaugurada em dezembro de 2022, como parte das ações de abertura do equipamento ao público. Os horários de visitação são das quintas aos sábados, das 12 às 20 horas, e aos domingos, das 10 às 18 horas. 

Serviço

Férias no Centro de Design 

Até 11 de fevereiro

Centro de Design do Ceará (Complexo Cultural Estação das Artes - Rua Doutor João Moreira, 540 - Centro)

Mutuá - Encontros sobre Design e Inovação

Aberto ao público

Sexta, 13 de janeiro

8h - Design e Tecnologia de Materiais

10h30 - Design e Inovação: apresentação de Startups OpentDTS, MedGastro, IasEG

Palestrante: Érico Gondim

Auditório do Centro de Design do Ceará

Sexta, 20 de janeiro

8h - Branding - Noções básicas de estratégia de comunicação e imagem nas empresas 

10h30 - Design e Inovação: apresentação de Startups FotoQuantum, ARM e Smap 

Palestrante: Antônio Carlos da Silva

Auditório do Centro de Design do Ceará 

CURSOS LIVRES

Aberto ao público mediante inscrição online

9 a 13 de janeiro 

14h às 18h - Vire o Jogo - os games como ferramenta na transformação do cidadão

Professor Daniel de Menezes Gularte 

Auditório do Centro de Design do Ceará

Limite de inscrições: 12 participantes

Inscrição: https://forms.gle/sAUV8w4kHCn1WsB68 

16 a 20 de janeiro 

14 às 18 horas - Criação de Personagem

Professor Rafael Mourão do Carmo 

Auditório do Centro de Design do Ceará

Limite de inscrições: 15 participantes (a partir de 13 anos)

Inscrição: https://forms.gle/bw9FmkTnKBa5uDWh7 

23 a 27 de janeiro

14 às 18 horas - Design gráfico (básico e prático) para projetos sociais

Professor Francisco Wesley Freitas do Nascimento

Auditório do Centro de Design do Ceará

Limite de inscrições: 12 participantes

Inscrição: https://forms.gle/HQGjUTTUvjVa3wmU9 

14, 21 e 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro (sábados)

8 às 12 horas - Recupere Eco Bags

Professora Vaneska da Silva Rebouças

Auditório do Centro de Design do Ceará

Limite de inscrições: 20 participantes

Inscrição: https://forms.gle/eKp7iA6og9MyWbY46 

14, 21 e 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro (sábados)

14 às 18 horas - Do lixo ao luxo, o upcycling na moda no desenvolvimento de produtos

Professor Marcelo Augusto Belisário 

Auditório do Centro de Design do Ceará

Limite de inscrições: 20 participantes

Inscrição: https://forms.gle/cNVn5UrMHv6cgSyv6 

OFICINAS

Aberto ao público mediante inscrição online

Domingo, 15 de janeiro

8 às 15 horas - Experimentações criativas em joalheria

Professora Nathalia Canamary 

Centro de Design do Ceará

Inscrição: https://forms.gle/JwD5rNwFXVFxCtTR8 

22 e 29 de janeiro (domingos)

8 às 12 horas - Ilustração para Livros infantis

Professor Cauê Pascoa

Centro de Design do Ceará

Inscrição:  https://forms.gle/xba9tkVasq819kdn6 (Turma 1 - dia 22)

https://forms.gle/myfYrBWAqox3PVYN8 (Turma 2 - dia 29)

LEITURA DE PORTFÓLIOS

Aberto ao público 

11, 18 e 25 de janeiro (quartas-feiras)

19 horas - Leitura de Portfólios

Centro de Design do Ceará

Inscrição para quem deseja levar seu portfólio: https://bit.ly/3GGpZrJ 

SEMANA DE MODA

Segunda, 30 de janeiro

19 às 21 horas - Palestra VesteResto é Conversa Fiada entre Moda-Figurino-Cidade na Estação

Professor Ruth Aragão

Centro de Design do Ceará

Terça (31 de janeiro) a quinta (2 de fevereiro) e sábado (4 de fevereiro).

19h às 21h | 14h às 16h (apenas sábado) - VesteResto na Estação: oficina de criação de figurino

Professor Ruth Aragão

Centro de Design do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM