Pular para o conteúdo principal

Mikaili Sol brilha



Com muita técnica, determinação e sempre buscando novos desafios, a jovem kitesurfista Mikaili Sol vem deixando sua marca no esporte. A jovem de 18 anos acaba de receber o seu sétimo título mundial e o terceiro na modalidade Big Air e também a premiação de “Melhor Atleta do Ano” – em 2022, o troféu também foi dela. As duas cerimônias aconteceram em Tarifa, na Espanha, faltando apenas mais três competições na modalidade Freestyle para ser consagrada octacampeã mundial. Suas manobras e saltos no mar vêm sendo, cada vez mais, observados pelo nível avançado e por inspirar outros atletas.

As últimas etapas do circuito GKA Kite World 2023 acontecerão em Dunkerque (França), entre 16 e 20 de agosto; Taíba (Ceará, Brasil), de 7 a 11 de novembro; e Fuwairit (Qatar), dias 5, 6, 7, 8 e 9 de dezembro. Mikaili Sol desponta até agora no primeiro lugar do ranking feminino da GKA Kite World Tour (Freestyle), com 1.960 pontos. Na modalidade Big Air Twintip, o primeiro lugar no ranking é também da cearense de dupla nacionalidade, já que sua mãe é norte-americana. Aqui, ela já soma mil pontos e são três vitórias (em todas as competições já realizadas).

A kitesurfista Mikaili Sol já passou, desde o início do ano, pelo Qatar, palco da abertura da GKA Kite World 2023, obtendo a segunda colocação, após ter conquistado em novembro do ano passado, na Taíba / CE, o hexacampeonato mundial com a modalidade Freestyle. Em março, ela esteve na Colômbia e foi campeã. Sua estreia no Big Air aconteceu em junho do ano passado com o pé direito, na Espanha, que agora volta a repetir esse feito com os pés bem altos, o que a fez ser tricampeã mundial nessa modalidade. 

O foco dessa atleta de ponta segue nas três próximas etapas: GKA Freestyle-Kite World Cup France 2023, GKA Freestyle-Kite World Cup Brazil 2023 e no Qatar. “No Brasil, minha prioridade é o Freestyle, mas existe a possibilidade de treinar também na modalidade Big Air. Como estou fora do país desde novembro, voltar para casa, para a Taíba, que é o meu quintal, é o sonho de todo atleta. Eu gosto muito da vibe brasileira”, destacou a atleta.

A possibilidade de ganhar dois títulos mundiais em 2023 pode fazer Mika repetir o feito de 2018. “Estou bem contente com meus resultados neste ano e quero continuar fazendo as mesmas coisas no ano que vem”, revelou a kitesurfista, que conhece e já praticou também as outras modalidades. “Todos os campeonatos são bem difíceis e as manobras das meninas estão ficando cada vez mais consistentes, e isso é o mais difícil. Para mim, a mais difícil foi no QATAR”, acrescentou. Em Tarifa, o salto de aproximadamente 15 metros de altura lhe rendeu o segundo título mundial na modalidade Big Air neste ano.

“Eu nem estava treinando tanto, pois não tinha boas condições de vento. Fiquei fazendo só duas horas de academia por dia. Mas eu sei o que preciso fazer e deu tudo certo”

Retrospectiva - O desempenho de Mikaili Sol no kitesurf vem de longa data. A atleta ficou em primeiro lugar em quatro anos consecutivos em campeonatos mundiais Júnior, nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Foi em 2015 que Mika conseguiu seu primeiro título de campeã no Jr. Kiteboarding World Cup Under, realizado na Espanha, repetindo o feito em 2016 nesse mesmo país e na França. Em 2017, foram mais três primeiros lugares, respectivamente na Espanha (Kiteboarding World Cup Under), França (Jr. KIteboarding World – Kiteboarding Championship Under 19). Ainda no ano de 2017, Mika ficou em primeiro lugar no WKL Trials World no Egito e em segundo lugar no geral do evento, garantindo sua entrada para o tour, mas ficando impossibilitada devido sua idade, apenas 12 anos.

Os títulos tiveram sequência em 2018, com os primeiros lugares no GKA Airgames, na Espanha, na República Dominicana e na Alemanha com 13 anos. O pódio também foi dela na Turquia, em Marrocos e no Brasil durante as competições do GKA Freestyle nesse mesmo ano. Ainda em 2018, Mika conquistou seus dois primeiros títulos mundiais num único ano (GKA Airgames World Title e GKA Freestyle World Tour). 

Já em 2019, Mika foi campeã cinco vezes (Kitesurf Strapless / Wave World Tour, no Brasil; GKA Freestyle / Big Air World Tour, em Gran Canaria; GKA Freestyle / Big Air World Tour, em Bel Ombre; GKA Freestyle / Big Air World Tour, no Marrocos; e GKA Freestyle / Big Air World Tour, no Brasil. Ficou em segundo lugar no GKA Freestyle / Big Air World Tour, na França; e terceiro lugar no GKA Freestyle / Big Air World Tour, na Espanha. 

Por conta da pandemia da Covid-19, em 2020 foram realizadas apenas quatro competições. Mikaili Sol ficou com o primeiro lugar no GKA Freestyle Distance Battle (Virtual) e GKA Freestyle World Tour Event, no Brasil. Também obteve o segundo lugar no GKA Strapless Distance Battle (Virtual) e o quarto lugar no GKA Wave World Tour, em Cabo Verde, que ela participou em 2021, ano em que a atleta ganhou o seu quarto título mundial, no GKA Freestyle / Big Air World Tour, ela também foi primeiro lugar no GKA Freestyle / Big Air World Tour, na Espanha; e no GKA Freestyle / Big Air World Tour, no Brasil.

Entre os inúmeros títulos que Mikaili Sol continua colecionando, cabe destacar o seu sexto título mundial no GKA World Cup 2022 que a atleta conquistou no seu país de origem. Foi em novembro do ano passado, na praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Por sinal, depois da etapa neste ano por aqui, a expectativa é grande para ela erguer o troféu do seu octacampeonato mundial no QATAR, em dezembro.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".