Pular para o conteúdo principal



Governador apresenta Plano Plurianual Participativo

O governador Elmano de Freitas apresentou, na tarde desta terça-feira (6), o Plano Plurianual (PPA) Participativo 2024-2027 aos secretários de Estado. A ação é realizada no primeiro ano de cada gestão para definir as diretrizes, objetivos e metas da gestão pública pelos próximos quatro anos. Além do governador e dos secretários de Estado, também esteve presente a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a vice-governadora Jade Romero e a senadora da república, Augusta Brito.

O chefe do Executivo cearense destacou a importância desse momento de escuta para o Governo, depois de diversos debates políticos e êxitos eleitorais.

“Nós queremos construir um projeto político, e nosso povo não pode ser cidadão apenas em época eleitoral. Nós queremos uma cidadania muito mais ativa, para isso deveremos ter algumas características, como a humildade. Todos aqui [secretários] conhecem muito das suas áreas, são referência, mas terão que ter humildade para sentar e ouvir as demandas da população, demandas que não conhecemos com a profundidade que deveríamos”, pontuou.



Encontro com o cearense


Para a construção do plano será adotado o sistema de plenárias regionais, que serão realizadas em 14 municípios, para que as prioridades do Governo sejam traçadas de acordo com as necessidades da população. Assim, dando voz à população para promover o desenvolvimento e reduzir desigualdades regionais. “Nós decidimos que vamos definir as metas dos próximos anos com o povo do Ceará, e eu estarei pessoalmente presente nas 14 regiões para ouvir a população, junto com os secretários e secretárias, para ouvir as lideranças”, afirmou o governador.

Os municípios que receberão os encontros, no período de 21 de junho a 20 de julho deste ano, são:


21/6/23 — Baturité (Maciço de Baturité)
22/6/23 — Morada Nova (Vale do Jaguaribe)
27/6/23 — Granja (Litoral Norte)
28/6/23 — São Benedito (Serra da Ibiapaba)
29/6/23 — Sobral (Sertão de Sobral)
30/6/23 — Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu)
4/7/23 — Pedra Branca (Sertão Central)
5/7/23 — Tauá (Sertão dos Inhamuns)
6/7/23 — Tamboril (Sertão de Crateús)
11/7/23 — Icó (Centro-Sul)
12/7/23 — Crato (Cariri)
18/7/23 — Beberibe (Litoral Leste)
19/7/23 — Canindé (Sertão de Canindé)
20/7/23 — Fortaleza (Grande Fortaleza)

O público alvo para esses encontros são lideranças comunitárias, instâncias de controle social, Organizações Não-Governamentais (ONGs), sindicatos, representações de categorias profissionais, iniciativa privada, e o cidadão comum.

Eixos


O PPA 2024-2027 foi espelhado no modelo do Governo Federal. Presente no evento, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou que o primeiro ano de governo é sempre muito importante, tanto na esfera estadual quanto federal, e enxergou muitos pontos positivos nessa iniciativa cearense.

Ministra Esther Dweck

“Ouvir o governador falando das metas e dos compromissos já assumidos desde a campanha é um alento porque é muito alinhado com as metas do Governo Federal. Isso é um potencial enorme de avanço no Ceará, um estado que já tem várias marcas importantes, é reconhecido no Brasil por seus avanços e tende a continuar muito forte”, pontuou a ministra.

O PPA 2024-2027 está dividido em quatro eixos que organizam as áreas de atuação e as prioridades da atual gestão: O Ceará que cuida, educa e valoriza as pessoas; O Ceará que inova, produz e trabalha; O Ceará que preserva, convive e zela pelo território; e O Ceará que participa, planeja e alcança resultados. “O PPA é um documento abrangente e sério, é escrito de forma consciente e criteriosa. Quando ele for votado, os objetivos e metas não serão mais compromissos, serão obrigações. Seu cumprimento será conferido e cobrado”, ressaltou a secretária de Planejamento e Gestão, Sandra Machado.

O Governo do Ceará vem trabalhando, desde o início do ano, junto a representantes de órgãos e entidades de administração pública, a construção dos resultados desejados e indicadores para o PPA. De acordo com cronograma da Seplag, em setembro o documento estará consolidado e será enviado à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) para aprovação.

Transversalidade


Secretária Sandra Machado

A secretária Sandra Machado fez questão de destacar o pioneirismo do Ceará em mais uma questão, o orçamento sensível à raça e ao gênero, trabalhando a transversalidade. “O Ceará é a primeira unidade da Federação a trabalhar o orçamento sensível a raça e gênero, isso é inclusão, é dar visibilidade a quem mais precisa”, ressaltou.

No PPA, as secretarias gestoras dos temas transversais – Proteção Social; Juventude; Igualdade Racial; Direitos Humanos; Mulheres; Igualdade Racial; Povos Indígenas; e Diversidade – serão responsáveis por coordenar, articular e orientar o Governo do Ceará no atendimento a esses grupos.

A vice-governadora e também secretária das Mulheres, Jade Romero, pontuou a importância desse tipo de ação. “Para a gente, é motivo de muita satisfação ter o governador Elmano [de Freitas] como aliado dessa pauta, e prontamente atendeu ao nosso pedido de ter esse orçamento sensível. Isso quer dizer que todas as políticas do Estado terão marcadores e acompanhamento, esse recorte, para atender a questão da equidade de gênero e também racial. É muito importante para termos isso como um valor de governo”, afirmou a vice-governadora.

Vice-governadora Jade Romero

Plataforma digital


Além dos encontros presenciais, onde haverá o diálogo sobre os problemas e as potencialidades de cada região, os cidadãos cearenses também podem contribuir com a construção do PPA 2024-2027 de forma virtual.

Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.

Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.


*Com informações do Governo do Ceará


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...