Pular para o conteúdo principal

Conferências Internacionais das Favelas

Após dois anos de intensas articulações, a Central Única das Favelas (CUFA), em colaboração com a Frente Nacional Antirracista e a Frente Parlamentar em Defesa das Favelas e Respeito à Cidadania dos seus Moradores lançam oficialmente, nesta segunda-feira (29/4/2024), na CUFA Complexo da Penha/Alemão, no Rio de Janeiro, a Primeira Conferência Internacional das Favelas (CIF20).


As CIF20 comporão um marco histórico e integram a Agenda do G20Social, além de contarem com a chancela da Unesco. Elas marcarão o início de uma série de conferências em mais de 3 mil favelas no Brasil, abrangendo todos os 27 Estados Brasileiros e 41 países. Essas conferências, que seguem até setembro de 2024, têm como objetivo central colocar a favela no mapa do G20, trazendo contribuições de todas as regiões do Brasil, das Américas, da Europa, África, Ásia e Oceania, organizando questões sociais e econômicas específicas desses territórios para endereçá-las aos tomadores de decisão como parte da agenda do G20.

- Essa iniciativa pretende ampliar a comunicação entre os moradores das periferias de todos os continentes. Os movimentos sociais de todo o mundo têm a chance de juntar suas agendas e levar para a mesa, onde as protagonistas serão as soluções propostas por todos', afirma, Celso Athayde, fundador da CUFA.

Os eixos a serem debatidos nas conferências são os seguintes:

1. Redução das desigualdades, combate à fome e à pobreza;

2. Sustentabilidade;

3. Direitos humanos, raça e gênero;

4. Desafios globais enfrentados pelas favelas e periferias;

Para Letícia Gabriella, da Frente Nacional Antirracista, a CIF20 irá dar oportunidade para as 20 maiores potências olharem para os desafios das populações negras do mundo a partir das reflexões delas. 

- Chegou a hora de inverter a lógica, não queremos ser pautados, queremos formular a pauta e impactar a agenda dos negros e negras por esse mundo a fora”, completa.

Para o Wellington Quaquá, líder no congresso da Frente Parlamentar das Favelas, esse é um momento histórico. 

- A favela não pode ser coadjuvante, não pode ficar de fora dos grandes debates que ocorrem no país. Hoje, a frente reúne mais de trezentos deputados de todos os partidos. E se favela não é apenas carência, é uma grande potência, como o Athayde diz, e eu irei colaborar no parlamento para essa agenda se consolidar a cada dia", explica.

As demandas produzidas pelas favelas e periferias das mais de 80 cidades ao redor do mundo que receberão a CIF20 em 2024 serão reunidas pelos seus organizadores e levadas ao Fórum Internacional das Favelas, que este ano irá acontecer no mês de Setembro na Cidade do Rio de Janeiro. Esse Fórum não tem necessariamente relação com o G20, mas este ano os dois eventos acontecem no mesmo período e é oportuno que as agendas sejam combinadas.

- Estamos muito contentes em apoiar essas iniciativas que coincidem com a Presidência do Brasil no G20. A parceria da UNESCO com a CUFA é antiga, tem mais de 20 anos e nos permite compartilhar com o mundo a potência das favelas, contribuindo para que o conhecimento produzido aqui esteja disponível para todos”, declarou a diretora e representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

As ações da CIF20 serão realizadas e produzidas pelas CUFAs locais e contarão com a presença de Celso Athayde e seu filho caçula, Marcus Vinícius Athayde. Essas conferências serão divididas em fases ao longo dos meses de Abril, Maio, Junho e Julho. A primeira fase acontecerá nos seguintes países: 
  • Brasil (29 de abril).
  • Luxemburgo (5 de maio).
  • Suécia (8 de maio).
  • Cazaquistão (9 de maio).
  • Rússia (11 de maio).
  • Uzbequistão (12 de maio).
  • Bélgica (13 de maio).
  • Inglaterra (16 de maio).
  • República Centro Africana (18 de maio).
  • República Democrática do Congo (20 de maio).
  • Moçambique (22 de maio).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

XVI Café com RH

A 16ª edição do Café com RH, promovido pela Unimed Fortaleza, promete reunir grandes nomes nacionais do cenário da Gestão de Pessoas e de Negócios para debater as tendências e melhores práticas de mercado. O primeiro lote de ingressos foi liberado nesta sexta-feira (17/5), com desconto especial para grupos a partir de cinco pessoas. Com o tema “A Tecnologia do Futuro é Humana”, o encontro será em 13/6, no Teatro RioMar Fortaleza. O Café com RH se destaca como um dos eventos corporativos mais significativos do segmento no Ceará. Ao longo dos seus 13 anos de existência, cresceu em estrutura e qualidade de conteúdo, e desde 2023 é aberto ao público em geral. Nesta nova edição, serão abordados temas como liderança, inovação, tecnologia, saúde emocional, gestão estratégica de pessoas e o futuro do trabalho. Já estão confirmados na programação:  Guilherme Portugal, diretor de Transformação na Mercer, que irá debater as tendências de negócios com People Analytics. Escritora e consultora organ