Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses no 15º Festival da Sardinha

O 15º  Festival da Sardinha 2023, na Praia da Caponga, em Cascavel conta com o melhor da Gastronomia do litoral cearense, baseada na Sardinha e frutos do mar, além de shows nacionais, competições entre chefs, apresentações culturais e muito mais. 

O Blog do Lauriberto participa de jantar especial para a imprensa proporcionado pelo Festival na noite de sexta-feira (10 de novembro de 2023).


O Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel-Ceará, que será realizado na Praia da Caponga, em Cascavel, ontem (9), hoje (10) e sábado (11.11) reforça a movimentação cultural no Litoral do Ceará l. Em 2023, o tradicional festival cearense chega à 15ª edição, celebrando 15 anos de história dedicados a valorizar a expressividade e potencial cultural, artístico e gastronômico da comunidade local.

“O Festival da Sardinha é um momento de celebração, valorização e promoção da cultura, gastronomia e talentos. O evento, desde sua primeira edição, em 2007, vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e deixando um legado cultural duradouro para as gerações futuras”, afirmou Katiuce Rodrigues, coordenadora do evento.

Neste ano, o festival espera um público superior a 10 mil pessoas, que poderão acompanhar diversas atrações durante os três dias de programação, incluindo mostras culturais, apresentações musicais, cozinha show com chef preparando receitas especiais ao vivo e concurso de gastronomia. “O festival oferece uma experiência integrativa e confortável para toda a família”, explicou Mamede Rebouças, diretor geral do evento.

Além de promover a valorização da culinária regional, o festival tem como uma de suas principais finalidades, através de capacitações para gestores e colaboradores de empresas locais, estimular o aprimoramento dos processos produtivos, incentivando o uso de novas técnicas e elevando a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas participantes do evento. Isso fortalece o setor empresarial, impulsiona a formalização dos empreendedores locais e gera oportunidades de emprego, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico da região.

“O Festival da Sardinha é uma celebração que vai além dos pratos servidos; é um retrato vivo da riqueza da Caponga. Cada edição ofereceu um mergulho no rico universo da culinária litorânea cearense, transformando a sardinha, antes subestimada, em um alimento apreciado por seus sabores distintos e valor nutricional. As atrações foram evoluindo ao longo dos anos, abrangendo desde competições culinárias até experiências de arte e música”, complementou o diretor.

Gastronomia: O Festival da Sardinha tem como atração principal a Sardinha. Serão comercializados diversos pratos preparados pelos chefs de cozinha local em uma Arena de Gastronomia. A arena é dividida em espaços para expositores do segmento de alimentação fora do lar; participação de comerciantes de alimentação como restaurantes, barracas de praia, lanchonetes, dentre outros.


Todos os expositores da Arena de Gastronomia participarão de uma capacitação de higiene, manipulação e preparação de alimentos tendo como ingrediente principal o pescado sardinha e frutos do mar. Os expositores receberão ainda uma consultoria para montagem e apresentação dos pratos que irão concorrer no Concurso de Gastronomia.

Além disso, o festival contará com concurso de pesca, oficina e concurso de gastronomia e a Cozinha Show, estrutura de cozinha montada para apresentações de receitas ao vivo, onde a sardinha é o ingrediente principal. No concurso de gastronomia são convidados chefs aclamados e autoridades para fazer parte da mesa avaliadora em um evento que apresenta inúmeras possibilidades gastronômicas e uma programação cultural e musical.

Na Cozinha Show, a Chef Van Régia terá como desafio a incorporação do ingrediente especial à receita, o refrigerante de guaraná Kuat, oportunizando a vivência de experiências gastronômicas únicas pelos turistas, visitantes e munícipes participantes do evento.

Arena de Empreendedorismo: O evento também contará com espaços destinados à exposição e comercialização do artesanato de Cascavel e da região do litoral leste cearense. Essa programação estará dentro da Arena de Empreendedorismo, que contará ainda com espaço de convivência e conhecimento destinado às instituições parceiras do evento; Rota das Falésias; Palco Viva Cultura com apresentações artísticas e culturais (música, dança, esquete teatral) com grupos locais e contará com um corredor de exposição com os desenhos selecionados do concurso de desenho.

O concurso de desenho contou com a participação de centenas de crianças. Em 2023, a temática do concurso de desenho é a comemoração dos 15 anos de festival. Os desenhos produzidos pelos alunos das escolas públicas municipais, matriculadas e frequentes do ensino fundamental, passam por 3 etapas de classificação e são premiados em uma solenidade na feira de artesanato da praia da Caponga, seguindo uma programação cultural com teatro, dança e música dos grupos do núcleo das artes da Caponga e Cascavel.

Turismo: Em 2023 o evento propõe ampliar a participação do comércio local através do selo “Fortaleço esse Cardume”. Por meio desse selo, empresas de diversos segmentos de Cascavel serão incentivadas a participar e divulgar o festival, ao mesmo tempo em que se beneficiam das ações voltadas para a melhoria da qualidade dos serviços e higiene e divulgação da marca nas redes sociais e site do evento. O selo irá gerar impacto direto na competitividade do local, atraindo um maior número de visitantes e impulsionando o turismo de experiência.

Para Mamede Rebouças, presidente da ASSETUC e diretor geral do evento, a parceria entre o festival e o comércio local fortalece a sinergia entre o setor turístico e as empresas da região, gerando um ciclo virtuoso de crescimento econômico e promoção dos serviços oferecidos. “Os visitantes do evento têm a oportunidade de desfrutar não apenas das atrações culturais e gastronômicas, mas também de conhecer e prestigiar os estabelecimentos comerciais locais, enriquecendo sua experiência na Caponga e Águas Belas, como hotéis, restaurantes, barracas de praia e passeios de buggy, barco e quadriciclo”, pontuou.

Programação musical: A 15ª edição do Festival da Sardinha levará o grande nome do samba nacional para a praia da Caponga, Demônios da Garoa. A banda paulista animará o Festival, na noite de sábado (11). Também no sábado, a banda cearense Superbanda e a cantora Gil Mendes sobem ao palco.

Já na sexta (10), para abrir a programação na arena de shows o grupo cenomusical Dona Zefinha, seguido pela banda o Verbo que volta a Caponga e trará muita animação para o público e para finalizar a noite o grande artista cearense Dorgival Dantas sobe ao palco com muito forró. A novidade desta edição é a noite de bênçãos, com Ana Clara e Ítalo Poeta, abrindo o festival na quinta-feira (09/11), que ainda terá o cantor e sanfoneiro Nonato Lima no palco.

O festival está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para erradicação da fome e combate à pobreza, estimulando o público à doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento, seja nas programações gerais ou musicais, para a Campanha Natal Solidário. Anualmente, centenas de cestas básicas são distribuídas às comunidades carentes do distrito e regiões vizinhas.

Ativação

Na primeira noite do evento, dia 9 de novembro o cliente que comprar um prato de sardinha na Arena Gastronômica ganhará uma lata do refrigerante Guaraná Kuat de brinde.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).