Pular para o conteúdo principal

Cine Atapu inaugurado há 73 anos

 Confira o Arquivo Nirez para 11 de março na História do Ceará:
  • 1723 - Criada a Vila da Fortaleza de Nossa Senhora d’Assunção do Ceará Grande.
  • 1735 - Toma posse o capitão-mor Domingos Simões Jordão.
  • 1835 - Instala-se a primeira Assembleia Provincial Legislativa do Ceará.
  • 1858 - Morre em Pernambuco Joaquim Vilela de Castro Tavares, que governou a Província do Ceará de 28/04/1853 a 20/02/1854.
  • 1889 - Morre, em Fortaleza, em pleno carnaval, aos 83 anos incompletos, o Padre Antonino Pereira de Alencar, pernambucano de Exu nascido em 15/03/1860, que exerceu a presidência do Poder Legislativo em 1867-1868. Existe no Joaquim Távora uma rua com seu nome.
  • 1890 - Assume a direção da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, em caráter efetivo, o engenheiro Domingos Gonçalves de Azevedo.
  • 1891 - Morre, em Salvador, Bahia, aos 74 anos incompletos, o primeiro Bispo do Ceará, Dom Luís Antônio dos Santos, Marquês do Monte Pascoal, Arcebispo resignatário da Bahia. Hoje é nome de avenida em Fortaleza. Nascera em Angra dos Reis, província do Rio de Janeiro a 13/3/1817.
  • 1921 - Falecimento, em Fortaleza, do advogado, ex-deputado federal e abolicionista Frederico Augusto Borges, aos 67 anos de idade. Nascera a 7/4/1853 em Fortaleza.
  • 1929 - Toma posse, no cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o capitão de corveta Mário Hecksher, substituindo João Cândido Martins Filho, do mesmo posto.
  • 1930 - Assassinado, aos primeiros minutos da madrugada, no Benfica, em Fortaleza, aos 43 anos de idade, o poeta Carlos Gondim, autor de Poemas do Cárcere. Nascera em Coité, hoje Aratuba, no dia 6/12/1886.
  • 1931 - A Força Pública do Estado (atual Polícia Militar do Ceará) tem novo comandante, o coronel do Exército, Landri Sales Gonçalves, substituindo o coronel do Exército Brasileiro, Nelson Pinheiro.
  • 1934 - Realiza-se o I Campeonato Cearense de Marcha, prova de pedestrianismo com caminhada de Maranguape a Fortaleza, que é vencida pelo sargento Luís Amaro, ficando o segundo lugar com Vandemberg Colares.
  • 1939 - Morre, à uma hora da madrugada, aos 57 anos de idade, em Fortaleza, o conhecido teatrólogo Carlos Torres Câmara, escritor e jornalista, era diretor da Escola Aprendizes de Artífices, ex-deputado estadual, membro da Academia Cearense de Letras - ACL. É hoje nome de Rua em Fortaleza no Jardim América. Era cearense de Fortaleza nascido em 3/5/1881.
  • 1940 - O 23º Batalhão de Caçadores - 23BC tem novo comandante, o coronel Joaquim Vidal Pessoa.
  • 1947 - Às 19h30min instalam-se em Fortaleza, na sede da Associação dos Merceeiros, as Delegacias do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-Senac e do Serviço Social do Comércio-Sesc, tendo como delegado, Clóvis Arrais Maia.
  • 1950 - Inaugura-se em Fortaleza o Cine Atapu, da Empresa Cinematográfica do Ceará-Cinemar, de Amadeu Gomes Barros Leal, na esquina da Avenida Visconde do Rio Branco, 3725, com a Avenida 13 de Maio (hoje Avenida Pontes Vieira), trazendo o Filme Francês Monsieur Vicent, o mesmo, que inaugurou o Cine Jangada.
  • 1953 - Realiza-se à tarde, a eleição para renovação da diretoria da Associação dos Merceeiros do Ceará. O Grupo liderado por Abílio Vieira de Melo e Clovis Arrais Maia obtém maioria. Dos 322 votantes, 320 foram favoráveis à Chapa 'Associação dos Merceeiros, que tem como presidente dos Conselhos Superior e Deliberativo Clovis Arrais Maia e Abílio Vieira de Melo. O senhor Abílio Vieira de Melo, reeleito presidente, está há seis anos à frente da Associação dos Merceeiros. Conforme rezam os Estatutos da Casa, terá de passar na presidência mais quatro anos. A posse fica marcada para o dia quatro de abril, dia em que a associação completa 39 anos.
  • 1953 - Falecimento, em sua residência, do médico Francisco de Paula Rodrigues, vulto de grande prestígio no Estado, chefe de tradicional família, médico de renome não só de seu Estado natal, como no Brasil, ex-deputado estadual. Nascido na cidade de Sobral, em 19/10/1863, foi, logo após o Curso de Humanidades, para o Rio de Janeiro, onde se matriculou na Faculdade de Medicina, formando-se em 1888. Nos primeiros anos clinicou na Capital Federal, transferiu-se para Fortaleza, médico humanitário, não mediu esforços em ser útil à coletividade, logo angariando as simpatias gerais. Era filho do conselheiro Antônio Joaquim Rodrigues Júnior. É hoje nome de Rua no Bairro de Fátima.
  • 1956 - O Campeonato Cearense de Futebol de 1955 termina com partida decisiva entre as equipes do Calouros do Ar e Ferroviário Atlético Clube, no Estádio Presidente Vargas, saindo vitoriosa a equipe do time da Base Aérea, pela contagem de 2x0.
  • 1961 - Morre, em Fortaleza, vítima de Câncer no Esôfago, aos 66 anos incompletos, o engenheiro Alberto Façanha de Sá, que usou os pseudônimos de A. Sá e Doutor Eusébio. Era cearense de Eusébio, onde nascera a 22/4/1895. Hoje é nome de Avenida no Papicu.
  • 1968 - Assume, a Cadeira 34, da Academia Cearense de Letras-ACL, que tem por Patrono Samuel Felipe de Sousa Uchoa, na vaga deixada por Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira), o escritor José Alves de Figueiredo Filho (J. Figueiredo Filho), sendo saudado por Antônio Martins Filho.
  • 1973 - Dentro dos festejos do sesquicentenário de Fortaleza realiza-se a Prova de Ciclismo, que teve a participação de cerca de 80 atletas, dos quais apenas 30 conseguiram cobrir o percurso, da Praia de Iracema até o Centro Comunitário Governador César Cals, no Henrique Jorge, em cujo trecho foi inaugurado o asfalto da Avenida Perimetral. José Maria de Sousa, vencedor da prova, ganhou o prêmio da Prefeitura de Fortaleza.
  • 1973 - O atleta mirim do Náutico Atlético, Sérgio Capibaribe Araújo, 14 anos, foi o vencedor da Prova Heroica de Natação, de 4.200 metros, que abriu os festejos do Sesquicentenário de Fortaleza, com largada na Praia do Iate Clube e chegada na Praia de Iracema. Aline Amora, também do Náutico, foi a vencedora entre as moças.
  • 1977 - Instala-se, em Fortaleza, a III Feira de Artesanato Nordestino (III Exanor), no Centro de Convenções.
  • 1977- Inaugurado, pelo prefeito Evandro Ayres de Moura, o Centro de Abastecimento do Mondubim.
  • 1981 - Inauguração das estradas BR-116 (Fortaleza-Messejana) e BR-020 (Fortaleza-Picos), com a presença do Ministro dos Transportes Eliseu Rezende e do governador Virgílio de Moraes Fernandes Távora.
  • 1995 - Morre, vítima de complicações durante cirurgia cardíaca, o conhecido radialista Guajará Cialdini. Nascera em Sobral no dia 26/03/1941, iniciando a carreira em sua cidade natal e aqui chegando passou a apresentar o programa “Varandão na Fazenda”, depois transformado em “Guajará no Varandão”, que explorava a tradição dos velhos ditados e ditos populares.
  • 1999 - Morre, em Fortaleza, aos 98 anos de idade, o ator teatral radiator e humorista Clóvis Pereira Mathias (Clóvis Matias). Nascera a 12/8/1913 na Rua da Trindade (atual Rua Solon Pinheiro), em Fortaleza.
  • 2000 - O padre José Nilson de Oliveira Lima, da comunidade do Mucuripe, recebe o título de Cidadão de Fortaleza, em solenidade realizada na Igreja de Nossa Senhora da Saúde. É nascido em Aratuba-Ceará.
  • 2003 - Toma posse, às 17 horas, a nova diretoria do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), constituída por: Presidente - Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Eduardo Campos); vice-presidente - Geraldo da Silva Nobre; secretário geral - Valdelice Carneiro Girão; 1º secretário - Paulo Aírton Araújo; 2º secretário - Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos; 1º tesoureiro - Francisco Fernando Saraiva Câmara; 2º tesoureiro - Francisco Ésio de Sousa; diretor de biblioteca e arquivo - Pedro Alberto de Oliveira e Silva; e diretor de comunicação e relações públicas - Miguel Ângelo de Azevedo (Nirez), na sede do Instituto, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".