Pular para o conteúdo principal

Controle das Infecções Hospitalares

Hospital Padre Cícero realiza Campanha sobre a importância da lavagem correta das mãos, neste maio do Controle das Infecções Hospitalares.

Ações lúdicas sobre a importância da higienização correta das mãos são destaques no Hapvida NotreDame Intermédica neste mês. A iniciaitva faz alusão à passagem do Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, celebrado em 15 de maio.

As mãos são a principal via de transmissão de microrganismos, seja durante a assistência hospitalar ou durante as atividades do dia a dia. A prática correta e constante em torno da higienização das mãos pode salvar vidas e ganha destaque, neste mês de maio, no Hospital Geral Padre Cícero, do Hapvida NotreDame Intermédica, pela passagem do Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, celebrado no último dia 15. Todas as unidades hospitalares que possuem o Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde (SCIRAS) realizam ações lúdicas de conscientização, voltadas para profissionais de saúde e pacientes, a fim de chamar a atenção para um ato tão simples, mas que previne doenças sérias.

A gerente corporativa de Controle de Infecções da Hapvida NotreDame Intermédica, Emanuela Ribeiro, explica que lavar as mãos corretamente é um cuidado de proteção de si e do outro. “Aproveitamos a data para realizar algumas ações de conscientização por momentos de descontração com nossos pacientes e profissionais de saúde. A higienização das mãos é uma das maneiras mais efetivas de reduzir a transmissão de infecções, é uma forma de proteger a si e ao outro, seja um ente querido ou o próprio paciente, e, acima de tudo, de salvar vidas”, explica Emanuela. 

A enfermeira Raísla Morgana, do Hospital Geral Padre Cícero, lembra que a participação de pacientes e acompanhantes é o grande destaque da campanha deste ano. “Achamos importante o envolvimento de todos nesse cuidado de prevenção. A adesão tem sido muito grande, desde as equipes de apoio, passando pelas áreas assistenciais, até os acompanhantes dos pacientes. Realmente, um sucesso. Acho que trabalhar a informação de maneira lúdica, levar leveza para ambientes, às vezes, pesados, faz toda a diferença”, comemora Raísla. 

Brincar de lavar as mãos é coisa séria: De forma lúdica, crianças atendidas pelas unidades hospitalares são convidadas a sujar as mãos com uma solução colorida e, na sequência, fazer a lavagem. Depois de limpas, as mãos são colocadas dentro de uma caixa especial, com luminol, que vai apontar se houve a correta higienização.

As crianças também recebem adesivos, no formato de uma gota, que devem ser colados em um mural, ao notarem que um colaborador higienizou as mãos antes de tocá-las. Ao final, o desenho forma uma torneira jorrando “gotas de prevenção”.

Já os adultos participam de uma dinâmica de olhos vendados: realizam a higienização das mãos usando uma solução colorida, como se estivesse passando álcool em gel. Em seguida, já com os olhos descobertos, eles poderão perceber os pontos não higienizados, um alerta para os riscos de contaminação. O uso de um dominó com as cinco etapas para a correta higienização das mãos também faz parte das dinâmicas de conscientização.

Segundo a diretora-executiva de Acolhimento e Bem-Estar do Cliente, Franciane Gonçalves, a ação é também parte de um conjunto de iniciativas que, durante a internação, garantem ao paciente o recebimento de todo o cuidado necessário para evitar infecções, tornando a internação mais acolhedora. Assim, segundo a diretora, aliando bem-estar e informação, é possível reduzir o tempo de permanência em ambiente hospitalar.

“As campanhas contribuem para a melhoria dos processos como um todo. Há a promoção de conhecimento, o engajamento dos profissionais para exercerem com responsabilidade e excelência as atividades cotidianas e, sobretudo, a proteção integral do paciente, que é um ato de cuidado e amor”, reforça Franciane. 

A campanha institucional da maior empresa de saúde da América Latina, com quase 16 milhões de beneficiários, está alinhada ao tema da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Organização Panamericana de Saúde (OPAS). A ideia é compartilhar conhecimento em uma parceria do SCIRAS com o Apaixonados pela Vida, programa de acolhimento da companhia. As ações são realizadas nas unidades adulto e pediátricas.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

ACMP celebra 1ª Festa Junina no Cariri

No último sábado (15), a Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) promoveu a 1ª edição da Festa Junina, reunindo associados e familiares para um momento de confraternização. O encontro, marcado por comidas típicas e música ao vivo, fortaleceu os laços entre os membros da instituição. - É sempre uma alegria poder reunir nossos associados para celebrar uma festa tão querida e representativa para nossa cultura. O São João é uma oportunidade para fortalecer laços e promover momentos de descontração entre nossos membros", destacou o presidente da ACMP, Herbet Gonçalves Santos.