Pular para o conteúdo principal

José Sarto divulga Plano Operacional para festa de São João na Praia de Iracema


O prefeito José Sarto (foto Marcos Moura) apresentou, nesta segunda-feira (24/6/2024), o Plano Operacional para a festa de São João de Fortaleza, que acontece entre de 28 a 30/6, no Aterrinho da Praia de Iracema.

O evento, comandado por Geraldo Azevedo e Xand Avião, além de outras atrações como Zé Vaqueiro, Lagosta Bronzeada, Zé Cantor e Banda Magníficos, contará com ações nas áreas de segurança, limpeza, ordenamento, sustentabilidade e mobilidade para garantir uma grande festa para fortalezenses e turistas.

Sarto pontuou que os festejos trarão impactos econômicos positivos para Fortaleza e reforçou que, assim como nas duas últimas edições do Réveillon de Fortaleza, todos os cachês foram pagos pela iniciativa privada. “Projetamos um público total de 500 mil pessoas nos três dias de festa no Aterrinho da Praia de Iracema. Será um grande evento, é o primeiro desta envergadura produzido pela Prefeitura de Fortaleza e queremos que se torne uma tradição. Assim como no Réveillon, todos os cachês foram pagos pela iniciativa privada, o que se mostrou um sucesso, pois movimenta a economia e só gastamos com a estrutura”.

- Nós fizemos questão de dar prioridade às atrações nordestinas, artistas da nossa terra, afinal, é uma festa tipicamente da nossa região. Tenho certeza que a festa irá encantar o público, tanto por conta das grandes atrações, como também pelas quadrilhas juninas que se apresentarão. Serão duas por noite, para mostrar nossa cultura para todo o Brasil”, complementou o prefeito.

Roberto Viana, titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), também comentou que a gestão de Fortaleza está preparada para entregar uma festa segura, alegre e com um espaço limpo e organizado durante e após a realização do evento.

- Este será um marco na realização de grandes eventos. Já fizemos o melhor Réveillon do Brasil e queremos começar esse novo ciclo de alta estação com um grande São João. A ideia é competir com a festa de Campina Grande, sendo uma competição que o público só tem a ganhar. É tudo para agradar o fortalezense e o turista, e, assim como foi na virada de ano, queremos um evento sem grandes problemas e com as praias já limpas na manhã seguinte”.

Trânsito: A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) planejou uma operação especial de controle de circulação para garantir a organização viária do São João de Fortaleza. A ação contará com um efetivo operacional de cerca de 80 agentes e orientadores de tráfego nos dois primeiros dias do evento e 100 na programação de encerramento. A atuação terá como foco disciplinar a circulação de veículos e pedestres, assegurando os deslocamentos seguros para todo o público.

Os trabalhos terão início na sexta-feira (28/6), a partir das 5 da manhã, com a coibição de estacionamento na Rua João Cordeiro, na Avenida Beira-Mar e na Rua Ildefonso Albano. O planejamento estratégico inclui as interdições viárias a partir de 7h nos seguintes trechos: Avenida Beira-Mar (entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús), Rua Ildefonso Albano (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar) e Rua João Cordeiro (entre as avenidas Historiador Raimundo Girão e Beira-Mar).

No domingo (30/6), a Avenida Abolição e Avenida Historiador Raimundo Girão também estarão bloqueadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano a partir de 17h30. A opção de desvio para quem vem na Av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, é dobrar à direita na Rua Antônio Augusto e à esquerda na Avenida Monsenhor Tabosa. Já para quem segue no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Deputado Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Para assegurar o respeito às normas de circulação, viaturas da AMC percorrerão o entorno do evento coibindo irregularidades. Além disso, as principais vias de acesso serão acompanhadas pelas câmeras de videomonitoramento da Central da Mobilidade para Preservação de Vidas no Trânsito do órgão.

A AMC recomenda que os participantes priorizem o uso de transporte público, táxis ou veículos por aplicativo. A Autarquia também destaca a importância de respeitar as normas de trânsito, incluindo o respeito aos limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebidas alcoólicas e observar as áreas de estacionamento permitido. Os condutores são alertados a não estacionar em locais proibidos, como passeios, garagens e ao lado de canteiros.

Transporte público: Para viabilizar o evento, será necessário no domingo a interdição da Avenida Historiador Raimundo Girão, a partir das 17 horas entre a Avenida Barão de Studart e Rua Idelfonso Albano. Então as linhas quando trafegarem pela Avenida Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste farão o seguinte percurso: Avenida da Abolição, Avenida Barão de Studart, Rua Tenente Benévolo, Avenida Dom Manoel e seguem seus itinerários normalmente. As linhas quando trafegarem pela Avenida Historiador Raimundo Girão no sentido Oeste/Leste não sofrem interdição e seguem seus itinerários normalmente.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) planeja a operação de transporte para o evento no aterro da Praia de Iracema com a oferta de 23 linhas no entorno, contando com reforço de cinco veículos reserva. No domingo, também estará vigente a tarifa social R$ 3,90 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil) .

Linhas que circulam no entorno da Praia de Iracema

011 - Circular I
012 - Circular II
016 - Cuca Barra/Papicu
051 - Grande Circular I
052 - Grande Circular II 055 – Corujão Grande Circular I
056 - Corujão / Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra / Mucuripe
073 - Siqueira / Praia de Iracema
077 - Parangaba / Mucuripe
078 - Siqueira / Mucuripe / ED
092 - Antônio Bezerra / Praia de Iracema / Papicu
099 - Siqueira / Mucuripe / Barão de Studart
120 - Vila do Mar / Náutico/Antônio Bezerra
130 - Vila do Mar / Náutico / Antônio Bezerra II / SFS
711 - Barra do Ceará / Cais do Porto
752 - Caça e Pesca / Centro
901 - Dom Luís / Papicu/Centro
905 - Meireles / Centro
906 - Caça e Pesca / Serviluz / Centro
907 - Castelo Encantado / Centro
908 - Castelo Encantado / Centro / SP2
1906 - Caça e Pesca / Serviluz / Centro/ED

Saúde: A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também estará atuando no evento. Será instalado um Posto Médico Avançado (PMA) no local, com atuação de 14 profissionais. O PMA contará com duas unidades móveis de atendimento (ambulância), sendo uma de suporte avançado e outra de suporte básico.

Caso seja necessário remover o paciente do local, as unidades móveis estarão preparadas para o traslado, com destino às unidades de referência: Instituto  José Frota (IJF) em caso de grandes traumas; Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra) e Hospital Distrital  Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha Messejana) para atendimentos traumatológicos e cirúrgicos e Hospital Distrital Gonzaga Mota (Gonzaguinha Barra) para emergências obstétricas, já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos bairros Cristo Redentor, Vila Velha e Praia do Futuro para atendimentos clínicos.

Segurança: Na área da Segurança, a Guarda Municipal de Fortaleza disponibilizará 284 agentes que atuarão durante os três dias de festa (28 a 30 de Junho). Os guardas municipais, além de serem distribuídos na operação para atuar na área de segurança dos acessos e do entorno da festa, ficarão ainda a serviço das atividades junto à Agência de Fiscalização de Fortaleza, Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de estarem apostos nos corredores de transporte público, terminais de ônibus e na prevenção e salvamento aquático.

Limpeza e iluminação: A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que disponibilizará uma equipe de profissionais para iluminação pública, um técnico, um supervisor e dois eletricistas, até o encerramento do evento.

Para limpeza urbana, foram disponibilizados 140 garis e seis agentes de gestão que realizarão escala de limpeza antes e depois do evento, terminado os serviços às 4 da manhã da segunda-feira (1/7). O trecho que receberá a ação de limpeza fica na Av. Beira Mar e compreende o trajeto da rua Ildefonso Albano até o Espigão da rua João Cordeiro.

Fiscalização: A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) atuará durante os três dias de festejos com mais de 200 agentes, incluindo fiscais de Atividades Urbanas, coordenadores, auxiliares e motoristas. O objetivo é garantir o ordenamento planejado pelas Secretarias Regionais 2 e 12.

O efetivo verificará os materiais, equipamentos e autorizações do comércio ambulante, assegurando o cumprimento das condicionantes estabelecidas. Além disso, equipes de fiscalização estarão posicionadas em bloqueios estratégicos para manter os logradouros desobstruídos, facilitando o trabalho dos demais órgãos públicos envolvidos no evento.

A Agefis também estará atenta à comercialização irregular de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) e quaisquer acessórios destinados ao uso desses equipamentos.

Ambulantes:
 A Secretaria Executiva Regional (SER) 2 atuará, durante os três dias de festejos, em três eixos: ordenamento dos ambulantes, para assegurar que os vendedores estejam devidamente cadastrados e localizados de maneira que facilitem o fluxo de pessoas; atendimento à população, oferecendo suporte, recebendo denúncias e realizando os encaminhamentos; e videomonitoramento, com o objetivo de monitorar e manter a segurança de todos através de câmeras espalhadas pelo local da festa.

Re-ciclo: O Re-ciclo terá uma Central de Reciclagem no Aterrinho da Praia de Iracema, onde os resíduos coletados serão pesados e triados, além de funcionar como um ponto de entrega voluntária de recicláveis. A equipe vai contar com 30 catadores e 20 mobilizadores do Fortaleza Limpa, que vão divulgar ações de reciclagem e limpeza da Prefeitura. A expectativa do projeto é coletar três toneladas de resíduos nos três dias de festa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).