Pular para o conteúdo principal



Futricas Nordestinas

Cajueira lança primeiro e maior banco de fontes do Nordeste.


Diversidade Regional no Jornalismo. É com este propósito que a Cajueira, curadoria do jornalismo independente nos estados do Nordeste, lança o primeiro banco de fontes e de jornalistas nordestinos do Brasil. A ferramenta pioneira reúne contatos de mais de 2 mil especialistas da região, que poderão ser consultados por estado e por área de interesse.

O banco de fontes foi construído com indicações de universidades públicas nordestinas. O projeto é colaborativo. Ou seja, as pessoas podem indicar novos  nomes para compor o banco, que continuará crescendo. 

- Não existem cientistas ou economistas apenas no Sudeste, mas quando você lê o jornal ou liga a TV, percebe que a grande mídia não consulta pesquisadoras e pesquisadores nordestinos. O banco de fontes nordestinas é uma iniciativa que vai ajudar profissionais de imprensa do país inteiro a trazer mais diversidade regional nos seus conteúdos”, explica a cofundadora da Cajueira, Mariama Correia. 

O banco de fontes integra uma plataforma, chamada Rede Cajueira, que será lançada nestas quinta-feira (23 de novembro), em evento online, às 19 horas. A Rede Cajueira ainda agrega um banco de jornalistas, com contatos de profissionais da comunicação baseados no Nordeste e também é um agregador de notícias dos veículos de jornalismo independente da região. A curadoria da Cajueira já mapeou mais de 100 iniciativas de mídia independente no Nordeste. 

O lançamento da Rede Cajueira marca os três anos de existência da Cajueira, criada pelas jornalistas nordestinas Joana Suarez, Mariama Correia, Mariana Ceci e que conta com a jornalista Jayanne Rodrigues no comando do Cajuzap. A plataforma se soma a vários produtos lançados ao longo deste período. 

A Cajueira começou com uma newsletter quinzenal, que faz a curadoria dos conteúdos produzidos por veículos de jornalismo independente dos estados do Nordeste e já tem mais de 5 mil assinantes. O segundo produto foi o Cajuzap, com  notícias em áudio distribuídas de forma acessível pelo Whatsapp. 

Junto com nove iniciativas de jornalismo independente nordestinas, a Cajueira também lançou o Lume, um aplicativo de acessibilidade no jornalismo. Em 2023, a curadoria colocou no ar o Mapa Cajueira que, de forma interativa, mostra todos os veículos independentes catalogados pela curadoria nos estados nordestinos. 

Em breve, a Rede Cajueira também passará a ofertar cursos na área de comunicação. A ideia é que os conteúdos sejam desenvolvidos de forma colaborativa com outros os veículos independentes do Nordeste, promovendo tanto o desenvolvimento dos projetos pela oferta de conteúdos formativos quanto pela possibilidade de geração de renda. 

- Queremos promover a colaboração e o crescimento simultâneo das iniciativas de jornalismo independente nos nove estados da região”, afirma a jornalista e cofundadora Joana Suarez. Essa lógica de colaboração permeia todos os projetos da Cajueira, inclusive a própria constituição da Rede Cajueira, que tem um conselho consultivo de veículos nordestinos. O projeto tem financiamento programa de aceleração de negócios digitais do International Center for Journalists (ICFJ) e Meta e apoio institucional da Ajor.  

Para participar do lançamento da Rede Cajueira e saber mais sobre o projeto, basta acessar o link https://us05web.zoom.us/j/86062367768?pwd=PziDsSf0adQYBMX62OZG3wQeglXZRU.1,  a partir das 19 horas, desta quinta-feira (23 de novembro). O evento será online e aberto ao público. 

SOBRE A CAJUEIRAA Cajueira nasceu a partir da inquietação de mulheres jornalistas do Nordeste, que se incomodavam com a forma como o resto do Brasil enxerga a região, sempre mostrando fatos e acontecimentos sob a janela estreita dos estereótipos. 

Mostrar um Nordeste mais amplo do que as coberturas da grande mídia é a maior missão da Cajueira e de todos os produtos que ela lançou desde que surgiu. 

- Nosso trabalho de curadoria, seja por meio da newsletter, do Cajuzap, do Mapa Cajueira e, agora, da Rede Cajeuira, valoriza o que é produzido pelo jornalismo independente em cada estado, mostrando a diversidade da região e sua capacidade de retratar a si mesma e de produzir conteúdo de qualidade e informativo”, explica Nayara Felizardo, jornalista e uma das cofundadoras da Cajueira. 

Nayara lembra que os estados do Nordeste são quase sempre apresentados na mídia por imagens que remetem à miséria, seca e fome. Ou então, um lugar com belas praias onde as pessoas passam férias.

- A cobertura é sempre muito limitante. Somos uma região riquíssima, temos o maior número de estados entre as regiões brasileiras e a segunda maior população do país”, pontua. 

- Acredito que temos contribuído bastante para levantar o debate sobre a urgente descentralização do jornalismo no Brasil e o combate a preconceitos de origem na mídia. Quando começamos, esse era um tema que poucos veículos estavam pautando. Em três anos, temos acompanhado um fortalecimento do ecossistema de projetos independentes de jornalismo nordestinos e também um reconhecimento de veículos do eixo Sul e Sudeste de que é preciso olhar com seriedade para esses projetos. Acredito que nós temos um papel importante nisso’, finaliza Mariama Correia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre atriz Martha Vasconcelos

  Morreu, nesta sexta-feira (26.12.2025), a atriz cearense Martha Vasconcelos. Augusto Abreu : Minha querida amiga Martha Vasconcelos descanse em paz! De você só guardo afetuosas lembranças da vida e do palco. Dia triste!! Thadeu Nobre Rodrigues : Muito triste com a partida da Martha. O Ceará perdeu uma grande atriz... Muita luz e paz!! Deugiolino Lucas : Recebi nesta tarde de sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral, Membros da academia Cearense de Letras, TVC Canal 5, RÁDIO CEARÁ FM 87.1 e Membros da Academia Cearense de Teatro, o falecimento da nossa querida e amada atriz cearense MARTHA VASCONCELOS. Ainda estou bastante emocionado com a notícia de uma grandiosa amiga de cena e fora cena. MARTHA VASCONCELOS, teve uma trajetória invejável como atriz e como amiga. Representou para todos nós do fazer teatral uma lição de vida, uma valiosa importância pela sua contribuição e demonstração como ser humano e atriz. Super premiada, aplau...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre atriz Martha Vasconcelos

  Morreu, nesta sexta-feira (26.12.2025), a atriz cearense Martha Vasconcelos. Augusto Abreu : Minha querida amiga Martha Vasconcelos descanse em paz! De você só guardo afetuosas lembranças da vida e do palco. Dia triste!! Thadeu Nobre Rodrigues : Muito triste com a partida da Martha. O Ceará perdeu uma grande atriz... Muita luz e paz!! Deugiolino Lucas : Recebi nesta tarde de sexta-feira, 26 de dezembro de 2025, caríssimos amigos do FACE, Imprensa, Classe Teatral, Membros da academia Cearense de Letras, TVC Canal 5, RÁDIO CEARÁ FM 87.1 e Membros da Academia Cearense de Teatro, o falecimento da nossa querida e amada atriz cearense MARTHA VASCONCELOS. Ainda estou bastante emocionado com a notícia de uma grandiosa amiga de cena e fora cena. MARTHA VASCONCELOS, teve uma trajetória invejável como atriz e como amiga. Representou para todos nós do fazer teatral uma lição de vida, uma valiosa importância pela sua contribuição e demonstração como ser humano e atriz. Super premiada, aplau...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...