Pular para o conteúdo principal



CEIs possibilitam que mães voltem a estudar

Mais que um espaço de lazer e desenvolvimento para as crianças cearenses, o Centro de Educação Infantil Maria do Carmo Oliveira, em Horizonte, é um lugar de possibilidades, não só para os pequenos Rian, de 4 anos, e João Arthur, de 4 anos, que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas também para suas mães. 


Com o auxílio do equipamento, hoje, elas conseguem estudar e tirar um tempo para criar uma rotina de autocuidado. O CEI Maria do Carmo foi construído e entregue pela Secretaria da Proteção Social (SPS), em outubro de 2021. Ele é um dos 120 Centros de Educação Infantil já entregues pelo Governo do Estado como um dos equipamentos do Mais Infância Ceará.



Karla Suellen, de 29 anos, é mãe do Rian Miguel e conta que aprender a lidar com o autismo do filho é um aprendizado constante e que trouxe novos significados para sua existência. 

- O Miguel me deu ainda mais motivação para querer aprender novas coisas, estudar e ter uma profissão. Não é fácil, eu precisei largar um emprego em que trabalhava há mais de nove anos para me dedicar integralmente aos cuidados de que meu filho precisava”, conta ela. Mas esta realidade só mudou, porque hoje Suellen conta com o suporte do CEI Maria do Carmo.



- Tenho total confiança neste Centro de Educação Infantil porque tem trazido mudanças significativas no comportamento do Rian. E tem me possibilitado estudar, porque agora tenho um tempo só pra mim”, desabafa Suellen, que atualmente faz o curso de Técnica de Enfermagem, e se divide na rotina entre os estudos e os cuidados com o filho. “Ser mãe de uma criança atípica envolve muita renúncia e poder, no meio desse caminho, encontrar espaços que nos possibilitem ter atalhos e trilhar um trajeto que nos contemple enquanto mulheres, profissionais, estudantes, é crucial para que possamos seguir adiante dando o nosso melhor para os nossos filhos, seja qual for o desafio que eles nos tragam”, complementa Suellen.

Quem cuida também precisa ser cuidado: Assim como Suellen, Ozélia da Silva, de 30 anos, também utiliza os serviços do CEI. Seu filho, João Arthur, de 4 anos, é autista e frequenta o espaço há quatro meses. 

- Tenho transtorno de ansiedade generalizada e faço tratamento para conseguir lidar com a ansiedade, sobretudo, porque além dos cuidados com meu filho, também cuido da minha mãe, que tem início de Alzheimer, e do meu tio, que mora com a gente e tem diversos problemas de saúde. Minha rotina é puxada e sei que, se eu não estiver bem, não vou conseguir cuidar deles como necessitam”, desabafa Ozélia da Silva, que hoje, com o auxílio dos profissionais do CEI, conseguiu criar uma rotina de autocuidado pra ela também e já pensa, futuramente, em cursar uma faculdade de Pedagogia ou Psicologia.



- Eu encontrei empatia no CEI, desde quando chegamos à portaria e somos muito bem recebidos, até o momento em que o João Arthur entra em sala de aula e recebe os cuidados tanto da cuidadora, quanto das professoras e da diretora. Aqui, meu filho é visto de verdade. Ele ganhou asas nesse lugar e vem desenvolvendo sua coordenação motora. Hoje, ele consegue segurar direitinho um lápis, sem dificuldade nenhuma, socializa com os coleguinhas sem medo”, explica Ozélia da Silva.

Ela reforça o quanto foi importante ter esse tempo para cuidar da sua Saúde Mental. 

- Nós, mães, não somos super heroínas, também ficamos exaustas e perdemos a paciência. Está tudo bem, isso faz parte da vida, só que todo esse processo fica mais leve quando podemos contar com uma rede de apoio, e eu encontrei isto no CEI e nas terapias que o João frequenta, que têm me possibilitado não abrir mão do autocuidado”, reflete Ozélia da Silva.



A secretária de Proteção Social, Onélia Santana, lembra que para cuidar de uma criança é preciso de apoio e, sobretudo, reforça que quem cuida também precisa ser cuidada.

- Precisamos olhar para as mães também como mulheres, indivíduos que precisam de autocuidado, de atenção com a saúde mental, e que podem e devem se capacitar, fazer uma faculdade e se desenvolver profissionalmente”, observa Onélia Santana.

Com o alto número de mães-solos, a secretária aponta equipamentos, como o CEI Maria do Carmo, fundamentais para a formação de uma rede de apoio. 

- Os CEIs acolhem de verdade nossas crianças e contam com profissionais capacitados para lidar com todos os desafios que envolvem educar uma criança”, pontua Onélia Santana.

Onélia Santana destaca, que já foram inaugurados, no estado do Ceará, 120 CEIs, que fazem parte dos 545 equipamentos sociais do Programa Mais Infância Ceará, dentre brinquedopraças, brinquedocreches, Praças Mais Infância, Complexos Mais Infância, Fábricas do Mais Nutrição, dentre outros equipamentos.



Desenvolvimento integral: A diretora do CEI Maria do Carmo, Rosângela Coelho, ressalta que, dentre as 220 crianças atendidas no espaço, 60% são oriundas de programas sociais, como Bolsa Família e outros.

- Nós desenvolvemos um trabalho focado no cuidar, trabalhamos em sala de aula a cognição, a coordenação motora e o desenvolvimento integral das crianças que frequentam o CEI, atuamos com uma rede integrada de profissionais para que eles se desenvolvam plenamente e também para que as mamães tenham um tempo para si”, pontua a diretora Rosângela Coelho.
Com informações da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará e fotos de Thiago Gaspar.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida