Pular para o conteúdo principal

Morre médico Darival Bringel

Morreu, na madrugada deste sábado (30/3/2024), aos 77 anos, o presidente da Unimed Ceará, médico Darival Bringel de Olinda (foto).

Darival Bringel estava internado, no Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza, onde tratava de um Câncer.

Darival Bringel nasceu em Saboeiro-Ceará, em 15 de maio de 1946. Formou-se em Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) com Residência em Pneumologia.

O Velório ocorrerá a partir das 12 horas, na Unimed Ceará (Rua Nogueira Acioli, 891–Aldeota-Fortaleza). O Sepultamento será às 16h30, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Passaré-Fortaleza).

  • Governador do Ceará, Elmano de Freitas: Meus sentimentos de pesar à família do médico Darival Bringel de Olinda, um dos fundadores e presidente da Unimed Ceará, que faleceu neste sábado aos 77 anos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos neste momento de dor".
  • Ministro da Educação, Camilo Santana: Meus sentimentos à família e amigos do doutor Darival Bringel, que faleceu nesta manhã, em Fortaleza, aos 77 anos. O doutor Bringel era presidente da Unimed Ceará e deixa o legado de toda uma vida dedicada à Medicina e Saúde no Estado".

Ao receber o Troféu Sereia de Ouro, em 2022, Darival Bringel foi assim retratado pelo Sistema Verdes Mares (SVM):

- Darival Bringel conciliava os estudos com trabalho. O primeiro emprego foi no Armazém São Francisco, localizado na Rua Major Facundo, região central de Fortaleza.  A bordo de uma lambreta realizava pagamentos na rede bancária. Ajudava também a organizar os tecidos que iam para o interior do Estado.   

A experiência seguinte foi no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), quando prestou concurso para o cargo de escrevente datilógrafo. Continuou fazendo o científico à noite, até conquistar uma vaga no vestibular. “Fui convidado a ficar no DNOCS, mas desisti. Era médico o que eu queria ser”, reforça.     

Já no sexto ano de medicina, veio o estágio no então no Hospital de Messejana, hoje Hospital Alberto Studart Gomes. Foi o primeiro residente de pneumologia do hospital. Darival Bringel passou no concurso da Secretaria de Saúde do Ceará e iniciou trajetória como médico. Deste período, a lembrança mais viva é marcada pelo signo da solidariedade e inclusão.  

A defesa do atendimento humanitário resulta da experiência de trabalho com populações vulneráveis

- Fui designado para o Pirambu, na Unidade Sanitária Carlos Ribeiro. Lá, conheci uma enfermeira muito interessante, dona Maria Morais. Nasceu no Pirambu, se formou por lá, fez curso no Rio e voltou para suas atividades profissionais naquela comunidade” situa. 

Darival Bringel e Dona Maria Morais eram responsáveis por identificar e tratar todos os tuberculosos do Pirambu, Barra do Ceará, Olavo Bilac, Morro do Ouro e Avenida Sargento Hermínio. Atendeu aquela população por mais de 20 anos e faz questão de afirmar o quanto aprendeu com aquela realidade.  

- Foi uma experiência que me deu a qualidade de ver o mundo de uma maneira diferente. Por ser as pessoas mais humildes, tentei protegê-las, dar apoio. Isso me humanizou muito como médico. Deixei aquela linguagem técnica e comecei a usar linguagem do povão. Deu-me a formação humanística. E hoje, vejo isso de uma maneira bastante positiva”, recupera o agraciado.   

- Aprendi a ser mais humano na medicina, ouvir mais. Proteger aquelas pessoas sem oportunidade na vida, sem emprego, sem renda familiar. Foi uma experiência muito rica. Aí, fui nomeado para ser coordenador de serviço de pneumologia sanitária do Ceará. Foi quando implantei essa estrutura de tratamento da tuberculose no Estado todo, como supervisor”, reconhece Darival Bringel. 

Mesmo com a carreira profissional consolidada e repleta de êxitos, o cearense não se curvou diante de novos desafios. É quando Darival Bringel passa a se envolver com o ramo das cooperativas médicas. Uma área, naquela altura, desconhecida por boa parte dos trabalhadores do setor.   

No final dos anos 1970, o presidente do sindicato dos médicos, doutor Juarez Carvalho, o convocou para uma reunião. "Por indicação do Sindicato dos Médicos você será o vice-presidente da Unimed Fortaleza", relembra o homenageado.  Daquele encontro surgia a missão que revolucionaria a forma de lidar com a saúde no Brasil e Ceará.  

Pela primeira vez o filho de Saboeiro ouvia falar do modelo de sistema cooperativo. A partir daquele convite, iniciava a pioneira jornada que celebra hoje 43 anos. Por conta das inúmeras viagens a trabalho pelo Brasil, exigência do cargo, Darival decidiu parar com as atividades em consultório. Uma escolha em respeito aos pacientes de longa data. 

- Não estava mais estudando medicina. Nem estava mais cumprindo horário de consultório. Decidi parar e dedicar-me ao cooperativismo. A família questionou muito. Mulher, mãe, minhas filhas. Mas, reafirmei. ‘Tá aqui meu carimbo, meu receituário. Eu vou lutar pelo Cooperativismo Médico’”.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".