Pular para o conteúdo principal

Hoje a estreia do Temporada Autoral

Um novo Projeto Musical, focado na valorização da produção autoral e da cena cearense, abrindo espaço para os compositores e compositoras, em apresentações coletivas e formações enxutas, em que a canção tem lugar de destaque.

Assim é o Temporada Autoral, que estreia em grande estilo, na sexta-feira (8 de setembro de 2023), às 19 horas, no Theatro José de Alencar (TJA), palco nobre das artes do Ceará, reunindo dois artistas de grande bagagem e dois autores mais jovens - promovendo um encontro de gerações, outra característica do projeto, além do objetivo de reunir artistas de diferentes regiões do Estado, chamando atenção e ao mesmo tempo contribuindo para amenizar um pouco a dificuldade de circulação dos músicos cearenses pelo próprio Ceará.

O mestre Abidoral Jamacaru, de 74 anos, do Crato, a grande referência dos compositores do Cariri, com quatro discos lançados, um álbum em homenagem a sua obra, prêmios em inúmeros festivais e autor e várias canções gravadas por outros intérpretes; o cantor e compositor Edmar Gonçalves, de Juazeiro do Norte, radicado em Fortaleza desde os anos 80, que conta com três discos lançados, participações em mais de 30 álbuns coletivos e é vencedor de vários festivais, tendo sido gravado por expoentes como Flávio Venturini; a jovem compositora, cantora e violonista Rebeca Câmara, que lançou dois discos autorais, foi "afilhada" musica de Luizinho Duarte e tem músicas tocando em rádio em Fortaleza, e o compositor Dalwton Moura, idealizador do projeto, artista premiado em diversos festivais, autor de três discos autorais e dois EPs autorais, em parceria com Rogério Franco, Luciano Franco, Rodger Rogério e Osmar Milito, são as atrações deste primeiro show do projeto.

Os ingressos podem ser obtidos através do Sympla e na bilheteria do Theatro José de Alencar, ao preço de R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia. A realização é do Projeto Futuro e Memória - Música do Ceará, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste di Brasil (CCBNB-Fortaleza) e o Projeto Jazz em Cena e com apoio do Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) gerido em conjunto com o Instituto Dragão do Mar (IDM).


Mais sobre Abidoral Jamacaru: Natural do Crato, Abidoral Jamacaru, é cantor, compositor e um dos mais reconhecidos representantes da música popular caririense. “Bida”, como é carinhosamente chamado pelos fãs, passeia por estilos diversos, que vão do blues ao coco e do Rock ao Forró. Em geral suas canções abordam elementos que descrevem situações políticas, sociais, humanas e referentes à cultura popular tradicional, mas que, paralelamente, também lançam olhares para realidades diversas, nas quais novos campos de significação coabitam, traçando em um mesmo contexto, um paralelismo entre o antigo e o contemporâneo. Sua principal fonte de inspiração do artista é a Chapada do Araripe, podendo ser vista em vários momentos de sua obra.

Abidoral estreou nos palcos nos anos 1970 no auge dos Festivais da Canção Regional, ganhando por três vezes o prêmio do concurso. O artista fez parte de outros festivais nacionais e teve participação no conjunto de movimentos artístico-culturais, em especial do Movimento de Contracultura, que eclodia em todo o país, no qual alguns jovens buscaram uma nova lógica artística baseada em rupturas e descontinuidades, assentadas no esforço de mover as fronteiras e aproximar o regional do universal, a música erudita e popular, hibridizando distintos elementos, sempre em busca da construção de uma ou algumas identidades musicais brasileiras. Característica que continua fazendo parte das músicas de Abidoral.

Ao longo de sua carreira o seu trabalho foi reconhecido por grandes nomes da música brasileira como Chico César, Lenine, Zeca Baleiro, Cássia Eller e Nelson Motta. Abidoral possui em sua discografia quatro álbuns antológicos gravados e que se tornaram símbolos da cultura regional: “Avallon” (1986), “O Peixe” (1998), “Bárbara” (2008) e "Abidoral Jamacaru" (2018), além de um disco coletivo em homenagem a ele, produzido por Eugênio Leandro: "Dádiva - Amigos e Canções de Abidoral Jamacaru".

Abidoral Jamacaru circulou pelo país na década de 1970 (Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Piauí, Distrito Federal), na década de 1980 (Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais) e todos os shows que se sucederam foram realizados no Ceará e na Paraíba. Suas canções já foram objeto de estudo de trabalhos acadêmicos, em especial, da URCA e da UFCA).

Aos 74 anos, Abidoral Jamacaru continua morando em Crato, compondo e vivendo de forma introvertida, recebendo diariamente em sua residência amigos, fãs e entusiastas de sua música. Entre os parceiros de composição estão Cleivan Paiva, Rosemberg Cariry,Geraldo Urano, Lifanco Kariri, Luiz Carlos Salatiel, Alano Freitas, J. Flávio Vieira e seu irmão Pachelly Jamacaru.


Edmar Gonçalves: Natural de Juazeiro do Norte e radicado em Fortaleza desde os anos 1980, Edmar Gonçalves começou a cantar quando ainda era um menino, entre seus sete e oito anos de idade, enquanto se balançava na rede. Sua paixão pela música aconteceu em paralelo ao seu desenvolvimento nas artes plásticas. Edmar começou cantando MPB na noite, em bares e restaurantes, e assim foi durante 12 anos, cantando melodias de canções conhecidas do grande público, mas fazendo intervenções pessoais, para dar sua identidade a cada música. Passou então a se apresentar também em teatros, abrindo shows de artistas como Alceu Valença, e então rapidamente começou a fazer seus próprios shows. Participou de diversas edições do festival Canta Nordeste, então apoiado por uma grande Rede de Televisão. Em 1993 se apresentou com “Saberei”.

Em 1994 foi o vencedor no Ceará, com a música “Canto sem Eira nem Beira”, parceria com Evaristo Filho. Em 1996, novamente premiado com "Miragem", também composta com Evaristo. Para Edmar, as artes plásticas são elementos mais reservados, uma obra de arte fica dentro de casa para você e seus convidados contemplarem, enquanto a música é algo que você aproveita em conjunto, com diferentes energias reunidas em um só lugar. “É muita energia que você recebe naquela hora, sabe... É todo mundo te olhando, te aplaudindo, se emocionando, então você tá recebendo uma carga de energia muito boa ali”, revela o artista, reconhecido por grandes composições como parceiros como Marcos Lupi e também pela privilegiada condição de intérprete, do intimista ao performático, do timbre diferenciado ao corpo inquieto e criativo em cena. Condição que também o levou a participar de mais de 30 discos coletivos, de projetos especiais e de coletâneas.

Edmar Gonçalves é um dos participantes do Projeto "Futuro e Memória - Música do Ceará", idealizado e coordenado por Rogério Franco e Dalwton Moura, que desde 2018 vem reunindo várias gerações da cena cearense, tendo lançado dois discos e um especial audiovisual, além de realizar diversos shows. Mais recentemente, teve sua canção "Em cima do tempo", parceria com Marcos Lupi, gravada por Flávio Venturini, que a escolheu para dar nome a uma turnê.

Rebeca Câmara: Rebeca Câmara vivenciou a Música desde muito cedo, tocando nas festas de família, com seu avô, Sinésio, bandolinista. Desde muito cedo teve a música presente em sua vida através do bandolim. Aos 14 anos passou a ter seu violão como companheiro. Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará, Rebeca é professora do instrumento e ministra oficinas de sensibilização musical.

Teve a oportunidade de estudar, conviver e dividir o palco com mestre Luizinho Duarte, fazendo parte, com ele e com outros grandes nomes da cena musical cearense, como a pianista Lu Basile, da Gargalhada Choro Banda. Apresentou-se em eventos como o Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, e o Rio Mar Music Festival (abrindo shows de Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci), tendo também a alegria de dividir o palco com Guinga, a convite do aclamado violonista e compositor, em uma apresentação em Fortaleza.

Lotou o Teatro Ceará Show para o lançamento de seu primeiro disco autoral, em 2017, e de seu segundo álbum, também autoral, "O Melhor de Mim", de 2022, com arranjos em colaboração entre ela e o pianista Thiago Almeida. Jovem e já com uma considerável trajetória, Rebeca Câmara conquistou espaço inicialmente como uma aplaudida violonista, tocando com cantores como Marcos Lessa e Lia Veras, instrumentistas como Marcio Resende, Heriberto Porto, Cainã Cavalcante, Tito Freitas e Carlinhos Patriolino, além de diversos grupos com quem atuou em palcos e estúdios.

Da força de uma instrumentista reconhecida pelos colegas e pelo público, com influências do Choro, da MPB, da música instrumental brasileira, Rebeca mergulhou forte no universo da canção. Foi principalmente como compositora e cantora que lançou seu primeiro disco, em 2017, lotando o show de estreia do álbum, despertando elogios e obtendo espaço para algumas das faixas em rádios de Fortaleza. A ambiência sonora comunicativa, o acento "MPBístico com um pé no pop", a criação de canções de destacados caminhos melódicos são características do trabalho da artista que se confirmam no segundo álbum.

Dalwton MouraDalwton Moura é compositor, produtor cultural, jornalista, parceiro de composição de artistas como Rodger Rogério, Rogério Franco, Luciano Franco, Paulo Façanha, Davi Duarte, Gilmar Nunes, do mestre da bossa nova Roberto Menescal, de Kátia Freitas, Cristiano Pinho, Tarcísio Sardinha, Luizinho Duarte, Pingo de Fortaleza, Melquíades, Sergio Oliva, Pedro Rogério, Alan Mendonça, Caio Castelo, Fladiana Ruiz, entre outros. Lançou os discos “Futuro e Memória” 1 e 2 e o especial audiovisual "Futuro e Memória 2", em parceria com Rogério Franco e com intérpretes cearenses de várias gerações, circulando com um show reunindo nada menos que 15 desses artistas, e “Sonho ou Canção”, em parceria com Luciano Franco, com intérpretes do Ceará, de São Paulo, Rio de Janeiro e dos Estados Unidos, com shows de lançamento em Fortaleza, São Paulo e no Rio.

Lançou os EPs “Velho Menino”, com Rodger Rogério, celebrando os 75 anos do grande mestre da Música do Ceará para o Brasil, e “MilitoFrancoMoura”, com Luciano Franco e o mestre Osmar Milito, pianista de jazz e bossa nova, nome histórico da música. Venceu o II Festival da Música de Fortaleza, em 2019, com "Canção pra lhe encontrar", parceria com Roberto Menescal, o I Festival de Música do Cais Bar da Redonda, com "Atrás do tempo", parceria com Davi Duarte, na interpretação de Cyda Olímpio.

Como produtor cultural e militante do campo da cultura, é vice-presidente do Sindicato dos Músicos do Ceará e procura contribuir para o pleno desenvolvimento da cena musical cearense, dialogando com poder público e iniciativa privada, reivindicando e procurando construir melhorias na política cultural e mudanças de mentalidade quanto à valorização da nossa música. É autor do livro “Nos Acordes do Jazz & Blues – Histórias do Festival de Guaramiranga”. Foi repórter e crítico musical no jornal Diário do Nordeste. Foi coordenador de Políticas para a Música da Prefeitura de Fortaleza e coordenador de Comunicação da Secretaria da Cultura do Ceará.

SERVIÇO
  • Estreia do Projeto Temporada Autoral - Shows coletivos destacando os compositores e compositoras do Ceará, valorizando a canção. 
  • Sexta-feira (8 de setembro), às 19 horas, no palco principal do Theatro José de Alencar, com Abidoral Jamacaru, Edmar Gonçalves, Rebeca Câmara e Dalwton Moura. 
  • Realização: Projeto Futuro e Memória-Música do Ceará, com apoio do TJA e do CCBNB Fortaleza. 
  • Ingressos: R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia), no Sympla e na bilheteria do TJA. Informações: Instagram @musicadoceara e Whatsapp 85999733054.





Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²