Pular para o conteúdo principal

Conheça as 10 personalidades reconhecidas no VII Prêmio RioMar Mulher

Dez importantes personalidades femininas e suas histórias de vida inspiradoras, marcadas por pioneirismo, liderança e transformação, recebem em 1º de março, no Teatro RioMar Fortaleza o reconhecimento do Prêmio RioMar Mulher.

A iniciativa do Grupo JCPM e do RioMar Fortaleza chega em 2023 à sua 7ª edição e marca o mês de homenagens às mulheres. O empresário João Carlos Paes Mendonça virá a Fortaleza para o evento, idealizado por ele em 2015.

As homenageadas em 2023 são: 


  • Almira Gomes (Moda).
  • Cacique Pequena (Arte e Cultura).
  • Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública).
  • Gaída Dias (Comunicação).
  • Joselma Oliveira (Economia e Negócios).
  • Lenise Queiroz Rocha (Educação).
  • Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania).
  • Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design).
  • Regina Barbosa (Trabalho Social).
  • Riane Azevedo (Saúde).
Em sua sétima edição, uma das novidades desse ano é a apresentação de um novo design do Prêmio entregue às homenageadas, agora assinado pelo cearense Igor Sabá (@igorsabah). O artista plástico desenhou com exclusividade os troféus, trazendo como inspiração as formas femininas com elementos da natureza, em especial da folha da carnaúba, típica do Ceará e marca do seu reconhecido trabalho.

E para que o público possa conhecer e se inspirar com as trajetórias das agraciadas, além do evento também será realizada a Exposição Fotográfica “RioMar Mulher”, aberta para visitação de 1º a 19 de março, no Piso L2, em frente à loja Zara do RioMar Fortaleza. O espaço projetado contará com fotos, assinadas por Igor de Melo, narrativas e vídeos de cada mulher.

Sobre o Prêmio RioMar Mulher - A Premiação começou a ser realizada pelo Grupo JCPM na cidade de Fortaleza em 2015. Ao longo dessas seis primeiras edições, 61 importantes mulheres foram reverenciadas. Outro shopping do Grupo também realiza a ação desde 2001, na cidade de Recife, com o Prêmio Tacaruna Mulher, que já reconheceu mais de 200 mulheres em suas diversas áreas de atuação.

Saiba mais sobre as homenageadas no Prêmio RioMar Mulher 2023:
  • Almira Gomes (Moda) - Empresária e fundadora do Grupo AGF, que conta com marcas de beachwear como R. do Sol e Sand Blue. Orgulha-se de ser “chão de fábrica” e conhecer a fundo todas as etapas da confecção. A marca já exportou para os Estados Unidos, Portugal e Alemanha, sendo destaque em revistas e portais de Moda nacionais. No Brasil, está presente em mais de 200 multimarcas e, também, em lojas próprias em Aquiraz (CE) e Jericoacoara (CE) e em Salvador (BA). A fábrica que fica em Maracanaú conta com 7 mil metros quadrados e produção de até 400 mil peças mensais.
  • Cacique Pequena (Arte e Cultura) – Mestra de Cultura e guardiã da cultura do povo Jenipapo-Kanindé (Aquiraz). Ela rompeu costumes e tradições e se tornou a primeira mulher cacique do Brasil nos anos 1990 - função exercida, até então, apenas por homens e perpassada de geração em geração “de pai para filho”. Importante liderança indígena conquistou demarcação de terra, energia elétrica e uma escola para sua comunidade, entre outros.
  • Fernanda Pacobahyba (Gestão Pública) - Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC). Foi secretária da Fazenda do Ceará (2019-2022), sendo a primeira mulher a assumir a posição, em 183 anos de história, destacando-se por liderar importantes pautas, como a Reforma Tributária e a crise dos combustíveis no País com a questão do ICMS.
  • Gaída Dias (Comunicação) - Diretora executiva do Grupo Cidade de Comunicação (sete emissoras de Rádio, TV Cidade Fortaleza, Portal GC Mais e uma Coluna Social). Atua na TV Cidade Fortaleza há 25 anos. Formada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor), tem uma gestão marcada por mudanças e implementação de tendências no Mercado da Comunicação.
  • Joselma Oliveira (Economia e Negócios) - Empresária e fundadora da Pardal Sorvetes, uma das marcas mais tradicionais e em plena expansão no Estado do Ceará. Instalada no Eusébio, a empresa mira a expansão no Nordeste e a exportação para mercados internacionais, como Portugal. Atualmente, gera cerca de 100 empregos diretos e milhares de indiretos, contando com 12 distribuidores na Grande Fortaleza e em Mossoró (RN).
  • Lenise Queiroz Rocha (Educação) - Presidente da Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição que há quase 50 anos representa o sonho de desenvolvimento do Nordeste, pelo seu fundador, o Chanceler Edson Queiroz. Sua gestão é marcada por iniciativas na Universidade de Fortaleza ancoradas nos três pilares da instituição: Ensino, Pesquisa e Extensão.
  • Nailde Pinheiro (Justiça e Cidadania) - Desembargadora, especialista em Direito Processual Civil, e presidente do Tribunal de Justiça do Estado (2021-2023), com uma gestão marcada pela quebra de recordes em número de atendimentos e julgamentos de processos. Também foi presidente da 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Ceará e do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará. É autora do livro "O Direito Sucessório do Cônjuge e do Companheiro”.
  • Neuma Figueiredo (Arquitetura e Design) - Empresária e diretora da CasaCor Ceará, mostra de decoração, design e arquitetura, que gera mais de 1200 empregos num período de 150 dias. Personalidade referência na área de decoração, arte e cultura, Neuma também é presidente do Instituto Cor da Cultura, fundado em 2004, instituição voltada para a criação e coordenação de eventos culturais.
  • Regina Barbosa (Trabalho Social) – Professora e cofundadora da Casa da Vovó Dedé, projeto social que há 30 anos vem promovendo mais oportunidade e desenvolvimento social, por meio da arte e da educação para crianças e jovens moradores da Barra do Ceará. Mais de mil crianças são atendidas, mensalmente.
  • Riane Azevedo (Saúde) - Médica anestesiologista, coordenadora do serviço de anestesiologia do Hospital Monte Klinikum e ex-superintendente do Instituto José Frota (IJF). Também foi a primeira mulher presidenta da Cooperativa dos Médicos Anestesiologista do Estado do Ceará (Coopanest), deixando a marca da inovação, colaboração, avaliação, impacto social das organizações e valorização da importância dos anestesistas.
HOMENAGEADAS EM CRONOLOGIA – Saiba quem já recebeu o Prêmio em Edições Anteriores
  • 2015: Andréa Maria Alves Coelho (Justiça e Cidadania); Cláudia Leitão (Arte e Cultura); Glaura Férrer (Medicina e Saúde); Maria da Penha (Trabalho Social); Ignez Fiúza (Arquitetura e Design); Izolda Cela (Educação); Luciana Dummar (Comunicação); Liana Thomaz (Moda); Solange Almeida (Música e Entretenimento); Ticiana Rolim (Economia e Negócios).
  • 2016: Mariana Lobo (Justiça e Cidadania); Rosiane Limaverde (Arte e Cultura); Lúcia Alcântara (Medicina e Saúde); Olga Espíndola (Trabalho Social); Maria José Lopes (Arquitetura e Design); Amália Simonetti (Educação); Samantha Marques (Comunicação); Almerinda Maria (Moda); Nicolle Barbosa (Política e Gestão Pública); Tane Albuquerque (Economia e Negócios).
  • 2017: Socorro França (Justiça e Cidadania); Dora Andrade (Arte e Cultura); Anamaria Cavalcante e Silva (Saúde); Emmir Nogueira (Trabalho Social); Jaqueline Fiúza (Arquitetura e Design); Fátima Veras (Educação); Neila Fontenele (Comunicação); Maria Lúcia Negrão (Moda); Águeda Muniz (Política e Gestão Pública); Gorete Arruda (Economia e Negócios); Yolanda Queiroz (in memoriam - Personalidade Inesquecível).
  • 2018: Zelma Madeira (Justiça e Cidadania); Amelinha - Bibiana Colares (Arte e Cultura); Lisiane Paiva (Saúde); Glória Marinho (Trabalho Social); Ada Pimentel (Educação); Ana Márcia Diógenes (Comunicação); Ethel Whitehurst (Moda); Telma Aguiar (Arquitetura e Design); Annette de Castro (Economia e Negócios); Márcia Machado (Política e Gestão Pública).
  • 2019: Maria Vital da Rocha (Justiça e Cidadania); Rossicléa - Valéria Vitoriano (Arte e Cultura); Islane Verçosa (Saúde); Ana Maria Studart (Trabalho Social); Guaraciara Barros Leal (Educação); Adísia Sá (Comunicação); Denise Sahd (Moda); Consuelo Dias Branco (Homenagem Especial); Ana Lúcia Bastos Mota (Economia e Negócios); Patrícia Saboya (Política e Gestão Pública).
  • 2020: Regina Costa e Silva (Arquitetura e Design); Manuela Nogueira (Gestão Pública); Zilma Gurgel Cavalcante (Educação); Joana Ramalho (Economia e Negócios); Inês Melo (Saúde); Márcia Travessoni (Comunicação); Fátima Dourado (Trabalho Social); Rosa Mendonça (Justiça e Cidadania); Ana Miranda (Arte e Cultura); Celina Hissa (Moda).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".