Pular para o conteúdo principal



Plataforma reforça combate à Obesidade

Médico cearense lança Plataforma Digital para reforçar combate à Obesidade

A Obesidade é considerada uma Epidemia e atinge quase 30% das mulheres de Fortaleza e 24% dos adultos nas 27 capitais.


Para reforçar o alerta contra a Obesidade e disseminar informações sobre seus diversos aspectos, o cirurgião bariátrico Paulo Campelo e sua equipe multidisciplinar, formada por nutricionistas, psicólogos e educador físico, lançam, no sábado (9/3/2024), às 9 horas, no BS Innovation Hub de Inovação, a Academia da Bariátrica- Plataforma Digital Contra a Obesidade. 


De maneira inovadora e acessível, essa Plataforma apresenta informações em formato de vídeo direcionadas a pacientes e interessados no tratamento da Obesidade, abordando questões do Pré e Pós-Cirurgia Bariátrica.

A Obesidade, uma condição multifatorial, que afeta os indivíduos de diversas maneiras, atinge cerca de 24% dos adultos nas 27 capitais brasileiras. Esse percentual aumenta para mais de 61% quando consideramos o excesso de peso. 

Em Fortaleza, por exemplo, a capital com a maior incidência no público feminino, quase 30% das mulheres apresentam Obesidade, com um Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior a 30, segundo dados da pesquisa Vigitel 2023 realizada pelo Ministério da Saúde.

Este dado é especialmente relevante neste mês de março, quando é destacado o Dia Mundial da Obesidade, em 4 de março.

Alerta: Os números da Obesidade nas cidades brasileiras revelam uma realidade, que demanda ação imediata. O cirurgião bariátrico Paulo Campelo destaca que a Obesidade é uma questão de Saúde Pública pois afeta a Saúde Física e Mental das pessoas e que é um grande erro encarar a Obesidade como uma questão estética. Doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão e problemas Ortopédicos e cardiovasculares têm vínculos diretos com o excesso de peso, aumentando as desigualdades de Saúde.

Conforme a Organização Mundial de Saúde, o Índice de Massa Corporal (IMC) é utilizado para avaliar o grau de Obesidade. O excesso de peso é diagnosticado quando o IMC é igual ou superior a 25 kg/m2, enquanto a Obesidade é diagnosticada com valor de IMC igual ou superior a 30 kg/m2.

- A conscientização de que a Obesidade é uma doença tratável, a Educação Nutricional e a promoção de hábitos saudáveis, incluindo atividades físicas e cuidados com a Saúde Mental, são peças-chave para reverter essa tendência preocupante, mas nem sempre são efetivas", alerta o cirurgião bariátrico 
Paulo Campelo.

Seja através de abordagem clínica ou cirúrgica, a Obesidade deve ser tratada. Paulo Campelo destaca que a cirurgia bariátrica é o melhor tratamento para a Obesidade a partir do IMC ≥ 35 com pelo menos uma comorbidade (doenças como Diabetes, Hipertensão, Apneia do Sono, dentre outras) ou simplesmente IMC ≥ 40, sendo a forma mais eficaz para o paciente manter o controle do peso a longo prazo e a remissão das doenças associadas.

Plataforma Digital contra a Obesidade: Com acesso online, de um computador, tablet, celular ou televisão conectados com Internet, a Academia da Bariátrica-Plataforma Digital Contra a Obesidade disponibiliza conteúdos sobre a doença em si; com temas, que abordam tratamento clínico e cirúrgico, pré e pós-bariátrico, com exames, consultas, laudos, suporte nutricional e psicológico, além de orientações sobre atividades físicas com linguagem simples e acessível.

- A Cirurgia Bariátrica é um procedimento complexo, que requer uma preparação criteriosa e engajamento do paciente no tratamento para superar a Obesidade. Por isso, criamos essa plataforma", explica o cirurgião 
Paulo Campelo.

A plataforma pode ser acessada pelo https://academiadabariatrica.eduvem.com/ tem conteúdo gratuito e também mediante assinatura.

SERVIÇO
  • LANÇAMENTO DA PLATAFORMA DIGITAL CONTRA A OBESIDADE
  • Sábado (9/3/2024), às 9 horas.
  • BS Innovation Hub de Inovação-BS Design Corporate Towers: Avenida Desembargador Moreira, 1300-Torre Sul- 1º Andar-Aldeota-Fortaleza-Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Felicidades-10.março

Felicidades do Blog do Lauriberto , nesta terça-feira (10/3/2026), para os jornalistas: 77 anos de Pedro Gomes Matos Neto (foto). 45 anos de Fabiano Moreira (foto). 32 anos de Lucas Mariano (fotos com Turma da FIC). Simone Morais (foto). Radialista José Narcélio (foto). Radialista Benedito Fernandes de Sousa. Radialista Magela Galvão Arruda. 65 anos de Hermano Melo. 56 anos de Wirgo Wirgo. 41 anos de Lívio Freire. 40 anos da advogada Gabriella Menezes. 26 anos de Juventino Férrer. Viviane Gomes. Maria Clara Matos.

Morre advogado e influencer Vitor Pontes

Morreu, neste sábado (7/3/2026), aos 29 anos, o advogado e integrante do Portal Futebol Cearense, Vitor Pontes. Nascido em 24/5/1996, Vitor Pontes teve a morte lamentada por: Júlio César Costa Lima: Depois de ter passado por um momento de muita dor pelo falecimento de meu querido irmão Jorge, recebo agora outra notícia, que me impactou fortemente. Nos deixa, de forma prematura, um jovem de apenas 29 anos, filho único de dois queridos amigos meus de décadas. Recebeu uma criação exemplar de pais professores, que durante todo esse tempo lhe deram imenso amor. Advogado, torcedor e influencerardoroso do Vozão (Ceará), tinha um número imenso de amigos, com quem compartilhava as Resenhas Semanais. O vi crescer e alcançar seus objetivos. Era o tipo de jovem, que todo pai gostaria de ver casado com sua filha. Sempre muito leve e respeitoso. Que Deus o receba em seus braços e lhe ofereça o Reino dos Céus. Fica com Deus, meu querido. Prepara uma boa recepção para quando eu chegar aí. Celebraremo...

Ancelotti não convoca Neymar nem Gabigol

Confederação Brasileira de Futebol (CBF): O mister Carlo Ancelotti divulgou a lista de jogadores convocados para os amistosos contra França (quinta-feira-26/3/2026), em Boston-Estados Unidos; e Croácia (terça-feira-31/3/2026), em Orlando-Estados Unidos. Esses serão os dois últimos jogos da Seleção Brasileirra antes da Copa do Mundo de 2026. Ancelotti optou por não convocar os atacantes do Santos, Neymar Júnior r Gabriel Barbosa (Gabigol). Os 9 atacantes convocados são: Endrick. Gabriel Martinelli. Igor Thiago. Matheus Cunha. João Pedro. Vinicíus Júnior. Rayan. Raphinha. Luiz Hentique

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade

Paralisação dos Canais do INSS expõe fragilidade no acesso a direitos previdenciários e acende alerta jurídico. A suspensão temporária do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todos os seus canais presencial, aplicativo Meu INSS, Central 135 e site oficial, reacendeu o debate sobre os limites da modernização tecnológica quando ela impacta diretamente o acesso a direitos fundamentais. A interrupção, motivada por manutenção e atualização dos sistemas, deixou milhões de segurados sem atendimento em um momento considerado sensível, especialmente para aposentados e pensionistas. Diante das instabilidades e da paralisação dos serviços, o INSS anunciou a prorrogação do prazo para contestação de descontos indevidos em benefícios previdenciários até 20 de março de 2026. A medida busca minimizar prejuízos causados aos segurados que enfrentaram dificuldades para acessar os canais oficiais durante o período de instabilidade. Na avaliação do advogado Herton Parente (foto) sóc...