Pular para o conteúdo principal

Butantan festeja 122 anos

 

Parabéns Butantan! 

Nesta quinta-feira (23 de fevereiro de 2023), o Instituto Butantan comemora 122 anos de existência. Fundado em 23 de fevereiro de 1901, o Butantan celebra tantos anos de História e Serviços Prestados à Saúde Pública e à População com diversos Eventos para os visitantes do Parque da Ciência, em São Paulo.

A Programação inclui a abertura de novas Exposições para quem adora mergulhar no Universo da Ciência, Atividades Educativas em Laboratórios do Butantan, Caminhadas pelo Horto Oswaldo Cruz e até Bloquinho de Carnaval com Paródias divertidas das Tradicionais Marchinhas.

Confira a Agenda completa:

Museus de Portas Abertas - A entrada nos Museus Biológico, de Microbiologia e Espaço Terra Firme são gratuitas nesta quinta (23), de 9 horas às 16h45.

Laboratório Aberto - A atividade é feita no Laboratório Didático do Museu de Microbiologia e apresenta equipamentos laboratoriais e amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é demonstrar a diversidade dos microrganismos e instigar a curiosidade cientifica de jovens e adultos. Nesta sexta-feira (24), de 10 às 12 horas. Local: Museu de Microbiologia.

Exposição Virtual “Serpentes e Gentes” do Museu Biológico-A Exposição traz curiosidades e informações complementares sobre os bichos do Museu Biológico e as serpentes brasileiras por meio de filmes curtos e infográficos. Os conteúdos abordam os répteis e como eles vivem, sua diversidade, a composição e o papel do veneno e a conservação desses animais e dos seus Ambientes Naturais. A exposição privilegia o uso de celulares, com informações curtas e muitas imagens. O link da exposição será divulgado em breve. Nesta sexta-feira (24), às 15 horas.

Bloco da Ciência - A Equipe Educativa dos Museus do Parque da Ciência e do Centro de Memória preparou uma programação especial para crianças de todas as idades – inclusive adultos. O evento terá oficinas de artesanato sobre como produzir balangandãs e instrumentos musicais com materiais recicláveis e o Bloco da Ciência, com paródias bem-humoradas de marchinhas tradicionais. É necessário fazer inscrição para as oficinas na Central de Informações do parque a partir das 13h30. São 20 vagas para cada atividade. Saiba mais sobre o Evento. Neste sábado (25), das 13h30 às 16 horas. Local: Boulevard.

Plataforma Zebrafish de Portas Abertas - Os visitantes vão conhecer a plataforma Zebrafish em um tour que começa por um painel informativo no lado externo do prédio. Depois, seguem para o Biotério para ver os peixes e aprender sobre os cuidados envolvidos na sua criação e os equipamentos utilizados para fazer os estudos. Nesta terça-feira (28), às 10 horas e às 14 horas. Local: Laboratório de Toxinologia Aplicada (LETA).

Caminhos do Horto Oswaldo Cruz - Os visitantes farão uma viagem no tempo, reconhecendo a diversidade atual de plantas do horto e relacionando-a com o contexto histórico de sua criação, as pesquisas desenvolvidas nesse espaço e sua importância para a Botânica e a Saúde Pública no Estado de São Paulo. Sábado (4 de março), às 11 horas. Local: Horto Oswaldo Cruz.

Lançamento do Guia dos Acervos Arquivísticos do Instituto Butantan, desenvolvido pelo Centro de Memória e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas - Divulgação do guia unificado dos acervos arquivísticos históricos do Centro de Memória e do Museu de Saúde Público Emílio Ribas (MUSPER). Quarta-feira (1 de março), às 10 horas. 

Coleções zoológicas e sua importância - 1, 2 e 3 de março, às 10 horas. Local: Tenda próxima ao Museu da Vacina. 

Desvendando os caminhos para o Butantan - Já imaginou como era chegar no Instituto Butantan antes do transporte coletivo, do metrô e da construção das avenidas? Esta atividade irá discutir o trajeto para o Butantan ao longo do tempo de forma divertida a partir das coleções e dos jogos do Espaço Terra Firme. Quarta-feira (1 de março), às 14h30; sábado (4 de março), às 11 horas. Local: Espaço Terra Firme.

Lançamento do Repositório Digital / Acervo Histórico do Centro de Memória - O Centro de Memória disponibilizará seus acervos digitalizados para consulta online. Quinta (2 de março), às 10 horas. Local: Edifício Vital Brazil.

Exposição Temporária “O homem que tinha o vírus da pressa – A história sobre Isaías Raw” - A Exposição trará fotos e textos de pessoas que trabalharam com Isaías Raw, pesquisador e ex-diretor do Instituto Butantan. Médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) em 1950, mestre e doutor em bioquímica e livre-docente pela mesma universidade desde 1957, Isaías foi um dos maiores cientistas do século no Brasil, figura essencial para o crescimento e avanço da pesquisa nacional e da configuração e importância do Butantan como é conhecido hoje. A Exposição é uma homenagem ao que ele representou na vida das pessoas do Butantan. Sexta-feira (3 de março), a partir das 11 horas. Local: Museu de Microbiologia.

Chá Revelação dos novos integrantes do Macacário - A atividade vai contar a História dos macacos Rhesus e suas contribuições para a ciência, além de promover o chá revelação de dois recém-nascidos, e novos integrantes do Macacário. O público poderá participar da enquete nas redes sociais do Butantan para a escolha de seus nomes. Sábado (4 de março), às 14h30. Local: Macacário.

História - É criado, por meio de Decreto assinado pelo presidente de São Paulo,  Francisco Rodrigues Alves, em 23 de fevereiro de 1901, o Instituto Serumtherapico, posteriormente denominado Instituto Butantan

O presidente do Estado de São Paulo, Francisco Rodrigues Alves, assina em 23 de fevereiro de 1901 o Decreto, publicado no Diário Oficial do Rstado em 27 de fevereiro, de criação do Instituto Serumtherapico, com sede no terreno da Fazenda Butantan. Posteriormente o Instituto passou a ser chamado Instituto Butantan.
A fundação do Instituto Serumteraphico foi justificada pela necessidade da criação de uma instituição pública capaz de produzir soro antipestoso, em função da epidemia de Peste Bubônica que assolava o Porto de Santos, desde o final do Século XIX.

DECRETO 878A, DE 23 DE FEVEREIRO DE 1901 DA ORGANIZAÇÃO AO INSTITUTO SERUMTHERAPICO.

O presidente do Estado de São Paulo, de accôrdo com o disposto no n. 9 do § 20 do artigo 2º da lei n. 758 de 17 de Novembro de 1900, rubrica Instituto Serumtherapico,Decreta:

Artigo 1º O pessoal do Instituto Serumtherapico em Butantan, que ficará a cargo da
Directoria do Serviço Sanitario, constará de um director, de um ajudante, de um
administrador, de um escripturario, de dois auxiliares para manipulação do serum, de um cocheiro, de cinco camaradas para plantação de forragem e outros empregados, cujos vencimentos e gratificação serão os da tabella junta.

Artigo 2° O director, o ajudante, o administrador, o escripturario, serão nomeados pelo Governo, mediante proposta da Directoria do Serviço Sanitario.

Artigo 3º Os dois auxiliares para a manipulação do serum e outros empregados serão
contractados pela Directoria do Serviço Sanitario e por ella dispensados, quando assim o entender necessario.

Artigo 4º As despesas auctorizadas pelo presente Decreto serão feitas pela dotação
constante do n. 9 do § 20 do artigo 2º da lei 758 de 17 de novembro de 1900, rubrica «Instituto Serumtherapico».


Palacio do Governo do Estado de São Paulo, 23 de fevereiro de 1901.
FRANCISCO DE PAULA RODRIGUES ALVES.
BENTO BUENO.

Com informações e fotos da Assessoria do Instituto Butantan.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".