Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses



Nas tardes desta quinta (17) e desta sexta (18/8), a secretaria recebe convidados e público externo para festejar a memória e as conquistas do Programa que é referência nacional em iniciativas de cidadania fiscal. Amanhã, a programação conta com a palestra do auditor da Receita Federal Dão Real, com a homenagem a 25 personalidades, entre professores, estudante, ex-secretários da Fazenda, servidores e jornalista, além do lançamento de e-book especial. Na sexta, professores e estudantes participam do Game da Cidadania, na sede da Fazenda. 

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), por meio do seu Núcleo de Cidadania Fiscal (Nucif), ligado à Coordenadoria de Relacionamento com a Sociedade e Conformidade Tributária (Cores), lança ao público externo a programação comemorativa aos 25 anos do Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE).


Nos dias 17 e 18 de agosto, eventos na sede do Fisco estadual pretendem enaltecer a memória e as conquistas do Programa, ao longo dos anos. Estarão presentes o titular do órgão, Fabrízio Gomes, e os secretários executivos Liana Machado (Receita Estadual), Márcio Cardeal (Tesouro e Metas Fiscais) e Saulo Toscano (Planejamento e Gestão Interna). Também participarão de todos os eventos os gestores responsáveis pela área, na Sefaz. 


Com o objetivo de promover ações na sociedade que disseminam a importância social do tributo, o Programa conta com a parceria da Receita Federal, da Secretaria da Educação (Seduc-CE), da Escola de Gestão Pública (EGP-CE) e da Secretaria de Finanças de vários municípios cearenses. A data destaca a importância de todas as iniciativas já implementadas, que colaboraram para a consolidação do Programa como referência nacional na área da educação fiscal.


Para a secretária executiva da Receita Estadual Liana Machado, a Educação Fiscal é uma prática que perpassa todas as ações do servidor fazendário. “É um dia de festejar, porque é um dia de parabenizar todos nós. Somos todos educadores fiscais. A consciência para o valor social do tributo é inerente ao nosso dia a dia, porque faz parte do nosso trabalho lutar por uma sociedade mais justa, com mais e mais pessoas tendo acesso a serviços públicos de qualidade”.


Programação 


Na programação da quinta-feira (17/8), a palestra do auditor da Receita Federal Dão Real deve destacar a importância de compreendermos o valor social do tributo a fim de alcançarmos uma sociedade mais igualitária, por meio do exercício consciente da cidadania. Além disso, professores, estudante, ex-secretários da Fazenda, servidores e jornalista estão na lista de homenageados que serão reconhecidos pelo papel fundamental exercido na trajetória de conquistas e de desafios do Programa. Na mesma tarde de quinta-feira, há ainda o lançamento do e-book  ‘PEF-25 anos: reflexões e práticas para uma sociedade mais justa’, que traz artigos científicos, escritos por pesquisadores da área da Educação Fiscal, servidores e colaboradores da Sefaz-CE, e que refletem a temática no nosso dia a dia.


Já na tarde da sexta-feira (18/8), o auditório da sede III da Fazenda estadual recebe professores e estudantes cearenses, das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral que possuem a disciplina eletiva de Educação Fiscal nos seus currículos, para o evento Game da Cidadania. Mais de 70 escolas já adotaram a disciplina. A competição, com mediação dos gestores do PEF-CE, premiará os participantes com Ipad, Iphones e caixas de som JBL G3 (doados pela Receita Federal), além de troféus.


Exposição Virtual

Nesta semana, no site do Centro de Memória da Fazenda, foi lançada a exposição virtual “PEF 25 anos: trilhas de educação, cidadania e conquistas”, que destaca as principais iniciativas implementadas durante as duas décadas e meia do Programa, que culminaram com a consolidação dele como referência nacional. Acesse a exposição pelo link:
https://centrodememoria.sefaz.ce.gov.br/exposicao-virtual-25-anos-do-pef/ 


Homenageados

Nome do Convidado

Instituição pertencente

Cargo/Posição

Alexandre Sobreira Cialdini

Sefin Caucaia

Secretário de Finanças do Município de Caucaia

Aline de Oliveira Lima

Repórter na TV Verdes Mares

Jornalista

Argemiro Torres Neto

Sefaz CE

Auditor Fiscal do Núcleo Setorial de Alimentos (Nusal)

Cícero Roberto de Melo

GT 66 - Educação Fiscal

Coordenador

Dão Real Pereira dos Santos

Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil

Presidente do Instituto Justiça Fiscal (IJF) e membro do coletivo Auditores Fiscais pela Democracia

Ednilton Gomes de Soárez


ex- Secretário da Fazenda

Eliabe Francisco Oliveira das Chagas

(EEEP) Joaquim Moreira de Sousa

Estudante

Eliana Nunes Estrela

Seduc

Secretária da Educação

Evandro Sá Barreto Leitão

Sefaz CE

Presidente Alece

Fernanda Mara de Oliveira Macedo Carneiro Pacobahyba

FNDE

Presidente

Fernando José Ferreira Pimentel

Sefaz CE

Auditor fiscal (Nuafi Juazeiro do Norte)

Francisco Álvaro Calixto Lima

Sefaz CE

Plantão Fiscal

Germana Parente Neiva Belchior

FNDE

Coordenadora de Projeto do FNDE

Gezenira Rodrigues da Silva

Seduc

Coordenadora de Educação em Tempo Integral

Idilvan de Lima Alencar


Deputado Federal (PDT)

Imaculada Maria Vidal da Silva

Sefaz CE


Karina Oliveira Câmara

Sefin Fortaleza

Gerente da Célula de Educação Fiscal

Luiza Ondina Santos Mota

Sefaz CE

Auditora Fiscal da Célula de Documentos Fiscais e Tributos Diretos (Cedot)

Liduíno Lopes de Brito

Fundação Sintaf

Diretor Geral

Marcelo Lettieri Siqueira

Receita Federal

Auditor da Receita Federal

Maria Joselice Lopes

Receita Federal

Coordenadora da Educação Fiscal

Maria Margarida de Souza

Escola Nacional de aadministração Pública (Enap)

Centro Regional ENAP ? (conferir se ela ainda ocupa esse cargo)

Milton Jarbas Rodrigues Chagas

UFCA

Professor Adjunto III da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Paulo Roberto Girão

(EEEP) Joaquim Moreira de Sousa

Professor

Ricardo Normando Ferreira de Paula

EEMTI Walter de Sá Cavalcante

Professor Efetivo da Seduc CE

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Transexuais e travestis podem incluir nome social no título de eleitor, diz TSE

Da Agência Brasil A Justiça Eleitoral decidiu hoje (2) autorizar transexuais e travestis a pedirem a inclusão do nome social no título de eleitor. Com a medida, também será possível atualizar a identidade de gênero no cadastro eleitoral. A partir de amanhã (3), e até o dia 9 de maio, o interessado deve procurar o cartório eleitoral de sua localidade para solicitar a mudança, que será feita por autodeclaração. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ficar aptos a votar nas eleições de outubro, os interessados devem fazer os pedidos dentro do prazo. Atualmente, transexuais já podem adotar o nome social em identificações não oficiais, como crachás, matrículas escolares e na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo. A administração pública federal também autoriza o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de travestis e transexuais desde abril do ano passado.

'Bem-vinda a Quixeramobim' tem pré-estreia para 4 de outubro no Cineteatro São Luiz

  O Longa-Metragem “Bem-vinda a Quixeramobim”, protagonizado por Monique Alfradique, tem pré-estreia marcada para terça-feira (4 de outubro de 2022), no Cineteatro São Luiz, em evento com a presença de uma parte do elenco, que conta com nomes como Edmilson Filho, Luís Miranda, Chandelly Braz, Silvero Pereira, Falcão e Rossicléa, além do estreante nas telas do Cinema, Max Petterson. A nova comédia do diretor Halder Gomes, que assina produções de sucesso no cinema e na TV como “Cine Holliúdy”, “Os Parças” e “O Shaolin do Sertão", conta a história de Aimée, uma influencer milionária que tem todos os bens da família bloqueados após um caso de corrupção, exceto uma fazenda no interior do Ceará que herdou de sua mãe. “Bem-vinda a Quixeramobim” foi uma das produções exibidas em abril deste ano no 24º Festival do Cinema Brasileiro de Paris, sendo o único filme cearense desta edição. O longa tem produção da Glaz, com co-produção da Globo Filmes e distribuição da Downtown Filmes. Elenco Mon

Morre médico Sérgio Bezerra de Menezes

Morreu neste domingo (21) vítima da Covid-19, em Fortaleza, aos 60 anos, o médico e empresário caririense Sérgio Bezerra de Menezes. Ele era filho do ex-vice-governador do Ceará, coronel Humberto Bezerra (foto). Ex-vice prefeito de Juazeiro do Norte, Roberto Celestino - Presto aqui minha homenagem ao meu amigo e grande homem Sérgio Bezerra de Menezes, médico, primo da minha mulher, chamado por Deus cerca do meio-dia de hoje (21). Jovem atlético, casado, duas filhas e um filho.  Mais uma vítima do Covid19. Vai com Jesus, Sérgio, para o Reino da Glória, fazer companhia aos teus queridos Coronel Humberto, José Bezerra e Maria Amélia". Site Cariri É Isso -  O empresário Sérgio Bezerra de Menezes, que já foi diretor do BICBanco era filho do ex-vice-governador e banqueiro Humberto Bezerra de Menezes, falecido no começo de 2020. Sérgio era filho de dona Norma Bezerra e deixa viúva Alessandra e na orfandade três filhos. Sérgio que era mais velho que eu quatro anos, mesmo assim, quando em