Pular para o conteúdo principal



5 mil na XXIX Corrida Unifor


Na manhã deste domingo (10), a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, foi palco da XXIX Corrida Unifor (foto Ares Soares).

O evento, que marcou o encerramento das comemorações dos 50 anos da Unifor, atraiu mais de 5 mil competidores, que lotaram o Campus para disputar as provas de>

  • 5 quilômetros (km).
  • 10 quilômetros.
  • 21 quilômetros.
  • Categoria especial para Pessoas com Deficiência (PCD).

Na prova de 5 km, divisão que reúne o maior número de competidores, André Carlos Sousa Sales, do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, foi o primeiro do dia a cruzar a linha de chegada, enquanto Karine Paiva Colares garantiu o primeiro lugar entre as mulheres.

- Fico feliz em vencer a Corrida Unifor. É uma prova de nível nacional organizada por uma instituição que é referência. Cheguei a fazer alguns treinos na universidade e, como bom cearense, me desafiei a participar dessa edição da corrida e, graças a Deus, saí vencedor. Parabenizo a Unifor pelos 50 anos e a organização pela prova”, destacou o atleta vencedor.

A prova de 10 km contou com a participação estrelada de Marílson dos Santos, tricampeão da Corrida de São Silvestre e duas vezes vencedor da Maratona de Nova Iorque. Apesar do currículo, a vitória no masculino ficou com Valdison das Neves Silva. Entre as mulheres, a atleta da Unifor, Pedrina Silva Vieira, repetiu seu sucesso de 2022, e se tornou bicampeã da etapa.

Embaixador da Corrida Unifor, Marílson dos Santos se disse 'maravilhado' pela prova e comentou sua nova fase nas competições: 

- Pude acompanhar toda a organização da prova e garanto que hoje tivemos uma prova maravilhosa, que não deve nada para outras competições que disputei no Brasil e no exterior. Ao longo do percurso o clima foi de muita descontração e amizade entre os competidores. Pretendo voltar mais vezes, principalmente nesse novo momento da minha vida, deixando o cronômetro de lado e não se preocupando com marca ou com as primeiras posições. Pude me divertir em Fortaleza nesta manhã”, disse um dos maiores ídolos do atletismo brasileiro.

Marílson, inclusive, foi lembrado pelo grande vencedor da inédita meia-maratona, Joílson Bernardo da Silva. 

- A Corrida Unifor tem um significado especial. Lembro de grandes atletas que participaram do evento desde a década de 1990 e hoje pude colocar meu nome na história e me sagrar campeão da primeira meia-maratona. Uma vitória que tem um significado ainda maior ao saber que Marílson dos Santos está acompanhando tudo de perto, algo que é muito especial, pois é um grande ídolo para mim e para vários outros competidores”.

Recuperada de uma lesão que quase a impediu de participar da etapa, Aline Prudêncio de Freitas, a Aline Pru Pru, foi a primeira mulher vencedora na prova de 21 km para mulheres.

Inclusão: A diversidade e inclusão foram temas centrais da 29ª Corrida Unifor, refletindo o legado e a contribuição da instituição para a comunidade ao longo de suas cinco décadas de existência. Para a vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária, Adriana Helena Santos:

- A Unifor é pioneira em corrida de rua em Fortaleza e no Estado do Ceará. Uma edição como essa, que marca os 50 anos com provas emocionantes e uma inédita categoria de 21 quilômetros é também a edição que ficará para a história pela inclusão. Foram mais de 700 competidores nas seis baterias voltadas para o público PCD, sendo um dos certames mais importantes do Brasil quando o assunto é inclusão, saúde e bem-estar. Para a Unifor, isso reverbera de forma muito positiva, porque se entrelaça também com nossa missão, que Ensinando e Aprendendo", pontuou a vice-reitora. 

A iniciativa da Unifor é particularmente significativa ao ter proporcionado isenção na taxa de inscrição para os competidores PCD e acessibilidade, como o Regulamento em Braille, reforçando o princípio da corrida em prol da inclusão. Neste ano, a corrida teve seis categorias específicas para PCD: Deficiente Visual, Deficiente Físico, Deficiente Auditivo, Deficiente Intelectual, Deficiências Múltiplas e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A primeira dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, foi quem deu a largada para os mais de 700 competidores. Ao final da prova, ela reforçou o papel que a Universidade desempenha na sociedade cearense.

- Essa iniciativa da Unifor é louvável, não só nas comemorações de 50 anos, mas por tudo o que ela já fez ao longo de toda sua história dedicada à filantropia para o Estado do Ceará e para a Capital, com serviços de saúde, além trabalhos de extensão importantes para nossa população e para pessoas com deficiência. Trazer uma oportunidade para essas pessoas saírem de casa e ter um momento de superação e convivência um com os outros mostram a ousadia e o protagonismo da Unifor, bem como o exemplo que a instituição é para o Governo do Estado”, concluiu Lia Freitas.

VENCEDORES DA 29ª CORRIDA UNIFOR

  • FEMININO-5 km

  1. Karine Paiva Colares
  2. Maria do Socorro de Silva Lima
  3. Maria do Socorro Alves Bezerra
  • FEMININO-10 km
  1.  Pedrina Silva Vieira
  2. Aline de Araújo Barbosa
  3. Amanda de Oliveira Freitas
  • FEMININO-21 km
  1. Aline Prudêncio de Freitas
  2. Fernanda Pereira da Silva
  3. Ana Catarina Amâncio de Oliveira
  4. Edileusa Souza Lima
  5. Daniele Lima de Sousa
MASCULINO-5 km
  1. André Carlos Sousa Sales
  2. Antônio José de Sousa Lopes
  3. Matheus Leandro de Alencar 
MASCULINO-10 km
  1. Valdison das Neves Silva
  2. José Wilson Coelho Neto
  3. Luiz Guilherme Maciel Melo
  • MASCULINO-21 km
  1. Joilson Bernardo da Silva
  2. Rafael Almeida Silvestre
  3. Pedro Ferreira Silva
  4. Ronyglayson da Silva Ferreira
  5. Fabiano Saldanha Evangelista
  • CORRIDA DOS PCDS
  1. Núcleo de Apoio Municipal aos Munícipes com Necessidades Especiais do Eusébio (NAMME).
  2. Núcleo de  Atendimento Pedagógico Especializado de Maranguape (NAPE).
  3. Projeto Inclusão Remar.
Sorteios dos brindes
  • Uma Geladeira Esmaltec: Associação Cearense de Distrofias Musculares (ACDM).
  • Um Fogão Esmaltec : Fundação Perpétua Magalhães (FUNPEN).
  • Um Gelágua Esmaltec: Associação Sobralense de Paradesporto (ASPA).
  • Um ano de gás da Nacional Gás: Instituto Felippo Esmaldone.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia