Pular para o conteúdo principal



IV Festa Literária da Diversidade Sexual celebra conexões

A IV Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS) está prestes a encantar Fortaleza, trazendo consigo a energia vibrante da diversidade e das expressões literárias LGBTQIA+.

Com o tema "Escritas do Orgulho: Festejar Nossa Cena Sem baixar a Resistência!”, o Festival acontece desta sexta-feira (23) a domingo (26 de novembro de 2023), no Theatro José de Alencar (TJA), no Espaço Cena, na Praça Mestre Boca Rica, com entrada pela rua 24 de maio, com ampla programação gratuita que pode ser conferida em www.flids.org. O TJA é um espaço inclusivo com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

A Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS) tem o apoio institucional da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio do XI Edital das Artes, é realizada pela N3 Produções, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, por meio do TJA.


Foto Camila Almeida

CLIQUE AQUI PARA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Pp 0,1 literatura LGBTQIA+, podendo adquirir desde raridades clássicas a best sellers atuais, passando pelas últimas novidades da produção local com esse viés. Os encontros literários vão proporcionar uma celebração da literatura e da cultura escrita, em que escritores, editores, livreiros e leitores se reúnem para divulgar livros, autores, editoras e outros trabalhos editoriais. Já a Feirinha Criativa promoverá o encontro de pequenos produtores LGBTs de vários setores e negócios locais como artesanato, moda, papelarias e marcas autorais, gastronomia, com a exposição de seus produtos e serviços.

Oficinas: Para promover a literatura da diversidade também por meio de processos formativos de qualidade, a FLIDS oferecerá oportunidades imperdíveis de oficinas e minicursos gratuitos: Nas tardes de quinta e sexta, acontece a Oficina de Escrita Criativa voltada para pessoas LGBTQIA+, na qual participantes de todas as idades poderão aprender mais sobre técnicas narrativas e criação de conteúdos de ficção com o professor facilitador Mateus Lins ( quinta e sexta, dias 23 e 24 de novembro, de 14h a 17h). Além da oficina, haverá dois minicursos: “Arte e política: o que pode a literatura LGBTQIA+”, com Wes Viana ( quinta, 23, 14h) e “Como construir personagens negros e LGBTQIA+” com Camila Cerdeiras (sexta, 24, 14h). Todas essas atividades vão oferecer certificado de participação e recebem inscrições pela bio do instagram da Flids - @flidsoficial - e pelo site www.flids.org

Rodas de Conversas: As rodas de conversas serão encontros lindos e enriquecedores num ambiente que possibilitará a ressignificação de saberes, conectando os participantes.

Uma delas, por exemplo, acontece no dia 23 de novembro, quinta-feira, às 15 horas, com o tema “Adoção por LGBTs, como adotar / experiência de quem já adotou”, com advogados especialistas e pais LGBTs que já adotaram”.

Mesas e Seminários: 
As mesas de debate no seminário da FLIDS são ambientes de trocas intergeracionais de saberes e afetos, de modo a enriquecer a compreensão coletiva sobre as temáticas LGBTQIA+. No dia 23 de novembro, quinta-feira, acontecerá a Mesa 1 - com o tema “Panorama atual da literatura LGBTQIA+: processos criativos, estratégias de fortalecimento e o poder das escrevivências”, com diversos nomes da cena literária fortalezense, além da presença de gestores culturais.

A Mesa 2 do seminário terá o tema “Comunicação antirracista e anti-LGBTQIA+fobia” e será realizada em 24 de novembro, sexta-feira, com especialistas no assunto, oferecendo certificado de participação para alunos de jornalismo, assessores de imprensa e demais interessados. E em 25 de novembro, sábado, acontecerá a Mesa 3, com o tema “Vozes da Diversidade de Fortaleza: palavras que transformam”, na qual cerca de 10 autores e autoras LGBTs, principalmente representantes da nova cena de Fortaleza, comentam suas obras e leem trechos. As mesas acontecem no Teatro Morro do Ouro, com 80 lugares, e a entrada é por ordem de chegada.

Bate-papo com Stênio Gardel seguido de tarde de autógrafos. Uma oportunidade de conhecer melhor esse cearense de Limoeiro do Norte que acaba de orgulhar todo o Brasil ao receber um dos mais prestigiosos prêmios literários do mundo. Sábado, dia 25/11 - 17h - assista, no Teatro Morro do Ouro, o público vai poder acompanhar um bate-papo ao vivo com o autor de ‘A Palavra que Resta’, levar seu exemplar para autografar ou adquirir um novinho na feirinha de livros da Flids. Entrada franca.

Mostras de Esquetes: Nos dias 23, 24 e 25 de novembro vai rolar a Mostra de Esquetes Teatrais “Caio Fernando Abreu”, com atores e atrizes egressos dos cursos do CPBT do TJA, em meio a programação.

Podcast Conversa Viada:
No sábado (25 de novembro), às 14 horas, a FLIDS apresenta uma super novidade: o podcast ao vivo “Conversa Viada”, apresentado por Fábio Nobre e Alyson Almeida, a dupla vai entrevistar ao vivo e de forma irreverente e descontraída a diva Lena Oxa, em seguida, a dupla realiza o jogo do ‘Gonga ou Salva’ de séries e filmes baseados em livros LGBTs ao lado do expert Cândido Matos, para o público que e que é fã (ou hater) levar sua torcida e participar com a vaia cearense defendendo ou não a produção atual de séries e filmes LGBTQIA+.

Shows e performances: De 23 a 26 de novembro, a partir das 20 horas, as noites serão festivas e bastante animadas com programação artística no Palco da Praça Mestre Boca Rica, com dança e muita música. São atrações: MPB delicinha com Jon Olyveyra; a performer e DJ Deydianne Piaf; DJ Fabinho Vieira comandando a Patuscada; O cantor Lion, nova sensação da cena alternativa cearense num espetáculo autoral inédito com dançarinos e performers; a primeira e única banda de forró composta somente por Drags, a Forró Drag, trazendo o melhor do forró das antigas; samba não-binárie e ousado com o sensacional e performático Paulinho Marinho, mesa de samba para todes com um dos grupos preferidos da cidade, o Essas Mulheres; a imperdível Festa Relance com o DJ Victor Azevedo; A DJ Drag babado Rayana Rayovack e um show de Drag Transformismo com a Diva Flávia Fontenelle em Bethanias Poéticas, homenageando Maria Bethânia e seus famosas declamações de poemas em discos clássicos.

Slam e Sarau Poético: A programação da FLIDS é plural e envolve também batalhas de slam e saraus, ações que revelam talentos e servem de vitrine para autores diversos. Na quinta-feira (23), às 17 horas, vai rolar o Sarau “Poesia Para Amar de Toda Forma” e na sexta (24), também às 17 horas, é a vez do ‘Slam Pretas Potências’, uma oportunidade de se emocionar vendo um verdadeiro show de improviso, talento e atitude.

Sobre a FLIDS: A Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS) é um evento anual que visa promover a diversidade, inclusão e visibilidade para a comunidade LGBTQIA+, por meio da literatura e das artes. Em sua IV edição, a FLIDS reafirma seu compromisso em oferecer um espaço acolhedor e festivo para celebrar a pluralidade de vozes e narrativas. A FLIDS oferece a oportunidade de conhecer autores, participar de palestras e debates, além de descobrir novos talentos e obras literárias, onde as vozes da comunidade LGBTQIA+ são celebradas, reconhecidas e amplificadas, sempre com programação de alta qualidade e gratuita.

SERVIÇO
IV Festa Literária da Diversidade Sexual (FLIDS)
Theatro José de Alencar, no Espaço Cena, na Praça Mestre Boca Rica,
Rua 24 de maio, 600, Centro.
Horários: das 14 às 22 horas ( de sexta a sábado ) e de 10 a 18 horas (domingo)
Acesso livre e gratuito
Para mais informações sobre a FLIDS, acesse flids.org ou entre em contato através das redes sociais pelo endereço eletrônico @flidsoficial e e-mail: contato.flids@gmail.com .

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...