Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses


Informa o O Povo nos seus 95 anos completados hoje (7 de janeiro de 2023):

FORTALEZA, CE, BRASIL, 19.11.2021: Retrato Colunistas - Joelma Leal (Thais Mesquita/OPOVO)(foto: Thais Mesquita)


Tradicional cargo de Ombudsman do jornal O Povo agora será assumido pela jornalista Joelma Leal. A transição da função, anteriormente ocupada pela jornalista Juliana Matos Brito, entre os anos de 2021 e 2022, será oficializada neste sábado (7).

Até o próximo ano, Joelma assume o desafio de ser a "voz dos leitores" do O Povo, ouvindo suas críticas, sugestões e comentários, além de avaliar internamente os conteúdos produzido pelo próprio veículo de comunicação.

Um dos mais relevantes nomes do jornalismo, marketing, propaganda e negócios do Ceará, Joelma Leal já atua há mais de 15 anos no Grupo de Comunicação O Povo. Nos últimos 12 anos, esteve à frente da coluna Layout, além de passar 11 anos na assessoria de comunicação do jornal. A jornalista ainda foi editora de sete edições do Anuário do Ceará.

Para a Joelma, cada experiência que adquiriu ao longo dos anos vai colaborar para que haja uma visão holística na nova função.

- Certamente, será uma experiência rica, com muito aprendizado e troca. Além de ser um ano simbólico pelos 95 anos do O Povo, também estamos iniciando novos governos. Fatos esses que vão exigir análises ainda mais cuidadosas e precisas, procurando o diálogo permanente com os leitores e as redações do Grupo”, pontua a jornalista.

Segundo Juliana Matos Brito, última a ocupar a função de Ombudsman no O Povo, o cargo entrega ao profissional de comunicação muitos aprendizados.

Fortaleza, Ce Br 05.01.23 Na foto: Juliana Matos Brito e Joelma Leal, jornalistas (Fco Fontenele/O POVO) (Foto: Francisco FONTENELE)

- Entender as demandas da nossa audiência e travar diálogos com ela me fez entender mais ainda a importância do Jornalismo para a sociedade. Ouvir as pessoas faz a gente entender o que elas pensam e corrigir erros mais rapidamente. Saio da função entendendo que sou uma jornalista mais preparada para as demandas do dia a dia", declara.

Juliana Brito possui 21 anos no O Povo, passando por editorias do impresso e digital. A comunicadora se despede do cargo para assumir um novo horizonte: Agora, ela passa a ser editora adjunta das Rádios O Povo CBN. 

- Estou estreando no Rádio. Com frio na barriga por estar indo trabalhar em algo que não tenho experiência. Espero aprender muito e realizar um trabalho importante para a sociedade", declarou.

Os Ombudsman-O termo "Ombudsman'' tem origem sueca, com tradução aproximada de "aquele que tem uma delegação" ou "aquele que representa". Também recebeu versões como "ouvidor" ou ainda de "advogado do leitor". No Jornal, a função reforça a política de ter uma relação transparente com o leitor.

Além de ouvir o leitor, o ombudsman é responsável por realizar uma avaliação interna diária, além de escrever semanalmente uma coluna pública. Esse material é veiculado no jornal impresso, em sua versão online e, ainda, nas mídias eletrônicas, analisando os fatos que considerar mais relevantes no período. No Brasil, além do O Povo, apenas a Folha de São Paulo mantém esse profissional.

A função de ombudsman do O Povo teve início em 1994, com a jornalista Adísia Sá que exerceu a função por dois anos seguidos (1994/1995, 1995/1996 ). Considerada um dos maiores destaques da comunicação cearense, a comunicadora foi a primeira mulher a assumir a função de ombudsman na imprensa nordestina. Adísia foi nomeada ombudsman emérita do Jornal, além de ter exercido a função por mais duas vezes (1997/1998 e 2000/2001).

Também já exerceram a função:
  • Márcia Gurgel (1996/1997)
  • Lira Neto (1998/1999)
  • Gibson Antunes (1999/2000)
  • Débora Cronenberg (2001/2002)
  • Regina Ribeiro (2002/2003)
  • Roberto Maciel (2003/2004)
  • Gualter George (2004/2005)
  • Plínio Bortolotti (2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008)
  • Paulo Verlaine (2008/2009)
  • Rita Célia Faheina (2009/2010)
  • Paulo Rogério (2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013)
  • Erivaldo Carvalho (2013/2014)
  • Daniela Nogueira (2014/2015, 2018/2019,2019/2020 e 2020/2021)
  • Tânia Alves (2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018)
  • Juliana Matos Brito (2021/2022 e 2022/2023)
  • Joelma Leal (2023/2024).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (21 de julho de 2024), para: Jornalista Flávio Assunção Filho (foto). Jornalista Carlos Eugênio Furtado. Radialista Domingos Távora (foto). Radialista Eduardo Guilherme da Silva. Radialista Louralber Pereira Monteiro. Antônio Marcos. Claudemy Carneiro. Francisco José Pessoa. Beatriz Feitosa. Ednardo Roges.

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto , neste domingo (21 de julho de 2024), para: Jornalista Flávio Assunção Filho (foto). Jornalista Carlos Eugênio Furtado. Radialista Domingos Távora (foto). Radialista Eduardo Guilherme da Silva. Radialista Louralber Pereira Monteiro. Antônio Marcos. Claudemy Carneiro. Francisco José Pessoa. Beatriz Feitosa. Ednardo Roges.

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,