Pular para o conteúdo principal

Associação Caatinga destaca importância dos agentes naturais de polinização

Entre os dias 5 e 9 de junho, comemora-se a Semana do Meio Ambiente. O objetivo é expandir os debates promovidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, com o intuito de alertar a população sobre a importância da preservação ambiental. E nesse cuidado com o meio ambiente, as abelhas e os meliponicultores exercem um papel fundamental.

Abelha Jandaíra (Foto: Hiara Meneses)

Esses animais são os principais agentes de polinização, ganhando das moscas, borboletas, pássaros e, inclusive, do vento. Quando se alimentam de recursos florais, as abelhas espalham o pólen por grandes áreas, garantindo a produção de frutos e sementes, além da reprodução de diversas plantas fundamentais para a preservação do meio ambiente.

A meliponicultura é a atividade de criação de Meliponíneos, as famosas abelhas sem ferrão, visando a produção de mel, própolis, pólen e resinas. “Na verdade essas abelhas possuem ferrão, entretanto este é vestigial, atrofiado. Assim elas não utilizam dele para defesa e cada espécie dos Meliponini investe em outras estratégias para substituí-lo", esclarece Hiara Meneses, zootecnista e presidente da Associação Cearense de Meliponicultores. Segundo a Embrapa, esse tipo de abelha é responsável pela polinização de 30% das espécies da Caatinga, Pantanal e até 90% das espécies da Mata Atlântica.

A criação racional dessas abelhas para a produção de mel é uma tecnologia sustentável que a Associação Caatinga vem disseminando há mais de 10 anos. “Além de promover serviços ecossistêmicos, demonstra ao sertanejo o valor da floresta em pé e a necessidade de proteção de uma espécie ameaçada”, enfatiza Carlito Lima, agente de mobilização da Associação Caatinga. “Ainda contribui com o incremento na renda para as famílias rurais e resgata a cultural utilização do mel como alimento nutritivo”, complementa.

A Associação Caatinga vem implantando meliponários de abelha Jandaíra (Melipona subnitida) e capacitando os interessados por meio do projeto No Clima da Caatinga, iniciativa que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Jandaíra é uma espécie endêmica da Caatinga que produz um mel com propriedades medicinais. Devido ao processo de desmatamento e corte seletivo de espécies madeireiras, a abelha encontra-se ameaçada de extinção, tendo desaparecido completamente de algumas regiões devido à ausência de árvores de grande porte com cavidades para as abelhas implantarem naturalmente suas colônias.

Carlito Lima, o meliponicultor alérgico a abelhas que desfilou com a tocha olímpica


O Projeto No Clima da Caatinga já distribuiu 278 colônias de abelhas Jandaíra e capacitou 357 pessoas. Entre os beneficiados está Carlito Lima, agente de mobilização, especialista em meliponicultura e colaborador da Associação Caatinga desde 2012. Ele sonhava em trabalhar com abelhas, porém descobriu uma alergia à toxina do ferrão em um curso de apicultura. Anos depois, por meio do projeto, conheceu a criação de abelhas sem ferrão e finalmente conseguiu realizar seu sonho.

Morador de Crateús, Carlito conta que começou a gostar de mel muito pequeno. “Meu pai tirava mel na mata. Só que a gente não sabia como era produzido, de onde vinha, mas eu sempre tinha interesse”, conta. Em 2005, ele fez um curso em apicultura e foi ferroado por diversas abelhas. Sentindo-se mal, Carlito procurou um médico que diagnosticou a alergia e recomendou que ele se afastasse desse tipo de trabalho.

Carlito Lima (Foto: Hiara Meneses/Divulgação)

Em 2011, ele conheceu o trabalho da Associação Caatinga por meio de um curso de condutor de guias, e se tornou colaborador da instituição na Serra das Almas. Em 2012, ele soube do curso da entidade sobre abelhas sem ferrão, era a oportunidade que sonhava para voltar a trabalhar com abelhas. “Era uma abelha que eu poderia criar porque não iria me ferroar, não iria causar alergia, né? Aí foi muito bom, foi magnífico. Eu fui contratado pela Associação Caatinga e tive a oportunidade de conhecer a construção do meliponário.”

Em 2016, o Brasil sediou as olimpíadas e pessoas com histórias inspiradoras foram selecionadas para conduzir a tocha olímpica. Carlito foi uma delas. “A tocha foi algo marcante demais na minha vida. Fui escolhido por não ter desistido, ter persistido em realizar meu sonho que era trabalhar com as abelhas e por conseguir influenciar outras pessoas aqui na minha região”, conta.

“A nossa vida é feita de sonhos e nós somos feitos para sonhar. E eu comentava com meus amigos e isso parecia ser um sonho pequeno, enquanto os outros queriam alçar voos maiores. Eu compreendi que a meliponicultura não era um sonho pequeno, foi um sonho muito grande e o que eu podia falar para mim mesmo era: continue, acredite, e aguarde que a sua vez vai chegar... E, graças a Deus, chegou”, declara Carlito Lima.

Sobre a Associação Caatinga


A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg