Pular para o conteúdo principal

Pague Menos conclui Processo de Integração dos CDs da Extrafarma




A Pague Menos, Rede de Farmácias presente nos 26 Estados Brasileiros e Distrito Federal, está na reta final do Processo de Integração dos Centros de Distribuição (CDs) da Extrafarma, adquirida em agosto de 2022. 

O Processo faz parte do Plano de Captura de Sinergias entre as duas Bandeiras e exigiu muita dedicação dos 780 funcionários alocados nos CDs da Extrafarma ao longo de três meses. Nesse mesmo período cerca de 400 lojas Extrafarma foram integradas aos Sistemas Pague Menos.

- Era necessário definir uma Estratégia de Takeover, já que a Extrafarma trabalhava com mais de um sistema WMS em seus CDs. Era fundamental diminuir a complexidade sistêmica de integração, identificar as melhores práticas de cada bandeira e conduzir um plano de Supply Chain para captura das sinergias possíveis”, explica o diretor de Supply Chain e Logística da Pague Menos, 
Renan Vieira.

- Após o takeover foi preciso implementar os algoritmos e a inteligência de abastecimento Pague Menos customizados para as lojas Extrafarma. Isso só foi possível porque a companhia decidiu investir na mudança e melhoria de seu algoritmo lá em 2016”, reforça o executivo.

- Em vez de abastecer as lojas de acordo com a curva de venda, optamos por usar a segmentação de demanda, que analisa as características de cada produto”, explica Vieira. 

Dessa forma, os ritmos de estoque das lojas passaram a ser personalizados, com reposição contínua. Depois da mudança, foram necessários três anos para estabilizar a cadeia de abastecimento e deixar tudo customizado. Além disso também foi implementada uma inteligência específica para os medicamentos de prescrição , a fim de capturar o comportamento de compra de cada cupom e tratamento mínimo de cada tipo de Medicamento.

Outro destaque é que a Pague Menos é uma das únicas do setor farmacêutico que adota a estratégia de prateleira infinita, que combina o estoque da loja física ao da loja virtual, diminuindo a taxa de perda de Vendas. Segundo Vieira, “isso só é possível com a sinergia entre todos os sistemas e estoques das lojas, garantindo uma maior disponibilidade de produtos em menos tempo”. Além do aumento no nível de Serviço ao Cliente, há um impacto positivo no ‘look and feel’ das lojas.

Inicialmente, a Pague Menos contava com cinco CDs, localizados em:
  • Fortaleza (CE).
  • Jaboatão dos Guararapes (PE).
  • Simões Filho (BA).
  • Hidrolândia (GO).
  • Contagem (MG). 
Com a aquisição da Extrafarma, somaram-se a essa lista outros quatro, em Aquiraz (CE), São Luís (MA), Benevides (PA) e Guarulhos (SP).

- Todo o Processo de Integração seguiu o Plano de Investimentos e Sinergias da Companhia e reduzirá a distância média entre o CD e a loja”, destaca Vieira.

-- Assim, melhoramos nosso nível de serviço ao cliente, diminuímos as emissões de carbono na atmosfera e estamos prontos para os próximos cinco anos”, comemora o executivo. Com todo esse processo colocado em prática nos últimos quatro meses, os CDs Extrafarma já abastecem lojas Pague Menos e Vice-versa”, lembra Vieira.

Omnicanalidade
- A Estrutura Omnichannel da Pague Menos permite a compra de itens pelo App, Site Clique&Retire; Prateleira Infinita; L
ockers e Televendas, que possibilitam ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir.

A participação dos Canais Digitais nas Vendas da Pague Menos cresce constantemente. De setembro de 2021 a setembro de 2022, houve um avanço de 8,5% para 11% na participação dos negócios digitais sobre as vendas totais, conforme o Balanço do 3º Trimestre de 2022.

A Rede de Farmácias desenvolve ações que permitem o mapeamento da jornada do cliente e que viabilizam aumentar sua fidelização e engajamento. A Companhia faz um grande trabalho que já gerou aumento de retenção, ticket médio e frequência desde 2020. A Companhia também atua com social commerce, Minha Pague Menos, uma nova modalidade de vendas da Rede de Farmácias que traz o cliente para o centro da estratégia e o torna um parceiro no e-commerce da marca. A Minha Pague Menos já conta com milhares de lojas virtuais, sendo a maior Rede de Farmácias Digital do País. Com a iniciativa, qualquer consumidor interessado em revender os produtos da Rede pode abrir uma loja online, escolher aqueles itens que deseja oferecer e ganhar uma comissão para aumentar a própria Renda.

A Empresa possui um local próprio para abrigar seu braço de TI e transformação, o pmenosLab. Com mais de 1.200 metros quadrados, em Fortaleza (CE), é um lugar de transformação, inovação e de conexão da Pague Menos com as startups para proporcionar experiências cada vez melhores aos seus clientes. Atualmente, no pmenosLab está em desenvolvimento um App que deve ser o principal ponto de contato com o cliente.

Atualmente, a Pague Menos é a varejista de farmácias com maior número de seguidores e engajamento em diversas Redes Sociais, líder no número de seguidores no Instagram com 579K, 434K no Facebook e quase 40k no TikTok. Com 197K inscritos no YouTube, e mais de 390 mil horas de exibição de conteúdo, os vídeos tiveram mais de 7M de visualizações em 2022, o que a tornou a Redes de Farmácias com mais seguidores no mundo todo.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma - A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 Estados e Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.652 lojas, distribuídas em 389 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as Regiões do Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".