Pular para o conteúdo principal



5 mil na XXIX Corrida Unifor


Na manhã deste domingo (10), a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, foi palco da XXIX Corrida Unifor (foto Ares Soares).

O evento, que marcou o encerramento das comemorações dos 50 anos da Unifor, atraiu mais de 5 mil competidores, que lotaram o Campus para disputar as provas de>

  • 5 quilômetros (km).
  • 10 quilômetros.
  • 21 quilômetros.
  • Categoria especial para Pessoas com Deficiência (PCD).

Na prova de 5 km, divisão que reúne o maior número de competidores, André Carlos Sousa Sales, do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi o primeiro do dia a cruzar a linha de chegada, enquanto Karine Paiva Colares garantiu o primeiro lugar entre as mulheres.

- Fico feliz em vencer a Corrida Unifor. É uma prova de nível nacional organizada por uma instituição que é referência. Cheguei a fazer alguns treinos na universidade e, como bom cearense, me desafiei a participar dessa edição da corrida e, graças a Deus, saí vencedor. Parabenizo a Unifor pelos 50 anos e a organização pela prova”, destacou o atleta vencedor.

A prova de 10 km contou com a participação estrelada de Marílson dos Santos, tricampeão da Corrida de São Silvestre e duas vezes vencedor da Maratona de Nova Iorque. Apesar do currículo, a vitória no masculino ficou com Valdison das Neves Silva. Entre as mulheres, a atleta da Unifor, Pedrina Silva Vieira, repetiu seu sucesso de 2022, e se tornou bicampeã da etapa.

Embaixador da Corrida Unifor, Marílson dos Santos se disse 'maravilhado' pela prova e comentou sua nova fase nas competições: 

- Pude acompanhar toda a organização da prova e garanto que hoje tivemos uma prova maravilhosa, que não deve nada para outras competições que disputei no Brasil e no exterior. Ao longo do percurso o clima foi de muita descontração e amizade entre os competidores. Pretendo voltar mais vezes, principalmente nesse novo momento da minha vida, deixando o cronômetro de lado e não se preocupando com marca ou com as primeiras posições. Pude me divertir em Fortaleza nesta manhã”, disse um dos maiores ídolos do atletismo brasileiro.

Marílson, inclusive, foi lembrado pelo grande vencedor da inédita meia-maratona, Joílson Bernardo da Silva. 

- A Corrida Unifor tem um significado especial. Lembro de grandes atletas que participaram do evento desde a década de 1990 e hoje pude colocar meu nome na história e me sagrar campeão da primeira meia-maratona. Uma vitória que tem um significado ainda maior ao saber que Marílson dos Santos está acompanhando tudo de perto, algo que é muito especial, pois é um grande ídolo para mim e para vários outros competidores”.

Recuperada de uma lesão que quase a impediu de participar da etapa, Aline Prudêncio de Freitas, a Aline Pru Pru, foi a primeira mulher vencedora na prova de 21 km para mulheres.

Inclusão: A diversidade e inclusão foram temas centrais da 29ª Corrida Unifor, refletindo o legado e a contribuição da instituição para a comunidade ao longo de suas cinco décadas de existência. Para a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, Adriana Helena Santos:

- A Unifor é pioneira em corrida de rua em Fortaleza e no Estado do Ceará. Uma edição como essa, que marca os 50 anos com provas emocionantes e uma inédita categoria de 21 quilômetros é também a edição que ficará para a história pela inclusão. Foram mais de 700 competidores nas seis baterias voltadas para o público PCD, sendo um dos certames mais importantes do Brasil quando o assunto é inclusão, saúde e bem-estar. Para a Unifor, isso reverbera de forma muito positiva, porque se entrelaça também com nossa missão, que Ensinando e Aprendendo", pontuou a vice-reitora. 

A iniciativa da Unifor é particularmente significativa ao ter proporcionado isenção na taxa de inscrição para os competidores PCD e acessibilidade, como o Regulamento em Braille, reforçando o princípio da corrida em prol da inclusão. Neste ano, a corrida teve seis categorias específicas para PCD: Deficiente Visual, Deficiente Físico, Deficiente Auditivo, Deficiente Intelectual, Deficiências Múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A primeira dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, foi quem deu a largada para os mais de 700 competidores. Ao final da prova, ela reforçou o papel que a Universidade desempenha na sociedade cearense.

- Essa iniciativa da Unifor é louvável, não só nas comemorações de 50 anos, mas por tudo o que ela já fez ao longo de toda sua história dedicada à filantropia para o Estado do Ceará e para a Capital, com serviços de saúde, além trabalhos de extensão importantes para nossa população e para pessoas com deficiência. Trazer uma oportunidade para essas pessoas saírem de casa e ter um momento de superação e convivência um com os outros mostram a ousadia e o protagonismo da Unifor, bem como o exemplo que a instituição é para o Governo do Estado”, concluiu Lia Freitas.

VENCEDORES DA 29ª CORRIDA UNIFOR

  • FEMININO-5 km

  1. Karine Paiva Colares
  2. Maria do Socorro de Silva Lima
  3. Maria do Socorro Alves Bezerra
  • FEMININO-10 km
  1.  Pedrina Silva Vieira
  2. Aline de Araújo Barbosa
  3. Amanda de Oliveira Freitas
  • FEMININO-21 km
  1. Aline Prudêncio de Freitas
  2. Fernanda Pereira da Silva
  3. Ana Catarina Amâncio de Oliveira
  4. Edileusa Souza Lima
  5. Daniele Lima de Sousa
MASCULINO-5 km
  1. André Carlos Sousa Sales
  2. Antônio José de Sousa Lopes
  3. Matheus Leandro de Alencar 
MASCULINO-10 km
  1. Valdison das Neves Silva
  2. José Wilson Coelho Neto
  3. Luiz Guilherme Maciel Melo
  • MASCULINO-21 km
  1. Joilson Bernardo da Silva
  2. Rafael Almeida Silvestre
  3. Pedro Ferreira Silva
  4. Ronyglayson da Silva Ferreira
  5. Fabiano Saldanha Evangelista
  • CORRIDA DOS PCDS
  1. Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais do Eusébio (NAMME).
  2. Núcleo de  Atendimento Pedagógico Especializado de Maranguape (NAPE).
  3. Projeto Inclusão Remar.
Sorteios dos brindes
  • Uma Geladeira Esmaltec: Associação Cearense de Distrofias Musculares (ACDM).
  • Um Fogão Esmaltec : Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEN).
  • Um Gelágua Esmaltec: Associação Sobralense de Paradesporto (ASPA).
  • Um ano de gás da Nacional Gás: Instituto Felippo Esmaldone.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...