Pular para o conteúdo principal



Encontro debate Gestão Feminina

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) abriram mais de 1,1 milhão de postos de Trabalho no Brasil em 2023, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Isso representa 80% das vagas com carteira assinada, que foram criadas ao longo do ano passado. E o setor está em crescimento. Em 2023, o país registrou a abertura de 859 mil Micro e Pequenas Empresas, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos.

Para discutir os desafios de gestão, associativismo e liderança feminina nesse setor, será realizado em Fortaleza, em 21, 22 e 23 de março de 2024, o 2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e a I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza. O evento acontecerá, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site: fampecce.org.br ou pelo email fampec.ce@gmail.com
O público estimado é de 300 inscritos.

Nesta edição, o evento ganha um dia a mais com uma programação especial voltada para as mulheres empreendedoras do Estado, que também receberão uma homenagem. Trata-se de uma oportunidade para debater sobre o protagonismo da mulher nas organizações empresariais. Pesquisa realizada em 2021 pela BR Rating, uma agência de governança corporativa do país, evidenciou que ainda persistem diversos desafios e verdadeiras barreiras no mercado que dificultam a ascensão das mulheres a cargos de liderança. De acordo com a pesquisa, conduzida em quase 500 empresas de origem nacional e multinacionais, apenas 3,5% das companhias possuem CEOs mulheres.

- Estamos diante de um evento que visa proporcionar acesso a práticas bem-sucedidas no Associativismo Empresarial, facilitar o acesso ao Crédito e criar um ambiente propício para debater a nova ordem econômica do Brasil e do nosso Estado”, destaca o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Ceará-FAMPEC, 
Edivaldo Nunes, 

Programação: O evento começa às 10 da manhã da quinta-feira (21) com a inauguração da Feira do Empreendedor e Artesão. Às 14 horas, acontece a abertura oficial do evento, com a presença de representantes de entidades, lideranças empresariais e governamentais. 

Entre eles:
  • Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará.
  • Daniel Papa Garcia, diretor de Empreendedorismo no Ministério do Empreendedorismo (MEMP).
  • Eliane Brasil, superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o Ceará.
  • Ercilio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).
  • Nelba Fortaleza, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), correalizadora do EMAMPE.
  • Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Fecomércio-Ceará.
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, profere a primeira palestra, às 15 horas, com o tema “O perfil atual do segmento MEI e Micro e Pequenas Empresas do Ceará”. Na sequência, às 16h30, o diretor de Empreendedorismo no Ministério do Empreendedorismo (MEMP), Daniel Papa Garcia, fala sobre “As novas perspectivas das políticas públicas do Governo Federal para as Micro e Pequenas Empresas”.

O encerramento do primeiro dia de atividades será com a palestra motivacional “Um Olhar Inovador sobre o Empreendedorismo”, de Gilclér Regina, às 17h30. Escritor, com 3 milhões de livros vendidos, Gilclér tem uma extensa carreira como palestrante e mentor de grandes executivos, com atuação no Brasil e no exterior. Administrador por formação, especialista em Dinâmica Humana, aborda cenários de trabalho, tendências, perspectivas, atitudes de resultados e ações do que fazer para estar forte no dia a dia do trabalho e mesmo para a vida pessoal.


Na sexta-feira (22), a agenda inciia, às 8h30 e segue com apresentação de case de sucesso, palestras sobre acesso ao crédito, liderança e gestão e um debate sobre o Empreendedorismo voltado para o seguimento das startups. Destaque para a palestra com a superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil (foto), que vai falar, às 10h30, sobre “A importância da Política de apoio ao fomento do crédito para as Micro e Pequenas Empresas”.


A partir do sábado (23), a programação será voltada inteiramente para o Empreendedorismo Feminino. Com início às 10 horas, o evento contará com palestras motivacionais, apresentação artística, talk show de talentos com empresárias do ramo de Beleza, Saúde, Arte, Culinária, Gastronomia, Esporte e Lazer, entre as quais, a empresária Dulce Tigre (foto) e a professora Mattu Macedo, além da realização de uma homenagem às mulheres empreendedoras. 

Entre as convidadas estão:
  • Lia Freitas, primeira-dama do Estado.
  • Onélia Santana, secretária da Proteção Social do Ceará.
  • Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Ceará.
  • Cícera Maria, presidenta da AME-CEARÁ.
A realização do 2º EMAMPE é da Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário do José Walter–Ampejw e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social-Indes e correalização da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais-CONAMPE e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará-FAMPEC.

Patrocínio: 
  • Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • Fecomércio-Ceará.
  • Casa Civil e Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.
  • Assembleia Legislativa do Ceará-Alece.
SERVIÇO
  • 2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza
  • Quinta-feira (21), de 10 às 19 horas; sexta-feira (22), de 8h30 às 19 horas; e sábado (23/3/2024), de 8h30 às 16 horas.
  • Hotel Praia Centro (Avenida Monsenhor Tabosa, 740-Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará.
  • Inscrições: gratuitas, pelo site fampecce.org.br ou pelo email fampec.ce@gmail.com.
  • Informações: fampec.ce@gmail.com.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".