Pular para o conteúdo principal



Ambiental Ceará e Cagece visitam municípios



Apresentar o maior Projeto de Esgotamento Sanitário do Ceará, conhecer de perto as cidades que serão atendidas e estreitar relações com os gestores municipais.

Com estes objetivos, a Ambiental Ceará, empresa da Aegea Saneamento, e a Companhia de Água do Ceará (Cagece) iniciaram as visitas institucionais aos prefeitos das cidades que serão atendidas pela Parceria Público-Privada (PPP) de Esgoto. 

Nesta quarta-feira (15/2), a equipe estará em Maranguape e Guaiúba. Os encontros seguem, até o início de março, para alcançar os 17 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri.

A primeira visita, realizada na última sexta-feira (10/2), foi com o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, e também com a presença da deputada federal, Fernanda Pessoa. Na segunda-feira (13/2), foi a vez dos municípios de Horizonte, com o prefeito Nezinho Farias; de Pacajus, com o prefeito Bruno Pereira; Eusébio, Acilon Gonçalves; e Aquiraz, com o prefeito Bruno Gonçalves. As conversas contaram também com a presença de deputados estaduais, vereadores e secretários municipais.

O diretor-presidente da Ambiental Ceará, André Facó, ressaltou a alegria de fazer parte da maior Parceria Público-Privada de Esgoto do Brasil.

- Esse projeto só foi possível pela modelagem da Cagece. É um grande desafio que enfrentaremos com muita eficiência operacional e qualidade nos serviços prestados. Nossa meta é, até 2033, proporcionar o acesso ao Esgoto para 90% da população desses municípios e, em 2040, 95% das pessoas. Além da parceria com a Cagece, a participação das prefeituras é fundamental. Esta obra de infraestrutura irá mudar a realidade de saúde e qualidade de vida de 1,1 milhão de cearenses”, comemorou Facó.

Durante as reuniões, foram apresentadas as etapas da PPP, as atribuições da Ambiental Ceará e da Cagece e os investimentos que serão feitos nos municípios. O presidente da Cagece, Neuri Freitas, afirmou que o objetivo é estreitar relações e fortalecer parcerias. 

- A ideia é apresentar o que faremos neste início de contrato. Estamos com um contrato firmado e em breve, após a operação assistida, as obras serão iniciadas. Este é também um momento de escuta sobre as expectativas dos municípios e aproveitamos para explicar toda a parte operacional que está prevista para a ampliação do serviço, mostrando os valores e as metas de investimento”, disse Freitas.

As próximas visitas serão às cidades de:
  • Chorozinho.
  • Maranguape.
  • Guaiúba.
  • Cascavel.
  • Pacatuba.
  • Itaitinga.
  • Juazeiro do Norte.
  • Barbalha.
  • Missão Velha.
  • Nova Olinda.
  • Santana do Cariri.
  • Farias Brito.
O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, garante que a Prefeitura atuará como parceira da Ambiental Ceará e Cagece para a realização das obras. 

- Reconhecemos a importância deste projeto para a nossa cidade. Nós já sonhávamos com essa ampliação do esgotamento sanitário há muitos anos. Estamos à disposição para contribuir no que for necessário para que este projeto dê certo e traga benefícios para nossa população”.

No Eusébio, o prefeito Acilon Gonçalves observou a importância de investimentos no saneamento básico para melhorar a saúde da população. 

- Esta obra é o sonho da Secretaria da Saúde e da população, pois é provado que o saneamento melhora muito o nível de saúde da cidade. Para que esses benefícios cheguem logo às comunidades, é preciso trabalharmos juntos. Nós estamos como parceiros nas obras e na área social. Por isso, iremos visitar todos os domicílios para conscientizar os moradores sobre a importância de realizar a ligação à Rede de Esgoto”.

As visitas contam com a presença da:
  • Diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz;
  • Diretores executivos da Ambiental Ceará, Elisa Ribeiro e Fernando Lima.
  • Diretores e Técnicos da Cagece.
Ambiental Ceará - A Ambiental Ceará é uma empresa da Aegea, grupo líder em saneamento privado no país. A partir da assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário, firmado com o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), a empresa fica responsável pela universalização do esgotamento sanitário em 17 cidades das Regiões Metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. Os investimentos garantirão que 1,1 milhão de cearenses tenham acesso à coleta e tratamento de Esgoto, promovendo mais saúde, dignidade humana e qualidade de vida.

Em cinco anos, a concessionária deverá dobrar a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios que hoje é de apenas 30%. A meta é chegar a universalização até 2033, garantindo que 90% da população tenha acesso à coleta e tratamento de Esgoto, avançado para 95% até 2040.

Um total de R$ 2,6 bilhões deve ser destinado para as obras de ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário. O projeto contempla a implantação de 2.500 quilômetros de novas Redes de Esgoto, 18 novas Estações de Tratamento de Esgoto, 159 novas Estações Elevatórias de Esgoto e mais de 325 mil novas ligações de Esgoto.


Com informações de Natália Cotinho e fotos de Rayane Mainara.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Arquidiocese celebra 300 anos de Fortaleza

A Arquidiocese Metropolitana de Fortaleza celebrou , na quinta-feira (9/4/2026), na Catedral, uma Missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Fortaleza. A Eucaristia foi presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão, OSB, e reuniu fiéis, autoridades e representantes da Sociedade para marcar este momento histórico. Embora a data oficial do tricentenário de Fortaleza seja 13/4 , a Celebração foi antecipada devido a compromissos pastorais do arcebispo dom Gregório, possibilitando assim sua presença neste momento significativo para a Igreja e para a Cidade. A Missa marca um momento de memória e valorização da identidade do povo fortalezense, construída ao longo de três séculos. Em mensagem, dom Gregório recorda as origens da capital cearense, que remontam à chegada dos europeus e à construção do antigo Forte Schoonenborch, pelos holandeses. Posteriormente retomado pelos portugueses, o local foi dedicado a Nossa Senhora da Assunção, dando origem ao nome e à identidade da Cidade. ...

McDonald’s anuncia Seleções do Méqui

  *Saiu a convocação mais aguardada para Copa do Mundo FIFA 2026: McDonald’s anuncia Seleções do Méqui* _Méqui Lovers podem comprar itens do menu “Seleções do Méqui” antecipadamente e com exclusividade pelo app do Méqui_ Está chegando a hora dos campeões do sabor entrarem em campo! O McDonald’s inicia os preparativos para a Copa do Mundo FIFA 2026 e apresenta o menu “Seleções do Méqui”, com sanduíches representando diferentes países. E hoje inicia a pré-venda do combo Brasil exclusivamente pelo app do Méqui. Até o dia 6 de abril, os Méqui Lovers podem comprar antecipadamente o Sanduíche Brasil, McFritas Brasil, McShake Brasil e o McFlurry Brasil. “O lançamento do menu de Seleções do Méqui é sempre um momento muito esperado, e dar início com a pré-venda do Combo Brasil é a nossa forma de dizer que a torcida já começou. Queremos oferecer aos brasileiros o momento perfeito para entrar no clima da Copa do Mundo da FIFA 2026, transformando a pré-venda no aquecimento oficial para os gran...

Chuva em 90 cidades cearenses nesta 3ª

Chuva em 138 localidades de 90 cidades cearenses, nesta terça-feira (7/4/2026), às 9 horas. O Top 10 da Chuva Cearense, nesta terça (7/4): Jardim: 40 milímetros (mm). Maranguape: 40 mm. Jati: 34 mm. Paramoti: 32 mm. Aquiraz: 28 mm. Iguatu: 28 mm. Graça: 27 mm. Caucaia: 26.4 mm. Crato: 25 mm. Santa Quitéria: 25 mm. Chuva Fortalezense, nesta terça (7.4) em 5 Postos de Coleta: Caça e Pesca: 20 mm. Água Fria: 17.4 mm. Centro: 16.6 mm. Castelão: 10 mm. Maraponga: 9.8.

Live Pague Menos oferta até 70% de desconto

A Pague Menos realizou na sexta-feira (13/3/2026) Live Especial do Mês do Consumidor, com ofertas relâmpago e cupom de desconto exclusivo durante a transmissão. A ação aconteceu no perfil paguemenos no Instagram e também pelo Site, ampliando as oportunidades de Economia para os consumidores ao longo do período promocional. A iniciativa integra a campanha do Mês do Consumidor da Rede Pague Menos, que entra em sua segunda semana com foco nas categorias de Higiene e Cuidados Pessoais. O período conta com a realização da Black Fraldas, ação, que traz condições de até 60% de desconto, reforçando a proposta de ampliar o acesso da população a itens essenciais de Saúde e Bem-Estar.  Durante o período, os clientes podem encontrar ofertas com até 70% de desconto, válidas em todos os canais da rede — lojas físicas, site e aplicativo — além de promoções exclusivas no App. A estratégia integra o calendário promocional estruturado pela companhia ao longo do mês, que destaca diferentes categorias...