Pular para o conteúdo principal

Lara Sousa e Paloma Estrela apresentam Timeline na CasaCor Ceará


Foto P&B: Lara Sousa e Paloma Estrela por Esdras Guimarães

Foto Colorida:Lara Sousa e Paloma Estrela por Leo Soares
Uma viagem entre passado, presente e futuro, em um ambiente de 23m² com muita história, tecnologia e inovação, assim é a sala de jantar “Timeline" ou linha do tempo em português, projetada pelas arquitetas Lara Sousa e Paloma Estrela, na CASACOR Ceará 2023. As arquitetas que estão pela segunda vez participando da mostra e foram premiadas em 2022, com o 2º lugar na categoria Design do Ceará, prometem um ambiente impactante para celebrar os 25 anos da CASACOR Ceará.

Neste ano, a mostra cearense que tem como tema “Corpo & Morada” acontece de 12 de setembro a 29 de outubro em um novo endereço, localizado na rua Tibúrcio Cavalcante, 607, no bairro Meireles, Fortaleza. O evento contará com 35 espaços, cada um com projetos organizados por profissionais renomados da arquitetura, design de interiores e paisagismo.

A inspiração para a criação do projeto da sala de jantar “Timeline” surgiu, em abril deste ano, dentro de um trem, no trajeto entre Milão, na Itália, e Zurique, na Suíça. Lara Sousa e Paloma Estrela estavam na Semana de Design de Milão e puderam contemplar não só as novidades do mercado de móveis e iluminação, mas também o diferencial arquitetônico dos prédios europeus, os quais preservam suas belezas originais, mesclando com inovadoras intervenções artísticas.

A arquiteta Lara Sousa relata que a paixão pelos elementos originais da casa onde será realizada a mostra da CASACOR Ceará 2023, possibilitou a construção de um projeto que une história, inovação e tecnologia. O piso feito de ônix, o piano e o armário de madeira maciça e desenhos em arabesco farão com que os visitantes se reportem ao passado, segundo a arquiteta. Simultaneamente, a experiência os remete a automação de luz e som, espelhos modernos e uma parede curva com base de gesso e um material em mdf dourado, flexível e ultrafino, uma nova tecnologia para cobrir espaços curvos.

“A gente trouxe o futuro para essa sala de jantar por meio da automação, nosso ambiente terá iluminação e som automatizado com sensor de presença, na parte do projeto que é mais futurista e forma a linha do tempo. O piano, um dos elementos que já fazia parte da casa, recebe intervenção artística, mantendo a estrutura original. O instrumento fica em cima de uma plataforma de pedra, acima do piso com uma iluminação e espelhos que seguem até a Adega, onde haverá um sensor de barreira, no qual ao pisar no chão o visitante acenderá a luz de forma gradativa”, explica Lara Sousa.

Paloma Estrela frisa que a sala de jantar é o coração da casa, ambiente que liga os visitantes aos demais cômodos. “O público passa pelo nosso projeto para acessar a sala de estar, o home, a escada que dá o acesso ao pavimento superior onde ficam os quartos, além do acesso para a cozinha e a varanda”, frisa.

A arquiteta salienta que foram usadas formas orgânicas no projeto de arquitetura da sala de jantar, uma tendência atual que veio para ficar. “Em um cenário pós pandemia sentimos a necessidade de conexão com a natureza, não só por meio das plantas, mas também das formas orgânicas do mobiliário. Tivemos o cuidado de escolher pedras naturais e uma madeira mais escura que é um elemento muito forte da arquitetura antiga, pensamos em trazer um design que remete a natureza e isso tem a ver com a nossa conexão com o espaço e a forma como as pessoas podem se comunicar com ele”, frisa.

Paloma ressalta que os livros antigos ao redor do piano e uma intervenção floral por meio do artesanato local, com flores de tecido, torna o ambiente inspirador e muito interessante, um projeto que, segundo ela, apesar de não ser comercial, inspira quem passa por ele. “Nós como arquitetos precisamos olhar de forma mais sensível para o reaproveitamento, novos usos e zelo por um passado que conta a história como morada. Por isso, nomeamos o nosso projeto de “Timeline”, ou linha do tempo, contando por meio desse ambiente um pouco da história da transformação da arquitetura ao longo dos últimos anos, unindo automação, conforto e tecnologia”, conclui a arquiteta.

Lara Sousa e Paloma Estrela contam com o patrocínio de grandes marcas e apoio de profissionais talentosos para a realização do projeto “Timeline”: Duluz Iluminação, Casttini, TB Inox, Ponto do Vidro, Solutio Engenharia, Granpel, RL Mármores e Granitos, Coral, Daikin, Galpão D, Galpão Details, Gruska Automação, LM Decorações,Betecunha Tapetes, Danielle Araújo (Quadros), Ateliê do Bem, NKColore.

Quem são as arquitetas? Lara Sousa e Paloma Estrela são duas arquitetas competentes e talentosas que se conheceram em uma viagem de trabalho e ambas compartilhavam o mesmo sonho: fazer parte da CASACOR Ceará. Na CASACOR 2022, participaram pela primeira vez da mostra cearense e conquistaram o 2º lugar na categoria Design do Ceará, com o belo e autêntico projeto do quarto da primeira infância “Janela de Memórias”.

Lara Sousa-Há onze anos, atuando como arquiteta, Lara Sousa tem como referência o pai, o engenheiro civil Carlos Alberto Alves de Sousa. Inserida no universo das obras desde a infância, ela acompanhava de perto o trabalho do pai e sempre gostou de desenhar. Quando criança fez curso de pintura em tela e copiava desenhos de papéis de carta. “Quando fiz o teste vocacional durante o Ensino Médio, deu arquitetura, uma junção entre o meu lado artístico e o de exatas”, cita Lara Sousa. Logo no segundo semestre da faculdade, Lara relata que começou a estagiar em grandes empresas e conciliava o estudo com trabalho.

Lara é especialista em arquitetura de interiores e tem como paixão os projetos de quartos de bebês e crianças, além de todo o universo ligado à arquitetura infantil. “Quando falo em arquitetura infantil, falo do que realmente me identifico e o que eu amo fazer. Logicamente, meu escritório abrange toda parte de arquitetura residencial, comercial e corporativa, mas vejo o subnicho de projetos ligados à infância como uma referência da minha marca no mercado, utilizo esse meu dom com uma forma de conquistar os clientes”, conclui Lara Sousa.

Paloma Estrela-Paloma Estrela sempre teve um desejo de criação muito latente desde a infância. Desenhando, criando, riscando paredes, quando criança ela já fazia móveis com caixas de sapato. A arquiteta, nasceu no interior do Ceará, mas muito nova foi para Fortaleza com o objetivo de estudar. “Meu pai sempre dizia que a faculdade era importante para nos mostrar um novo mundo. Quando ingressei no curso de arquitetura fiz também um curso de extensão de desenho e pintura a óleo, então pude alimentar o meu lado artístico também”, ressalta Paloma.

Paloma conta que quando se formou fez um curso de designer imobiliário voltado para residência, em Nova York, uma experiência fantástica que a permitiu inovar em seus projetos e incluir móveis autorais nos ambientes criados por ela. A arquiteta também trabalhou em uma empresa de iluminação e tem uma vasta experiência na área.
SERVIÇO
CASACOR Ceará – Edição Comemorativa de 25 anos
12 de setembro a 29 de outubro de 2023
Rua Tibúrcio Cavalcante, 607, Meireles
Mais informações:
Instagram:
@casacorceara
@arquiteturalarasousa
@arq.palomaestrela

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Grand Shopping atinge 98% de ocupação

No decorrer do primeiro trimestre de 2024, o Grand Shopping inaugurou quatro novas operações, fortalecendo sua posição como um dos principais centros comerciais da região. Com a adição das marcas Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar, o shopping atingiu uma taxa de ocupação de 98%. Gesley Siqueira, superintendente do Grand Shopping, destaca a importância dessas novas operações para o empreendimento.  - Recebemos essas novas lojas com muito entusiasmo, pois com elas vamos oferecer uma ampla variedade de serviços aos clientes e frequentadores do shopping. A chegada da Smartfit, Sodiê Doces, ST Bags e Marmig Frutos do Mar reforça nosso compromisso em proporcionar experiências diversas e de qualidade para todos os que nos visitam", enfatiza Siqueira. Com a abertura da Smartfit no Grand Shopping, a rede de academias expande sua presença no estado, somando agora 32 unidades, das quais 27 estão localizadas em Fortaleza. A nova unidade no shopping ocupa uma área de 1062 m²