Pular para o conteúdo principal



Fortaleza recebe Festival Bike Arte Brasil

Fortaleza recebe, neste sábado (24) e domingo (25/2/2024), o Festival Bike Arte Brasil, que tem como foco:
  • Mobilidade Rrbana.
  • Uso da Bicicleta.
  • Direito à Cidade. 

O Evento é gratuito e acontece na Praça Castelo Encantado (Cais do Porto). Na Programação, que prevê Oficinas, Workshops e Atrações Musicais, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) oferece o Serviço do Bike sem Barreiras, promovendo Passeios Inclusivos com uso de Bicicletas Adaptadas, e orienta a população sobre o Re-Ciclo (Programa gratuito de Coleta Seletiva por agendamento com uso de Triciclos Elétricos).

Fortaleza é destaque nacional em Mobilidade Urbana e Políticas Públicas para o uso de Bicicleta. De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à Infraestrutura Cicloviária, com 51% dos habitantes, morando a menos de 300 metros de:
  • Ciclovia.
  • Ciclofaixa.
  • Ciclorrota.
  • Passeio Compartilhado.
Com a nova Política Cicloviária Pedala Mais, a Gestão Municipal vem investindo em Infraestrutura e Soluções Inovadores para incentivar o uso da Bicicleta, visando dobrar o número de usuários de Bike na Capital, de 5% para 10%, pelos próximos 10 anos. Atualmente, Fortaleza possui 436,1 quilômetros de Ciclofaixas, Ciclovias, Ciclorrotas ou Passeios Compartilhados. Fortaleza deve alcançar a marca de 500 quilômetros de Infraestrutura Cicloviária até dezembro de 2024.

Festival Bike Arte Brasil: O Festival Bike Arte Brasil é uma iniciativa do Instituto Aromeiazero, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura via Ministério da Cultura. Esta edição conta com o apoio da PMF, por meio da:
  • Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
  • Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
  • Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).
O Festival Bike Arte Brasil depois de Fortaleza segue para:
  • São Paulo-SP.
  • Campinas-SP.
  • Blumenau-SC.
  • Manaus-AM.
Composto por coletivos sociais, o Festival Bike Arte Brasil surge como um ato de resistência e reivindicação do Direito à Cidade, buscando a valorização da Cultura da Periferia e promovendo a conexão com a Rua e o Meio Ambiente.

O Festival Bike Arte Brasil inclui:
  • Apresentações Teatrais.
  • Performances.
  • Aulas de Pedal.
  • Aulas de Mecânica Comunitária para Conserto de Bicicletas.
  • Pedalada com os Coletivos Servilost, Grau e BMX.
  • Roda de Samba com Samba de Odé e Choro de Mulheres.
Bike sem Barreiras: O Projeto Bike sem Barreiras, iniciativa promovida pela AMC em parceria com a Uninassau, é parte da Programação do Festival no sábado (24/2/2024), de 15 às 19 horas, na Praia do Mucuripe.

A ação de Mobilidade Inclusiva já é consolidada no Calendário de Esporte e Lazer de Fortaleza e promove Passeios com uso de Bicicletas Adaptadas, beneficiando Pessoas com Deficiência (PcD), Mobilidade Reduzida ou Autismo. Para participar, os interessados devem apenas apresentar documento de identificação com foto na Tenda do Programa Bike sem Barreiras.

O Projeto Bike sem Barreiras dispõe de três modelos de Bicicletas Adaptadas:
  1. Triciclo Adaptado para ser pedalado com as Mãos-Handbike.
  2. Bicicleta Dupla, pedalada por uma Pessoa com Deficiência Visual e pelo Acompanhante.
  3. Bike The Duet composta por uma Cadeira de Rodas no lugar da Roda Dianteira, voltada para usuários com Tetraplegia ou Deficiência Múltipla.
Programação-Sábado (24/2/2024)
  • 13 às 19 horas: apresentador Diego Paula de Araujo (@acervomucuripe), DJ Bugzinha (@bugzinha_) e Mecânica Comunitária com Evanesio Cicloficina (@biemex_house).
  • 14 às 17 horas: Oficina Lambendo Memórias dos Caminhos do Grande Mucuripe com Crauá Coletiva Ambiental (@crauacoletivaambiental).
  • 15 às 18 horas: Oficina Cria e Tinta com Cunhã (@osimprovaveis085 e @leticiaoliveira085).
  • 15 às 19 horas: Aulas de Pedal com Bike Anjo (@bikeanjofortaleza) e Bike sem Barreiras, com AMC e Uninassau.
  • 15h30 às 16h30: Pedalada com Servilost+BMX e Grau (@servilost)-Saída do Farol Velho do Mucuripe-Chegada na Avenida Vicente de Castro, 2000.
  • 16h30-17h30: performance urbana "Laudos": Distribuição de Mudas de Plantas em Bulas de Remédios Psiquiátricos (@banidaplataforma).
  • 17h30 às 18h30: DJ Erivan (@erivanprodutosdomorro).
  • 18h30 às 19h30: Batalha de Rima com Batalha do Mirante. Intervenções Artísticas: Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha (@farolencantado, @berin.art, @ahhdindi, @art_alicebattle e @spote_ink).
Programação-Domingo (25/2/2024)
  • 13 às 19 horas: apresentador Diego Paula de Araujo (@acervomucuripe), DJ Bugzinha (@bugzinha_), Mecânica Comunitária com Evanesio Cicloficina (@biemex_house).
  • 13 às 16 horas: Oficina de Monociclo com Coletivo FusCirco (@fuscirco).
  • 15 às 16 horas: Pedalada com Servilost + BMX e Grau (@servilost)-Saída: Residencial Alto da Paz e Chegada na Via de Pedestre Leste-Oeste 01.
  • 15 às 19 horas: Aulas de Pedal com Bike Anjo (@bikeanjofortaleza).
  • 16 às 17 horas: Samba de Odé (@sambadeodeoficial).
  • 17 às 18 horas: Performance Urbana com Palhaçaria com Grupo Garajal (@grupogarajal).
  • 18 às 19 horas: Roda de Choro de Mulheres com Não Insistas, Rapariga-@naoinsistasrapariga. - Intervenções Artísticas: Farol Encantado Convida: graffiti, com Berin, Spote, Dhiow e Batalha (@farolencantado, @berin.art, @ahhdindi, @art_alicebattle e @spote_ink).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...