Pular para o conteúdo principal



Começa amanhã Prefeitos 2023

Começa nesta terça-feira (6  de junho de 2023), às oito da manhã, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, o XI Seminário Prefeitos. 

Presentes confirmadas no Prefeitos 2023:
  • Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT).
  • Prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira.
  • Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), vereador Gardel Rolim-PDT (foto Erika Fonseca).
  • Presidente da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece),  prefeito Júnior Castro;
  • Presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), Toim Braga;
  • Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Valdomiro Távora;
  • Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Carlos Pontes.
  • Procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro;
  • Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
  • Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil, Esther Dweck.
A presença dessas autoridades demonstra o reconhecimento da importância do evento para o desenvolvimento da gestão pública e o comprometimento em discutir soluções inovadoras e tornando-se para os desafios enfrentados pelos gestores municipais.

O tema do Encontro é 'Inovação e Sustentabilidade: Novos Caminhos para a Gestão' e aborda três temas:

  • Tecnologia.
  • Sustentabilidade.
  • Eficiência na Gestão Pública.
Com entrada gratuita, a programação começa a partir das 8 horas desta terça (6) e quarta (7) com:
  • Expositores federais, estaduais e municipais.
  • Visitantes.
  • Fornecedores.
  • Imprensa.
Confira a programação completa no gestorespublicosce.com.br

Terça-feira (6)
  • 8 às 10 horas: Credenciamento-Momento de Networking e visitação aos stands
  • 10 às 12 horas: Painel Institucional de Abertura-Mediador: Inácio Aguiar Editor de Política do Sistema Verdes Mares- Convidados: Ruy do Ceará Filho – Diretor Superintendente do Sistema Verdes Mares. Enid Câmara – Diretora Geral da Prática Eventos. Júnior Castro – Presidente da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE). Valdomiro Távora – Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Edilberto Carlos Pontes – Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB). Elmano de Freitas – Governador do Ceará. José Sarto – Prefeito Municipal de Fortaleza. Evandro Leitão – Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Manuel Pinheiro – Procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará. Esther Dweck – Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil. Gardel Rolim-pPresidente da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Toim Braga – Presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC). //Ricardo Cavalcante – Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Paulo Henrique Saraiva Câmara – Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Marcelo Bomfim-vice-presidente de Governo da Caixa Econômica. Joaquim Cartaxo Filho-sSuperintendente do Sebrae Ceará. José Cid Sousa Alves do Nascimento-1º vice presidente do Sistema Fecomércio/CE. Palestra Magna-Inovação e Sustentabilidade: Novos Caminhos para a Gestão com Elmano de Freitas-Governador do Ceará.
  • 12 às 14 horas-Almoço com prefeitos
  • 15 horas às 16h20-Painel 1: Gestão Pública Eficiente e o Desenvolvimento Sustentável//Mediadora: Dana Nunes–superintendente do Instituto Euvaldo Lodi//Palestra: A sustentabilidade como estratégia das Políticas Públicas de Estados e Municípios//Palestrante: Alciléia Farias-coordenadora do Núcleo ESG do Sistema Fiec. Palestra: Plataforma de inteligência para os municípios-Palestrante: Guilherme Muchale–gerente do Observatório da Indústria do Sistema Fiec//Palestra: Programa de Liderança para a gestão pública e o Programa de Estágio com Lourena Cordeiro-coordenadora de Educação e Carreira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) e Marcelo Sobreira–analista de Desenvolvimento Empresarial, Educação Executiva do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE). Palestra: A Transição Energética e o Hidrogênio Verde-Palestrante: Jurandir Picanço-consultor de Energia do Sistema Fiec.
  • 16h20 às 16h50-Palestra: Universalização do esgotamento sanitário, tecnologia e responsabilidade social: mais qualidade de vida para os cearenses-Palestrante: André Facó-diretor presidente da Ambiental Ceará. 
  • 16h50 às 18h20-Painel 2 – Inovação na Gestão Pública//Mediador: conselheiro Edilberto Pontes-vice presidente do TCE-CE e presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB)//Palestra: Inovação e Sustentabilidade na Gestão Pública: desafios comuns e perspectivas.//Palestrante: Kathyana Buonafina-secretária Adjunta de Gestão e Inovação do  Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do Brasil///Palestra: Credenciamento de produtor rural com Marlea Nobre–diretora administrativa do Sesc/Senac Ceará///Palestra: Ecossistema da Inovação com Herbart Melo–articulador do Sebrae Ceará.///Palestra: Inovação e Governança para a Tomada de Decisões Estratégicas dos Agentes Públicos com André Macêdo-doutor em Engenharia Elétrica///Case: Investimento em desenvolvimento agrário e meio ambiente-Palestrante: José Edsonriva Souza Cunha–prefeito de Jucás.
  • 18h20 às 20 horas-Momento de Networking e visitação aos stands
Quarta-feira (7)
  • 8 às 9 horas: Credenciamento | Momento de Networking e visitação aos stands
  • 9 horas às 10h30: Painel 3: Financiamento da Saúde//Mediador: Rilson Andrade – Presidente do COSEMS-CE//Palestra: A Saúde no Ceará: Gestão e Financiamento com Tânia Mara – Secretária de Saúde do Ceará///Palestra: Financiamento da Saúde com Darcio Guedes Júnior-diretor do Fundo Nacional da Saúde
  • 10h30 às 12 horas-Painel 4 – Recursos Financeiros-Mediador: Joacy Júnior-vice presidente da Aprece e prefeito de Jaguaribara-Palestra: Financiamento externo para municípios com José Rafael Neto–executivo sênior do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF)//Palestra: FINISA: Infraestrutura e Saneamento com Alexandre Guilherme Barbosa–superintendente executivo da Caixa Econômica Federal e Elaine Maria Nogueira-superintendente de Redes do Ceará da Caixa Econômica Federal.//Palestra: Produtos e serviços bancários destinados ao setor público/municípios com Márcio Carneiro de Mesquita-superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Ceará.///Case: Plano de Equilíbrio Fiscal do Município de Fortaleza com Flavia Teixeira–secretária de Finanças de Fortaleza. 
  • 12 às 14 horas-Almoço: Mulheres no Poder e o fortalecimento da Democracia.
  • 14 horas às 14h40-Palestra: Minha Casa Minha Vida com palestrante Hildo Rocha-secretário executivo do Ministério das Cidades (MCID)
  • 14h40 às 15 horas: Palestra: Emendas impositivas com Tiago Abreu-consultor Jurídico da União dos Vereadores do Ceará.
  • 15 horas às 15h30: Palestra: Gestão bem avaliada: bom para população e bom para os gestores com Pedro Barbosa-cientista político e diretor técnico do Instituto Opnus de Pesquisa
  • 15h30 às 17 horas: Painel 5 – Gestão Pública.///Mediador: Luís Eduardo Menezes-Diretor Geral do Instituto Plácido Castelo (IPC)///Palestra: A importância do Fundo de Participação do Município (FPM) para a  melhoria da gestão com Mauro Filho-Deputado Federal.///Palestra: Gestão Pública e os desafios para o Legislativo Municipal com vereador Gardel Rolim-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza///Palestra: Cidade empreendedora com Wilma de Almeida-articuladora da Unidade de Articulação Institucional e Políticas Públicas do Sebrae Ceará///Palestra: Cidade empreendedora: como melhorar o ambiente de negócios do seu município com Constantino Orsolin-prefeito de Canela-RS.///Case: Tauá Solidário com Patrícia Aguiar-prefeita de Tauá-CE.
  • 17 horas às 18h30: Painel 6 – Primeira Infância-Mediadora: Dagmar Soares-coordenadora do Programa Mais Infância Ceará///Palestra: A importância da formação de vínculos na Primeira Infância com Márcia Maria Tavares Machado-professora associada do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC)///Palestra: Políticas públicas da Proteção Social com Onélia Santana-secretária da Proteção Social do Ceará.//Palestra: A importância da primeira infância e os municípios com Halim Antonio Girade-coordenador do Comitê Técnico da Primeira Infância do Instituto Rui Barbosa (IRB)///Case: Experiência Exitosa no Acolhimento e Proteção de Vítimas de Violência. A experiência de Icapuí com Gerciana Ferreira-coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social–Creas e presidenta do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Icapuí (COMDCA).
  • 18h30 às 20 horas: Momento de Networking e visitação aos stands.
AGENDA TÉCNICA PARALELA – APRECE-Quarta (7)–Mezanino 1 do Centro de Eventos do Ceará
  • 9 horas às 10h30-Encontro: O papel da gestão na reconstrução da Política Cultural brasileira e Lei Paulo Gustavo Público: prefeitos e secretários municipais//Mediadora: Ana Vládia Cosmo Santos-Analista em Cultura da Associação dos Municípios do Ceará (APRECE)//Palestrantes: Xauí Peixoto – Coordenador Geral na Secretaria dos Comitês de Cultura do MINC//Deputada Maria Emilia Pessoa de Lima Carneiro–Presidente da Comissão de Cultura e Esporte da Alece/Luisa Cela–secretária da Cultura do Ceará–Secult///Barbara Rodrigues Pereira Teófilo-presidente do Dicultura Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.