Pular para o conteúdo principal



Encontro debate Gestão Feminina

As Micro e Pequenas Empresas (MPEs) abriram mais de 1,1 milhão de postos de Trabalho no Brasil em 2023, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Isso representa 80% das vagas com carteira assinada, que foram criadas ao longo do ano passado. E o setor está em crescimento. Em 2023, o país registrou a abertura de 859 mil Micro e Pequenas Empresas, uma alta de 6,62% em relação ao ano anterior, quando foram criados 805,6 mil empreendimentos.

Para discutir os desafios de gestão, associativismo e liderança feminina nesse setor, será realizado em Fortaleza, em 21, 22 e 23 de março de 2024, o 2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e a I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza. O evento acontecerá, no Hotel Praia Centro, na Praia de Iracema. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pelo site: fampecce.org.br ou pelo email fampec.ce@gmail.com
O público estimado é de 300 inscritos.

Nesta edição, o evento ganha um dia a mais com uma programação especial voltada para as mulheres empreendedoras do Estado, que também receberão uma homenagem. Trata-se de uma oportunidade para debater sobre o protagonismo da mulher nas organizações empresariais. Pesquisa realizada em 2021 pela BR Rating, uma agência de governança corporativa do país, evidenciou que ainda persistem diversos desafios e verdadeiras barreiras no mercado que dificultam a ascensão das mulheres a cargos de liderança. De acordo com a pesquisa, conduzida em quase 500 empresas de origem nacional e multinacionais, apenas 3,5% das companhias possuem CEOs mulheres.

- Estamos diante de um evento que visa proporcionar acesso a práticas bem-sucedidas no Associativismo Empresarial, facilitar o acesso ao Crédito e criar um ambiente propício para debater a nova ordem econômica do Brasil e do nosso Estado”, destaca o presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Ceará-FAMPEC, 
Edivaldo Nunes, 

Programação: O evento começa às 10 da manhã da quinta-feira (21) com a inauguração da Feira do Empreendedor e Artesão. Às 14 horas, acontece a abertura oficial do evento, com a presença de representantes de entidades, lideranças empresariais e governamentais. 

Entre eles:
  • Vladyson Viana, secretário do Trabalho do Ceará.
  • Daniel Papa Garcia, diretor de Empreendedorismo no Ministério do Empreendedorismo (MEMP).
  • Eliane Brasil, superintendente estadual do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para o Ceará.
  • Ercilio Santinoni, presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe).
  • Nelba Fortaleza, presidente do Conselho Deliberativo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social (Indes), correalizadora do EMAMPE.
  • Luiz Gastão Bittencourt, presidente da Fecomércio-Ceará.
O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, profere a primeira palestra, às 15 horas, com o tema “O perfil atual do segmento MEI e Micro e Pequenas Empresas do Ceará”. Na sequência, às 16h30, o diretor de Empreendedorismo no Ministério do Empreendedorismo (MEMP), Daniel Papa Garcia, fala sobre “As novas perspectivas das políticas públicas do Governo Federal para as Micro e Pequenas Empresas”.

O encerramento do primeiro dia de atividades será com a palestra motivacional “Um Olhar Inovador sobre o Empreendedorismo”, de Gilclér Regina, às 17h30. Escritor, com 3 milhões de livros vendidos, Gilclér tem uma extensa carreira como palestrante e mentor de grandes executivos, com atuação no Brasil e no exterior. Administrador por formação, especialista em Dinâmica Humana, aborda cenários de trabalho, tendências, perspectivas, atitudes de resultados e ações do que fazer para estar forte no dia a dia do trabalho e mesmo para a vida pessoal.


Na sexta-feira (22), a agenda inciia, às 8h30 e segue com apresentação de case de sucesso, palestras sobre acesso ao crédito, liderança e gestão e um debate sobre o Empreendedorismo voltado para o seguimento das startups. Destaque para a palestra com a superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil (foto), que vai falar, às 10h30, sobre “A importância da Política de apoio ao fomento do crédito para as Micro e Pequenas Empresas”.


A partir do sábado (23), a programação será voltada inteiramente para o Empreendedorismo Feminino. Com início às 10 horas, o evento contará com palestras motivacionais, apresentação artística, talk show de talentos com empresárias do ramo de Beleza, Saúde, Arte, Culinária, Gastronomia, Esporte e Lazer, entre as quais, a empresária Dulce Tigre (foto) e a professora Mattu Macedo, além da realização de uma homenagem às mulheres empreendedoras. 

Entre as convidadas estão:
  • Lia Freitas, primeira-dama do Estado.
  • Onélia Santana, secretária da Proteção Social do Ceará.
  • Socorro França, secretária dos Direitos Humanos do Ceará.
  • Cícera Maria, presidenta da AME-CEARÁ.
A realização do 2º EMAMPE é da Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário do José Walter–Ampejw e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social-Indes e correalização da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais-CONAMPE e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará-FAMPEC.

Patrocínio: 
  • Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
  • Fecomércio-Ceará.
  • Casa Civil e Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo.
  • Assembleia Legislativa do Ceará-Alece.
SERVIÇO
  • 2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza
  • Quinta-feira (21), de 10 às 19 horas; sexta-feira (22), de 8h30 às 19 horas; e sábado (23/3/2024), de 8h30 às 16 horas.
  • Hotel Praia Centro (Avenida Monsenhor Tabosa, 740-Praia de Iracema-Fortaleza-Ceará.
  • Inscrições: gratuitas, pelo site fampecce.org.br ou pelo email fampec.ce@gmail.com.
  • Informações: fampec.ce@gmail.com.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...