Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta segunda-feira (22 de janeiro de 2024), para:

  • 65 anos de Maria do Socorro Alves (foto).
  • 59 anos do cantor baiano Roberto Pereira dos Santos/Beto Jamaica (foto).
  • 54 anos do cantor gaúcho Armando Antônio Silveira-Armandinho (foto).
  • 45 anos da cantora paulista Luciana Mello (foto).
  • 42 anos da jornalista Priscila Saldanha (foto).
  • 36 anos de Charleson Farias.
  • 30 anos de jornalista Andressa Santos (foto).
  • 23 anos de Marcelo Teixeira (foto).
  • Jornalista Glaymerson Moises (foto).
  • Radialista George Melo Escossia Barbosa.
  • Radialista Luciano Antônio Leopoldo Silva.
  • Evanielle Holanda.



  • 100 anos do nascimento do músico, trombonista de Jazz estadunidense J.J. Johnson (foto).
  • 47 anos da morte da cantora Maysa Figueira Monjardim Matarazzo (foto).
  • 13 anos do lançamento do Programa 'Blim Blem Blom', na Rádio MEC-Criado e produzido por Tim Rescala, com a intenção de apresentar a Música Clássica, seus compositores e elementos ao público infantil.
  • Dia de São Vicente.
  • Dia consagrado a Apolo.
Arquivo Nirez para 22 de janeiro na História do Ceará:
  • 1826 - Escolhidos pelo imperador Dom Pedro I os primeiros senadores que teve o Ceará, retirados de lista apresentada pelo corpo eleitoral: Oeynhausen e Grevembourg (Visconde, depois Marquês de Aracati), João Antônio Rodrigues de Carvalho, Pedro José da Costa Barros e Mota Teixeira.
  • 1859 - Publicado o primeiro número do jornal "A Semana", semanário literário, industrial, noticioso e comercial, impresso na Tipografia Brasiliense.
  • 1881 - Alguns logradouros de Fortaleza têm seus nomes alterados: Praça da Lagoinha muda para Praça Comendador Teodorico; Praça da Boa Vista (Coração de Jesus) passa a ser Praça Dr. José Júlio; ePraça de Jacarecanga (do Liceu) muda para Praça Senador Fernandes Vieira.
  • 1891 - Assume o Governo do Ceará o major Benjamin Liberato Barroso, capitão de engenheiros.
  • 1905 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Escola Jesus Maria José sob os auspícios de Dom Joaquim José Vieira, para os meninos desvalidos, dirigida por irmãs de Caridade. A construção se iniciou em 14/9/1902, na Rua Coronel Ferraz ao lado da Igreja do Pequeno-Grande, compreendendo todo o quarteirão da Rua Visconde de Saboia até a Rua do Pocinho. Depois, funcionou no prédio, o Serviço de Profilaxia, o Cine Paroquial, a Rádio Assunção Cearense, Organizações O Gabriel, a Marcosa, a Escola Nossa Senhora Aparecida e hoje o prédio encontra-se abandonado caindo aos pedaços apesar de tombado pela Prefeitura.
  • 1914 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, o capitão-tenente Benedito Ernesto Nunes Leal, que substitui o também capitão-tenente Miguel de Castro Caminha.
  • 1925 - Começa a circular em Fortaleza o jornal "Bric-à-Brac", com redação de J. Nogueira, Arruda Gondim e Junqueira Guarani.
  • 1930 - Morre, em Fortaleza, o antigo comerciante Evaristo Maia.
  • 1930 - Falecimento em Fortaleza o missionário Frei Odilon Gelhaus, este, nascido na Alemanha.
  • 1936 - Noticia-se que o capitão José Nogueira, aqui enviado pelo Governo Federal, tem uma relação de todos os cearenses comprometidos com o comunismo. O chefe de Polícia, tenente Manuel Cordeiro Neto declara que “o público terá grandes surpresas por ocasião da divulgação dos nomes”.
  • 1939 - Solene inauguração da Capela de São Pedro (Igreja de São Pedro), na Praia de Iracema, sendo oficiante dom Manuel da Silva Gomes, arcebispo metropolitano de Fortaleza. Sua construção foi coordenada por comissão liderada por Mariinha Holanda.
  • 1939 - Encerra-se, com jogo no Campo do Prado entre Fortaleza Esporte Clube e Sport Club Maguari, o Campeonato Cearense de Futebol de 1938, saindo vencedor o Fortaleza Esporte Clube pela contagem de 7x4, sagrando-se Bicampeão.
  • 1940 - Inauguração da filial de Fortaleza das Lojas Rianil, da firma carioca Abreu & Rego, na Rua Floriano Peixoto, 464. O prédio era pintado de azul-rei e seu slogan era “Rianil, a loja azul da Floriano Peixoto”.
  • 1943 - A Empresa São José, de ônibus, de Oliveira Paula, a maior organização de transportes da época, localizada na Rua Liberato Barroso, 254, adquire por compra, os 11 ônibus que compunham a Empresa Maia, que fazia a linha “Alagadiço”, passando a monopolizar aquela zona da cidade com as linhas Otávio Bonfim, São Gerardo e Alagadiço. A Empresa São José chama-se hoje Viação Vitória Ltda.
  • 1944 - Chove ininterruptamente durante todo o dia em Fortaleza.
  • 1946 - Assume a Secretaria de Polícia e Segurança Pública, o advogado Romeu Coelho Martins.
  • 1952 - Assassinado, em plena rua, a tiros de revólver, o advogado Pedro Wilson Maciel Mendes, que atuava no Fórum de Fortaleza, pelo também advogado Francisco Carvalho Pereira, com quem mantinha acesa polêmica em razão de uma causa em que ambos eram interessados. Pedro Wilson era nascido em Baturité no dia 24/10/1913.
  • 1952 - O Estádio Municipal passa a chamar-se Estádio Presidente Getúlio Vargas, ou simplesmente Estádio Presidente Vargas, hoje chamado apenas de PV.
  • 1959 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 73 anos de idade, o poeta, bacharel em direito e ex-interventor do Ceará, Benedito Augusto Carvalho dos Santos (Beni Carvalho), aracatiense nascido em 3/10/1886 e que hoje é nome de rua na Aldeota e Dionísio Torres, em Fortaleza. Pena que as placas que denominam a rua tragam, erradamente, o nome de Rua Beni de Carvalho. Era membro da Academia Cearense de Letras-ACL.
  • 1965 - Suicida-se, aos 44 anos de idade, o comerciante Carlos de Oliveira Cavalcante, proprietário do Posto Cearense.
  • 1967 - Instala-se o I Congresso Cearense de Odontologia.
  • 1973 - Depois de uma vida de sacrifício, Expedito Ribeiro de Freitas que foi servente, condutor de trem e chegando a bacharelar-se em Administração, pela Escola de Administração em 1972, falece, em Fortaleza, aos 60 anos, vítima de enfarto quando realizava um checape. Era funcionário do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas- DNOCS.
  • 1975 - Caem as primeiras chuvas do ano em Fortaleza.
  • 1979 - Inaugura-se o Edifício Conselheiro Waldemar Alcântara, sede própria do Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, na Rua Oswaldo Cruz, 1024, na Aldeota.
  • 1982 - Muda o comando no 23º Batalhão de Caçadores-23 BC, saindo o coronel Élio de Abreu Braga e assumindo o coronel Nílton Guimarães Novaes.
  • 1985 - Morre, em sua terra natal, o Trairi-Ceará, o compositor, músico e bandolinista Ferdinand Damasceno. Vivia da exploração da Pesca.
  • 1985 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador João Carlos de Oliveira Castro, substituindo Luiz Carlos Baginsk Filho, do mesmo posto.
  • 1992 - Morre, aos 90 anos de idade, o general de Divisão Manuel Cordeiro Neto, vítima de isquemia cerebral, na Casa de Saúde São Raimundo, sendo seu corpo velado na Funerária Ternura na Rua Padre Valdivino, 2255, na esquina com a Rua Tibúrcio Cavalcante e sepultado no dia seguinte no Cemitério de São João Batista. Advogado em 1927, foi telegrafista, Chefe de Polícia, Secretário de Segurança e Prefeito. Chegou ao generalato em 1959. Era cearense de Russas nascido em 30/12/1901.
  • 1992 - Iniciam-se, pela Construtora Andes S. A., as obras de construção do viaduto que elevará a Avenida 13 de Maio sobre a Avenida Aguanambi, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF.
  • 1992 - Morre em Fortaleza o médico Tarciso Soriano Aderaldo.
  • 1999 - O Centro de Operações Policiais Militares-Copom é reestruturado passando a denominar-se Centro Integrado de Operações de Segurança - Ciops, no mesmo local, o quartel da Praça José Bonifácio.
  • 2002 - Morre, vítima de diabetes, aos 88 anos de idade, no Rio de Janeiro, o ex-deputado estadual e federal, advogado e professor Ernesto Gurgel Valente, cearense de Aracati nascido em 12/4/1913.
  • 2003 - Passagem de comando no 23º Batalhão de Caçadores, quando o coronel de infantaria José Sérgio de Araújo Cavalcante passa o comando para o também coronel de infantaria João Batista Stevaux, no quartel daquela corporação, na Avenida 13 de Maio, 1589, bairro de Fátima, às 16h, com a presença do comandante da 10ª Região Militar - 10RM, general de divisão Ulisses Lisboa Perazzo Lannes.
  • 2005 - Assume o comando da Base Aérea de Fortaleza o coronel aviador Carlos de Almeida Batista Júnior, substituindo Otto Uwe Voget, do mesmo posto.
  • 2008 - Realizada na Associação Cearense de Imprensa-ACI, eleições para a nova Diretoria. A Chapa 1, é encabeçada pela jornalista Maria Ivonete Moreira Maia (Ivonete Maia) (presidente), Isabel Pinheiro (1º vice-presidente) e Wilame Moura (2º vice-presidente). A Chapa 2 tem à frente Gerson do Valle (presidente), Zairton Cavalcante (1º vice-presidente) e João Ramos (2º vice-presidente). Cerca de 300 associados têm direito a voto. A Diretoria anterior foi afastada pela acusação de fraude no Prêmio ACI de Jornalismo 2007. O episódio resultou na saída dos envolvidos, levando a associada Sílvia Helena Brawn a assumir, provisoriamente, a direção da entidade até que uma nova eleição fosse realizada. O trecho onde se localiza a sede da entidade, o Edifício Perboyre e Silva (Palácio da Imprensa) na Rua Floriano Peixoto, 735, no Centro de Fortaleza, é liberado para que os associados possam estacionar seus veículos durante a votação. Após a apuração, sai vencedora a Chapa 1, encabeçada pela jornalista Maria Ivonete Moreira Maia, que volta à presidência da entidade após 16 anos, numa esmagadora vitória de 172x16.

Com informações da:

  • Apcdec.
  • Facebook.
  • Wikipedia.
  • Frisson News.
  • Arquivo Nirez.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...