Pular para o conteúdo principal

Ceará tem melhor Escola Mundial

Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT): Que felicidade! A Escola de Ensino Médio e Tempo Integral (EEMTI) Joaquim Bastos Gonçalves, da nossa Rede Estadual, localizada em Carnaubal, foi escolhida a melhor do Mundo. É o reconhecimento internacional pelo importante projeto voltado para a Saúde Mental. Parabéns para os alunos, professores, psicólogos e todos os que fazem o excelente trabalho na EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves".

  • Secretária nacional da Educação, Izolda Cela: Feliz com o reconhecimento do trabalho da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Joaquim Bastos Gonçalves. Eles ganharam o prêmio “Melhores Escolas do Mundo” (World’s Best School Prizes 2023). Localizada em Carnaubal, Ceará, a Escola ganhou na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis” com a iniciativa “Adote um estudante”. O projeto foi criado para dar suporte a alunos com dificuldades emocionais por causa da pandemia de Covid-19. Parabéns ao diretor Helton, ao professor Guilherme, aos estudantes e a todo o time da Escola. Que o trabalho da EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves inspire iniciativas bacanas como essa em outras escolas brasileiras. Parabéns!


Pela primeira vez, duas escolas brasileiras, ambas da rede pública de ensino, foram eleitas vencedoras do Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2023 (World's Best School Prizes 2023). Os cinco Prêmios de Melhores Escolas do Mundo são de iniciativa da plataforma britânica T4 Education, com apoio de Fundação Lemann, Accenture, American Express e Yayasan Hasanah.

EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, escola pública em Carnaubal (CE), tem proporcionado ajuda aos alunos que tentam se reintegrar à sociedade desde a pandemia da Covid-19 e foi selecionada, por uma Academia Julgadora especializada, a melhor do mundo na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”. A escola receberá um prêmio de US$ 50 mil.

A outra escola brasileira reconhecida pela premiação internacional foi a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), vencedora no novo prêmio Escolha da Comunidade. A escola obteve o maior número de votos entre todas as finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo em uma votação pública. Agora, ela integrará o novo programa “Melhor Escola para Trabalhar” da T4 Education, um mecanismo independente e baseado em evidências para certificar escolas por sua cultura e ajudá-las a transformar seu ambiente de trabalho para atrair e reter os melhores professores.

A conquista das duas escolas foi celebrada por Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann. "É um momento importante para toda a educação brasileira e não só para a EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves e a Escola Municipal Professor Edson Pisani. É por meio da educação de qualidade e, portanto, em nossas escolas, que temos a melhor chance de enfrentar os desafios profundos da sociedade e onde podemos encontrar esperança para um futuro mais equitativo para todos os brasileiros. E com escolas como essas, tenho toda a confiança de que podemos ter sucesso", diz Mizne.

Vikas Pota, fundador da T4 Education e dos Prêmios Melhores Escolas do Mundo, também parabenizou as escolas brasileiras pela conquista. 

- Meus mais sinceros parabéns à EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves e à Escola Municipal Professor Edson Pisani. Educadores de todo o mundo devem olhar para os exemplos brilhantes de suas escolas na diferença que vocês fizeram em tantas vidas. E os governos devem olhar para o trabalho pioneiro que vocês fizeram enquanto buscam respostas para os grandes desafios que enfrentamos hoje. Onde vocês lideram, eles devem seguir. Este momento tremendo para escolas brasileiras foi possível graças à liderança, à visão e à cultura que suas escolas promoveram", comemorou Pota.

Além das brasileiras, também receberam prêmios a Institución Educativa Municipal Montessori sede San Francisco (Colômbia), na categoria “Ação Ambiental”; a Riverside School (Índia), na categoria “Inovação”; a Max Rayne Hand in Hand Jerusalem School (Israel), na categoria “Superação de Adversidades”; e a SPARK Soweto (África do Sul), na categoria “Colaboração Comunitária”. Cada uma delas também receberá o valor de US$ 50 mil.

Sobre as escolas: A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves, uma escola pública em Carnaubal, Ceará, Brasil, tem proporcionado uma “tábua de salvação” aos alunos que lutam para se reintegrar na sociedade desde a pandemia da Covid-19, mas também criou uma cultura de apoio e empatia em toda a comunidade escolar. Com uma queda de 67% em apenas 18 meses no número de alunos que necessitam de apoio social e emocional, o projeto “Adote um Aluno” da escola não só melhorou a vida dos alunos, como também aumentou a sensibilização para a importância da saúde mental na comunidade escolar e além dela.

Numa comunidade em que a violência e outros comportamentos emocionais se tornaram comuns entre os alunos, a escola tomou conhecimento de novas ansiedades que afetavam as crianças da comunidade logo quando a sociedade começou a abrir-se novamente após o fim do confinamento pandêmico. Na própria escola, cerca de 6% da população estudantil foi diagnosticada com problemas emocionais graves, incluindo automutilação.

Consequentemente, a escola desenvolveu o projeto "Adote um aluno" para identificar os alunos vulneráveis, prestar-lhes assistência de um psicólogo profissional, ajudar os alunos a trabalharem mais eficazmente suas competências socioemocionais nas salas de aula e educar a comunidade escolar sobre a importância da saúde mental.

A Escola começou por apresentar o projeto aos pais e ao conselho diretivo local para ajudar a explicar os seus objetivos e aumentar o seu alcance. Em seguida, os alunos dirigem-se ao programa ou são encaminhados pelos pais ou professores. A partir daí, a escola inscreve-os no projeto. Devido à existência de um estigma associado à saúde mental na comunidade, alguns alunos resistem a entrar no programa, pelo que só podem, portanto, ser encorajados.

Do número inicial até o lançamento do projeto em setembro de 2021, menos de 10 alunos continuam a ser assistidos. Aqueles que receberam apoio relataram melhorias na sua autoestima e bem-estar geral, resultando num melhor desempenho acadêmico e num renovado sentido de esperança. O projeto também registrou um aumento do apoio e do envolvimento da comunidade.

A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves pretende usar os fundos do prêmio para expandir o seu projeto “Adote um Aluno” e prestar mais apoio aos alunos que lutam com problemas de saúde mental. A escola também planeja colaborar com outras escolas da região para promover uma cultura de saúde mental e bem-estar.

A EEMTI Joaquim Bastos Gonçalves pretende usar os fundos do prêmio para expandir seu projeto Adote um Aluno e fornecer mais apoio aos alunos que lutam com problemas de saúde mental. A escola também planeja colaborar com outras escolas da região para promover uma cultura de saúde mental e bem-estar.

Foi escolhida como a vencedora do Prêmio Melhor Escola do Mundo 2023 na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis” entre as três finalistas do prêmio, que também incluiu a IMG Academy (Estados Unidos) e a Cardiff Sixth Form College (Reino Unido).

A Escola Municipal Professor Edson Pisani, uma escola pública de educação infantil, ensino fundamental e alfabetização de adultos em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, tem sido há muito tempo um motor de transformação e defesa dos direitos de seus alunos e do Aglomerado da Serra, uma das maiores e mais antigas favelas do Brasil. Com a sua capacidade de mobilizar alunos, famílias e vizinhos, e de se coordenar com o governo e com os líderes locais inúmeras vezes para educar, discutir e propor ações de melhoria na área, a escola é uma voz comprovada para a mudança, promovendo práticas de vida sustentáveis, reduzindo o lixo e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Por mais de 100 anos, a favela do Aglomerado da Serra viveu sem a garantia de direitos básicos, como água tratada, saneamento básico e transporte. No início dos anos 2000, a favela recebeu diversas obras públicas estruturantes do programa Vila Viva, que incluiu uma nova via dividindo o Aglomerado da Serra. Em 2013, o programa propôs uma segunda fase, que incluía o alargamento da rua onde a escola está localizada e o deslocamento de muitas famílias.

Para que os arquitetos e engenheiros do projeto participassem das reuniões comunitárias e, assim, tivessem acesso às informações do projeto, a Escola Municipal Professor Edson Pisani rapidamente organizou a comunidade, reuniu assinaturas e, em seguida, fez uma parceria com as Faculdades de Arquitetura e Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com isso, muitas famílias não foram removidas.

Entretanto, o programa Vila Viva havia deixado entulhos por toda a comunidade, criando áreas perigosas e provocando o aumento de lixo, pragas e doenças. Também criou um problema em torno das fontes de água da comunidade. Mais uma vez, a escola, em parceria com a Escola de Arquitetura da UFMG, criou o Projeto Água na Cidade, que estudou os problemas hídricos e mapeou os pontos de água.

As obras abriram uma avenida de duas faixas, que permitiria finalmente a entrada de um ônibus na favela. Mais preocupado com os carros dos bairros ricos, o município recusou-se a criar a linha de ônibus. A escola, então, em parceria com o movimento Tarifa Zero, mobilizou a comunidade, organizou reuniões, coletou mais de 4.000 assinaturas e realizou inúmeras outras ações para pressionar a prefeitura. Após dois anos de luta, foi criada a linha de ônibus que liga a favela ao metrô, gerando mais acesso à saúde, educação e emprego, garantindo o direito de ir e vir da população favelada.

Ambas as escolas e todos os seus colegas finalistas compartilharão suas melhores práticas para ajudar outros a replicar seu trabalho por meio de “Kits de transformação escolar” e eventos no aplicativo T4 Communities.

Inscrições abertas para o Prêmios de Melhores Escola do Mundo 2024: Também foram abertas a partir de 4 de novembro as inscrições para os Prêmios de Melhor Escola do Mundo 2024.

Os cinco Prêmios de Melhor Escola do Mundo – nas categorias “Colaboração Comunitária”, “Ação Ambiental”, “Inovação”, “Superação de Adversidades” e “Apoiando Vidas Saudáveis” - celebram as escolas de todo o mundo pelo papel fundamental que desempenham no desenvolvimento da próxima geração de alunos e por sua enorme contribuição para o progresso da sociedade, especialmente na esteira da COVID. Os prêmios foram criados para compartilhar as melhores práticas de escolas que estão transformando a vida de seus alunos e fazendo uma diferença real em suas comunidades.

Os Prêmios estão abertos a todas as Escolas do Ensino Regular e obrigatório e que estão legalmente registradas no respectivo Ministério da Educação ou autoridade reguladora do seu governo, incluindo jardins de infância, escolas primárias e secundárias e escolas on-line, públicas ou privadas. As escolas podem se inscrever on-line em worldsbestschool.org

As inscrições se encerram em 23 de fevereiro de 2024 às 20h59 no horário de Brasília.

Sobre a T4 Education: Acreditamos que todas as crianças de todos os lugares merecem uma boa educação. Estamos construindo a maior comunidade de professores e escolas do mundo para o conseguir. Juntos. A nossa plataforma de meios digitais oferece oportunidades aos educadores para trabalharem em rede, colaborarem, partilharem boas práticas e apoiarem os esforços uns dos outros para melhorar a aprendizagem e a cultura escolar. Trabalhamos para amplificar as vozes dos professores porque o mundo que queremos ver só será construído ouvindo aqueles que estão no centro da educação.

A nossa comunidade global de mais de 200 mil professores e a nossa plataforma de meios de comunicação digitais proporcionam às organizações um motor para a atribuição de prémios de educação que se destacam tanto nos meios de comunicação internacionais como na consciência pública.

Sobre a Fundação Lemann: A Fundação Lemann acredita que um Brasil feito por todos e para todos é um Brasil que acredita no seu maior potencial: gente. Isso só acontece com educação de qualidade e com o apoio a pessoas que querem resolver os grandes desafios sociais do país. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de talentos, lideranças e organizações que trabalham pela transformação social. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.