Pular para o conteúdo principal

Secretaria da Segurança Cidadã de Fortaleza celebra 10 anos


A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) comemora, neste mês de Janeiro, o 10º aniversário da instituição. Neste o períod,o foram celebrados avanços em inovação e diversas ações cidadãs que têm como objetivo estabelecer e implementar políticas públicas, diretrizes e programas voltados à proteção, prevenção, mediação de conflitos, formação dos servidores e participação cidadã na gestão de segurança e Defesa Civil de Fortaleza.

Em alusão à década de aniversário, a Secretaria realizará uma programação especial com ações distribuídas em todos os 12 meses do ano e em diversos espaços, como praças, terminais, shoppings e outros equipamentos públicos.

Compreendendo a importância da Guarda Municipal, a Prefeitura reforçou o papel maior de destaque para a instituição nesse novo projeto de segurança cidadã. Ainda em 2013, a GMF foi contemplada com a ampliação em 44% do seu efetivo, por meio da realização de concurso público que contratou mil guardas. Na atual gestão do prefeito Sarto, um novo concurso público será realizado, com a oferta de mais mil vagas. Parte da corporação também recebeu promoção nos últimos anos. Ao todo, 235 servidores da Guarda Municipal foram promovidos, sendo 205 ao cargo de subinspetor e 30 ao cargo de inspetor.

Paralelo ao fortalecimento de efetivo, a Prefeitura também investiu no reaparelhamento da GMF com a ampliação da estrutura de transporte e tecnologias e na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Foram entregues novos fardamentos, coturnos, cintos de guarnição, gandolas, camisas táticas, gorros, bonés e boinas, coletes, escudos antitumulto, capacetes balísticos, protetores solares e kits de motocicleta.

Os acréscimos de efetivo e de viaturas possibilitam a otimização do serviço no patrulhamento preventivo, ampliam o atendimento de ocorrências e ainda reforçam na fiscalização do trânsito, além de potencializar avanços expressivos na atuação da política de segurança cidadã da capital cearense.

Outro fator de grande importância foi a promoção de formações e capacitações continuadas dos agentes de segurança. Para isso, foi criada junto com a Sesec, em 2013, a Academia Municipal de Segurança Cidadã (Amsec), pensada visando à formação integral dos profissionais de segurança, alinhando as necessidades de trabalho, teoria, prática, experiências e estudos, para disponibilizar agentes mais preparados na atuação das ocorrências e no patrulhamento preventivo nas ruas. Somente nos últimos dois anos, mais de 2.800 profissionais foram capacitados.

Outro destaque dos últimos dois anos foi a criação de quatro Inspetorias: o Grupo Tático Motorizado (GTAM), responsável por executar esquemas de motopatrulhamento nos perímetros das Células de Proteção Comunitária; a Inspetoria de Segurança Escolar (ISE), que atua no parque escolar da cidade; o Grupamento Especializado Maria da Penha (Gemp), especializado em atuar no enfrentamento à violência contra a mulher e contribuir para a prevenção do feminicídio e no atendimento à mulher vítima de violência e o retorno do Ciclopatrulhamento (Iciclo), que cobre a orla da Av. Beira-Mar com rondas em bicicletas.

Mediação de conflitos-A Coordenação de Mediação de Conflitos (Comed) é outra novidade que chegou na cidade com a Sesec. Com núcleo de atendimento e espaços de atuação localizados nas sedes das Secretarias Regionais, a Coordenação é o braço da Secretaria empenhada em solucionar, de forma clara e direta - e com profissionais capacitados - os conflitos sociais oriundos de desentendimentos entre moradores de Fortaleza, sem que haja a necessidade de recorrer à área jurídica ou órgãos superiores. Nos últimos dois anos, a Comed atendeu mais de 86 bairros, equivalente a 71% do território de Fortaleza, garantindo a oferta do serviço de mediação de conflitos e a política pública de administração pacífica de conflitos.

Videomonitoramento-Outra iniciativa inovadora foi a introdução do Sistema de Videomonitoramento. A chegada dele permitiu avanços significativos na área da prevenção criminal, complementando o serviço ostensivo dos agentes de segurança.

No início de 2013, o serviço de videomonitoramento contava com apenas 24 câmeras distribuídas no Centro de Fortaleza. Com o advento do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU) e a criação da Central de Operações Integradas Sesec da Beira-Mar (COI-BM), houve um aumento exponencial de câmeras e, atualmente, aproximadamente 700 câmeras de ideomonitoramento estão em operação, sendo mais de 140 somente na Beira-Mar e mais de 560 distribuídas nas 14 Torres de Segurança que estão localizadas no bairros Jangurussu, Vila Velha, Canindezinho, Barra do Ceará, Goiabeira, Panamericano, Bonsucesso, José Valter, Caça e Pesca, Pôr-do-Sol, Vicente Pinzón, Praia de Iracema, Mondubim e Centro (Praça da Lagoinha).

Histórico-Criada pela Lei Complementar nº 137, de 08 de janeiro de 2013, a Sesec veio para inovar a política de segurança pública do município, tendo a competência de estabelecer relação com os órgãos de segurança estaduais e federais, visando uma ação unificada na Capital, inclusive, com planejamento e integração das comunicações. Para isso, atividades sociais e investimento em políticas de segurança pública municipal foram e são desenvolvidas para afetar diretamente o desenvolvimento social e urbano da cidade.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via aplicativos de mensagens

A Polícia Federal deflagrou hoje, 17/07, a Operação Swindle (fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via aplicativo de trocas de mensagens. Policiais Federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de prisão preventiva nos Estados do Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos arts. 154-A, §3º e §5º, e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Começa Samba Brasil 2022

Começa o XV Samba Brasil- Maior Festival de Samba e Pagode do País. O Samba Brasil é um dos eventos mais aguardados do ano por fortalezenses e turistas. O Festival, que nasceu em Fortaleza e já faz parte do Calendário Anual de Eventos do Ceará, acontece neste sábado (13) e domingo (14 de agosto de 2022) e promete atrair milhares de apaixonados pelo gênero musical, vindos dos quatro cantos do País. Passam pelo palco do evento, montado no Marina Park Hotel: Grupo Menos é Mais. Thiaguinho. Sorriso Maroto. Pixote. Ferrugem. Belo. Escandurras. Banda São 2. Projeto Movimento do Samba, que abriu o Festival com apresentação de bandas locais. No domingo (14), o público vai curtir duas horas de Cerveja liberadas no Sunset Samba Brasil ao som das bandas: Atitude 67. Molejo. São 2, a partir das 15 horas, no Marina Park Hotel. SOBRE O SAMBA BRASIL - Foi por amor a este estilo genuinamente brasileiro que quatro empresários cearenses idealizaram um projeto ousado: levar um grande festival de samba e

Ator José Dumont é preso

Informa o jornalista Cláudio Teran : POLÍCIA PRENDE ATOR JOSÉ DUMONT -Cadeia aos 72 anos. Preso em flagrante, nesta quinta-feira (15), ele é acusado de estupro de vulnerável e do grave crime de Pedofilia. Segundo informações da TV UOL, o artista é investigado por manter um relacionamento com um fã de 12 anos. 12 anos de idade! E de guardar vídeos pornôs com crianças em seu celular, fato que a polícia constatou. O FIM DE UMA CARREIRA - Paraibano de Bananeiras, Zé Dumont ganhou fama pelo talento para fazer tipos populares. Atuou em novelas importantes da Televisão, como, "Nos Tempos do Imperador". E foi do elenco da primeira versão de "Pantanal". No filme, "O Homem que Virou Suco", vive um nordestino cuja vida pobre e anônima na construção civil do Sul o torna alguém invisível, como se nem sequer existisse. GLOBO DEMITIU NA HORA -Tão logo o fato veio à público a TV Globo demitiu José Dumont do elenco da novela Todas as Flores, que passa na Globo Play. O FIM