Pular para o conteúdo principal

Há 53 anos morria José Limaverde

  Eis o Arquivo Nirez para 21 de fevereiro na História de Fortaleza

  • 1875 - Tem novo comando a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM, é o 1º tenente Pedro Pinto da Veiga, que substitui o capitão-tenente João Joaquim Rodrigues Pinto.
  • 1878 - José Pereira de Aguiar deixa o governo, assumindo o 3º vice-presidente Paulino Nogueira Borges da Fonseca, que no dia quatro de março passou para o 1º vice, Antônio Pinto Nogueira Acioli que governou somente cinco dias.
  • 1882 - Morre o comendador João Antônio Machado (Comendador Machado), inspetor da Alfândega em Fortaleza, ex-comandante da Guarda Nacional e ex-deputado provincial. Era proprietário do sobrado na Praça do Ferreira no local onde hoje está o Edifício Excelsior, na Rua Major Facundo esquina com Rua Guilherme Rocha, 172. Era cearense de Fortaleza nascido em 12/4/1824.
  • 1897 - Morre, aos 49 anos de idade, o doutor em medicina Meton da Franca Alencar, que representou o Ceará na Câmara dos Deputados. Nascera em Messejana em 7/9/1843.
  • 1903 - Reúnem-se, na Associação Comercial de Fortaleza, com o fim de dotar o Ceará com uma Academia Livre de Direito (Faculdade de Direito), vários elementos da sociedade, que elegem diretor o comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli.
  • 1920 - Abre-se, em Fortaleza, a Casa Síria, da firma Amin Ary & Filhos, composta por Amin Ary, Wadih Ary e Nagib Ary, negociando com tecidos e miudezas, na Rua Major Facundo, 166 (antigo).
  • 1929 - Abre-se o Congresso de Prefeitos do Ceará pelo presidente José Carlos Matos Peixoto.
  • 1936 - Instala-se, em Fortaleza, a Executiva Municipal do Partido Progressista, sob a presidência de Osvaldo Studart Filho.
  • 1938 - Inaugura-se, na Rua Major Facundo, 225, na Praça do Ferreira, a loja de modas, de propriedade de Francisco Irajá de Vasconcelos, o Ceará Chique.
  • 1938 - Tempestades magnéticas anunciadas para este dia, confundidas por muitos como o fim do mundo, acontecem em outras plagas, mas não em Fortaleza.
  • 1939 - Último dia de Carnaval, Incêndio destróia Casa Baima, próxima à Praça do Ferreira.
  • 1945 - Tomada de Monte Castelo, na Itália, pela Força Expedicionária Brasileira-FEB, sob o comando do general João Mascarenhas de Moraes, causando em Fortaleza grande repercussão.
  • 1948 - Instala-se, em Fortaleza, dentro das comemorações do 3º aniversário da tomada, pela Força Expedicionária Brasileira, de Monte Castelo, na Itália, a Associação dos Ex-Combatentes-Seção do Ceará, sendo eleito presidente o major José Rabelo Maia.
  • 1951 - Toma posse, como diretor da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce, o advogado Expedito Maia da Costa, em substituição a Antônio Leopoldo Serra.
  • 1953 - Funda-se em Fortaleza o Sindicato dos Bancários, hoje Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Ceará, com os sócios fundadores: Antônio Ferreira Braga, Deusdedith Costa Souza, Artur Braun, Adauto Maia Pereira, Francisco Túlio Peixoto de Alencar, Manuel Sadoc Cisne, Hermenegildo B. Sá, Fernando Brito Bastos, Rosendo Ribeiro, Alberto Moreira, Renato Menezes, Luís Gonzaga de Souza, Clóvis Teófilo Rabelo, Isaías Pereira da Silva, Euzébio Chaves e Raimundo Maia Gondim.
  • 1957 - Inaugura-se em Fortaleza uma nova linha de ônibus, “Vila Simone”, no Bairro de Fátima e Joaquim Távora, da Empresa de Leopoldo Nunes. A Vila Simone era formada por algumas casas na hoje Rua Coronel Alves Teixeira, entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Lauro Maia que hoje se chama Rua Artur Timóteo.
  • 1968 - Recebe a Medalha da Abolição o comandante da 10ª Região Militar, general Dilermano Gomes Monteiro.
  • 1968 - Chegam a Santos-SP, os jangadeiros cearenses Luís Carlos de Sousa (Mestre Garoupa), José de Lima, João Rodrigues da Costa, Manuel Bezerra Lima (Mané do Téo) e Manuel Antônio de Lima (Mane da Januária), que saíram de Fortaleza 71 dias atrás, na jangada “Menino Deus”, realizando o Raid D. Iolanda da Costa e Silva, em busca daquele porto, sendo recebidos pelo prefeito Sílvio Fernandes Lopes, no dia 23.
  • 1969 - Assume a Cadeira 26, que tem por Patrono Manuel Soares da Silva Bezerra, vaga deixada por Manuel Antônio de Andrade Furtado, da Academia Cearense de Letras-ACL, o poeta, escritor, jornalista, pintor e fotógrafo Otacílio Ferreira de Azevedo, saudado pelo poeta Jáder Moreira de Carvalho.
  • 1971 - Morre, às 18 horas, Domingo de Carnaval, aos 81 anos de idade, vítima de ataque cardíaco, locutor e produtor, José Limaverde Sobrinho (foto Fortaleza Nobre), que liderou os Programas 'Hora da Saudade' e 'Coisas que o Tempo Levou' desde 1937, na velha PRE-9 (Ceará Rádio Clube). Pai dos radialistas Narcélio Limaverde (falecido) e de Paulo Limaverde. Nascera em Bom Jesus de Quixelô-Iguatu, em 8/5/1899 É hoje nome de Avenida na Barra do Ceará.
  • 1974 - Morre, aos 50 anos de idade, o engenheiro e economista José Helito Gondim Pamplona, cearense de Fortaleza nascido em 6/3/1923.
  • 1975 - Com a presença do representante do governador do Estado, secretário Josberto Romero de Barros e do prefeito Vicente Cavalcante Fialho, é inaugurada, a 3ª Unidade Regional do Serviço Federal de Processamento de Dados-Serpro, que tem na presidência Moacir Fioravanti, na Avenida Pontes Vieira, 638.
  • 1980 - Morre, vítima de derrame cerebral, a professora Adélia Brasil Feijó, detentora da Medalha Justiniano de Serpa, nascida em 28/7/1894 em Fortaleza. Hoje é nome de Rua, no Castelão, Lei 6275 de 9/5/1988.
  • 2002 - Realiza-se, na Sala de Conveniência da Reitoria da Universidade Federal do Ceará-UFC, às 20 horas, o lançamento do primeiro volume da Série Cadernos de Arquitetura Cearense, intitulado Igreja Matriz de Viçosa do Ceará: Arquitetura e Pintura de Forro, de autoria do professor arquiteto José Liberal de Castro. Realização Iphan-UFC.
  • 2002 - Todos os envolvidos na execução dos seis empresários portugueses na Barraca Vela Latina, na Praia do Futuro, Vitor Manuel Martins, Antônio Correia Rodrigues, Joaquim Manuel Pestana da Costa, Joaquim Fernandes Martins, Joaquim Silva Mendes e Manuel Joaquim Barros, em 12/8/2001, são condenados por decisão da juíza de Direito Rosilene Ferreira Tabosa Facundo, em exercício na 4ª Vara Criminal. - O líder do grupo e idealizador do plano macabro, o português Luís Miguel Melitão Guerreiro, é condenado a 150 anos de reclusão; o garçom Raimundo Martins da Silva Filho é apenado com 132 anos de reclusão; o acriminado Manuel Lourenço Cavalcante, o ‘Cláudio’, junto com Leonardo de Sousa dos Santos e José Jurandir Ferreira, que amarraram, espancaram e enterraram as vítimas, são apenados com 120 anos de reclusão.
  • 2004 - Morre, em casa, no Jacarecanga, às 19h30, o ex-prefeito de Fortaleza Acrísio Moreira da Rocha, aos 96 anos. Seu corpo é sepultado no dia seguinte, às 17 horas, Domingo de Carnaval, no Cemitério Parque da Paz. Administrou a cidade em por duas vezes, eleito com 80% dos votos pelo Partido Republicano-PR, no período de 1947 a 1950 e de 1954 a 1958. Fora interventor federal do Estado em 1946 tendo, em seguida, assumido o cargo de secretário da Fazenda, na gestão do governador Faustino de Albuquerque e Sousa, quando organizou a arrecadação de impostos no Estado. Estatizou a Ceará Light, criando o Serviluz, antecessoras da Coelce, hoje novamente privatizada. Também fez calçamentos na periferia de Fortaleza, urbanizando o Bairro de Fátima, ficando conhecido como “Prefeito do Povo”. Era filho do ex-deputado federal Manuel Moreira da Rocha (Manuel Onça), médico, músico e fundador do Partido Democrata. O ex-prefeito nascera em Fortaleza, em 25/9/1907.
  • 2005 - Morre, aos 73 anos de idade, vítima de problemas circulatórios, o professor José Ferreira de Alencar, antropólogo e servidor aposentado da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará-UFC. É enterrado às 11 horas, do dia seguinte, no Cemitério de Messejana. Defensor da Educação e das Liberdades Democráticas, foi o fundador do Instituto de Estudos sobre Movimento Operário. O Velório e a Missa de Corpo Presente foram realizados no Salão Nobre da Reitoria da UFC. Nascera em 1932.
  • 2008 - Às 19h30 realiza-se a solenidade de posse da nova diretoria da Academia Cearense de Retórica que reconduz, pela oitava vez, no cargo de presidente o médico Maurício Cabral Benevides. A solenidade acontece na Sede da Academia Cearense de Letras, na Rua do Rosário, 1, no Centro.
  • 2013 - Assume a Cadeira 35 da Academia Cearense de Letras-ACL, que tem como Patrono Thomaz Pompeu, às 19 horas, João Soares Neto, sendo recepcionado pelo consórcio Napoleão Nunes Maia Filho, em festa solene realizada na Sede da Academia, na Rua do Rosário,1-Centro.
  • 2022 - Falecimento, aos 91 anos de idade, do operador cinematográfico Raimundo Getúlio Vargas Carneiro de Araújo, conhecido popularmente por Vavá, vítima de Câncer. Após vários anos operando em várias alas de projeção, em 1969 adquire o Cine Nazaré, na Rua Padre Graça, 65, passando a exibir filmes antigos no antigo método de projeção. Ultimamente estava parado devido a Covid, mas pretendia reabrir. Vavá nascera em 2/10/1921.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".