Pular para o conteúdo principal



Morre padre Brendan



COMUNICADO - PADRE BRENDAN COLEMAN MAC DONALD - FAZ A SUA PÁSCOA

É com pesar que comunicamos a Páscoa de nosso Confrade Padre Brendan Coleman Mac Donald, Missionário Redentorista. 

Ele nasceu em Irlanda, em 17 de julho de 1937. Brasileiro naturalizado chegou ao Brasil no dia 15 de agosto de 1964. Na Congregação, fez seus primeiros votos em 24 de setembro de 1957 e ordenado no dia 19 de janeiro de 1964. 

Padre Brendan foi professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Assessor da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB- Regional Nordeste I), Diretor do Colégio Redentorista, Vigário Paroquial em várias paróquias na Vice-Província, dentre elas:
  • Iguatu, no Ceará.
  • Paraíso do Norte, em Goiás.
  • São Raimundo, em Fortaleza.
  • Durante muitos anos colaborou na Capela São José, no Pici, em Fortaleza. 
  • Foi fundador e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino (Conoerce).
  • Por muitos anos escreveu para os jornais O Povo e Tribuna do Ceará. A maioria dos artigos abordaram temas religiosos e educacionais.
Província de Brasília-DF
Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso. Entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Amém!

Governador do Ceará, Elmano de Freitas: Recebi com tristeza a notícia da morte do padre Brendan Mc Donald. Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e missionário redentorista, ele foi pioneiro no diálogo ecumênico no Brasil. Atuou ao lado do saudoso dom Aloisio Lorscheider na defesa dos direitos à moradia digna das pessoas em áreas de risco. Minha solidariedade à família e aos amigos".




Informa O Povo:

- Morreu na manhã deste sábado (30 de setembro), o padre Brendan Coleman Mc Donald, aos 86 anos.


O Velório do padre ocorre a partir das 16 horas no Centro de Formação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Rodolfo Teófilo. Antes, ele ainda passará pela Capela de São José, no bairro Pici, a pedido da comunidade. O traslado do corpo para a Igreja São Raimundo ocorre às 20 horas, enquanto a missa de corpo presente é realizada na segunda-feira (2 de outubro), às 9 horas.

Além de uma vida dedicada à Igreja Católica, o religioso foi educador, tendo sido professor titular da Faculdade de Educação (Faced), da Universidade Federal do Ceará (UFC), assim como professor, vice-diretor e diretor pedagógico do Colégio Redentorista, em Fortaleza.

Padre Brendan nasceu na Irlanda em 17 de julho de 1937. Conforme a Arquidiocese de Fortaleza, ele chegou ao Brasil em 1964, onde foi vigário paroquial da Igreja São Raimundo. Os padres redentoristas haviam chegado em Fortaleza um ano antes e fundaram a igreja.

“Quando chegamos aqui existia apenas uma capelinha construída por padres holandeses", explicou o padre Brendan em 2013 a O POVO. “Aqui era uma comunidade muito carente. Sequer havia saneamento básico. Construímos uma escola perto da igreja e nessa escola oferecíamos cursos de corte e costura e datilografia”.

Em seguida, ele passou pela Diocese de Iguatu (Região Centro-Sul do Estado) e pela Prelazia de Cristalândia, em Goiás. No estado do Centro-Oeste, ainda foi coordenador Pastoral Universitária na Universidade Católica de Goiás, professor no Seminário Redentorista São José, Confessor e Orientador espiritual das: Irmãs da Mãe Dolorosa e das Irmãs Franciscanas dos Pobres e vigário paroquial dos Padres Redentoristas.

Em 1973, ele retornou a Fortaleza, onde voltou a ser vigário paroquial da Igreja São Raimundo, função que ocuparia até 2007. Ele ainda foi capelão na Capela de São José, no bairro Pici, e administrador da Paróquia de Bom Jardim.

Como educador, padre Brendan, além de ser professor da UFC e ter tido carreira no colégio Redentorista, foi professor de Filosofia na Faculdade de Filosofia da Arquidiocese de Fortaleza.

Também foi coordenador da Pastoral Universitária na UFC, iniciada por ele em 1990, e um dos fundadores e primeiro presidente do Conselho de Orientação do Ensino Religioso no Ceará (Conoerce).

Padre Brendan tinha doutorado em Teologia pela Fairfax University, nos Estados Unidos; doutorado em Psicologia pela Pacific Western University, também nos Estados Unidos; e doutorado em Educação pela Universidade Nacional da Irlanda.

Além disso, Padre Brendan teve mais de mil artigos publicados na imprensa cearense, inclusive no O POVO. Ele ainda foi um dos responsáveis por vários anos pelo programa “Falando Sério do Amor de Deus”, exibido pela TVC.

Tendo conhecido o padre Brendan em 1986, ainda como estudante, o padre Júlio Ferreira descreve a vida do colega como sendo de "muita dedicação", tanto aos estudos, quanto para com a vida religiosa.

"Era uma presença agradável, nos últimos anos com a gente. Ele estava sempre sorrindo, muito brincalhão com a gente", diz o confrade. "Ele se entregou muito à missão".

Padre Brendan havia contraído Covid-19, a qual não se recuperou muito bem. Posteriormente, teve problemas na bexiga, tendo sido submetido a uma cirurgia ainda neste mês de setembro e estava recebendo tratamento no Instituto do Câncer do Ceará (ICC).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...