Pular para o conteúdo principal

Começa 19º Festival Mi


O 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba começou, em Viçosa do Ceará, com apresentações ao ar livre que atraíram um grande público e marcaram o começo de uma semana de intensa atividade cultural. Promovido pelo Governo do Ceará, por meio Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o evento é reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil, que reúne centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas.

A solenidade de abertura ocorreu, no Palco Cristiano Pinho, localizado na Praça Clóvis Beviláqua. A cerimônia contou com a presença do chefe de gabinete da Secult, José Viana Júnior; das coordenadoras gerais do Mi, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Artes da Secult, Cris Vale e Selma Santiago; do coordenador executivo do Festival Mi e gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão, Leo Porto; do gestor de economia criativa do Hub Cultural Porto Dragão, Ivan Ferraro; dos professores Liu Man Ying e Leandro Serafim, coordenadores pedagógicos do Festival; das coordenadoras de acessibilidade, Thamyle Vieira e Daina Leyton; da assessora de gabinete do Crede 5, Rosilda Sales, representando a Secretaria da Educação do Ceará; da professora Inez Beatriz Martins Gonçalves, representando o curso de Música da UECE; e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, Cid Alves.

Em sua fala, Viana Júnior destacou a importância do Festival para a formação musical no Estado, reforçando que ele mesmo se considera uma “Cria do Mi”, uma vez que ele já participou como aluno, como artista e, atualmente, como gestor. O chefe de gabinete também reforçou a vocação de Viçosa do Ceará e região para a cultura.

“Sabemos o talento dessa terra, que tanto respira arte e música e que revela tantos talentos que ganham destaque no cenário local e nacional. É muito importante trazer para esta cidade um evento gratuito e acessível, que tem formado diversas pessoas, entre alunos e professores. São quase 20 anos de uma política pública de muitos desafios, mas que permanece com continuidade e aprimoramento”, afirma.

Em seguida, a Camerata de Cordas da UFC encantou a plateia com o concerto "Studio Ghibli", uma performance que trouxe a magia das trilhas sonoras do famoso estúdio japonês. Antes, no entanto, os músicos tocaram a música “Amolando Faca”, de Cristiano Pinho, o homenageado do 19º Mi. A noite continuou com o grupo Essas Mulheres, que animou o público com seu contagiante Samba das Meninas.

O segundo dia do 19ª Mi, domingo (21), começou, no Patamar da Igreja Matriz com o Encontro Regional do Sistema Estadual de Bandas, com a participação de grupos das cidades de Croatá, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Viçosa, Ibiapina e São Benedito. Trata-se de um dos momentos tradicionais do Festival, que encantou o público com cortejo e apresentação ao ar livre. Além disso, pela primeira vez, os músicos das bandas participaram de ações formativas especialmente preparadas para eles.

O Theatro Pedro II foi palco do espetáculo “A RIsita”, apresentado pelo Coletivo FusCirco. A mistura de música, teatro e circo proporcionou uma experiência única e envolvente para todos os presentes. Em seguida, o público teve a oportunidade de conferir a Camerata de Violões Ágio Moreira, da Escola Vila da Música, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, que apresentou o concerto “Dedilhados Nordestinos: do Armorial ao Contemporâneo”.

Música e encontros-A movimentação dos participantes já era intensa na cidade no sábado pela manhã, com a chegada dos selecionados para o credenciamento do festival, sendo um momento de encontro de jovens de diversas cidades do Ceará e até de outros estados. Presente no Festival pela terceira vez, Felipe Ferreira, de Maracanaú, fará nesta edição a oficina de baixo elétrico. Ele destaca a experiência formativa do Mi para a sua atuação enquanto músico, principalmente pelo fato de poder aprender com professores experientes e reconhecidos. 

“Também é interessante a possibilidade que o Mi oferece dos alunos também poderem tocar no palco junto com outras pessoas. Isso é muito massa”, declara.

Sami Bezerra, de Jaguaratama (CE) e Pedro Emmanoel, Ricardo Melo, de Fortaleza, são estudantes universitários de música e estão no Mi pela primeira vez. Os três já conheciam o evento, mas só este ano tiveram a oportunidade de participar. Todos são unânimes ao destacar que os aprendizados não se resumem apenas ao conhecimento em sala de aula.

“A minha expectativa é que, além de aprender o meu instrumento, que é a sanfona, vamos estabelecer conexões com diversos outros músicos, tanto alunos quanto professores. Trata-se de um intercâmbio musical, uma rede de conexões que vai se estabelecendo. Daqui alguns anos, vamos nos lembrar dos amigos, das parcerias e desses momentos vividos”, ressalta Sami.

Conforme Selma Santiago, coordenadora do 19º Mi, o Festival atende uma demanda crescente de formação na área da música, que se renova a cada ano, apresentando possibilidades de qualificar esses participantes para desenvolver suas carreiras artísticas. Seja na formação voltada para a excelência como instrumentista ou no campo do mercado, como técnicos em diversas áreas da música. 

“O Festival Mi é um momento de celebração e aprendizagem. Ver tantos jovens talentosos reunidos aqui em Viçosa do Ceará é um grande orgulho para nós. Acreditamos no poder transformador da música e este evento é uma prova disso”, diz.

Coordenadora pedagógica do evento, Liu Man Ying compartilha do mesmo sentimento, destacando ainda a importância de pensar em uma programação voltada para que cada participante aperfeiçoe suas potencialidades. 

“Nosso foco é proporcionar uma formação de qualidade. As oficinas e práticas de grupo são pensadas para desenvolver habilidades e incentivar a criatividade. É gratificante ver o entusiasmo dos alunos e a evolução deles ao longo do festival”, afirma.

Expectativas para os próximos dias-Com um total de 68 atividades programadas, incluindo oficinas e práticas de grupo, o Festival Mi segue até 27 de julho. A cidade de Viçosa do Ceará se transforma em um verdadeiro palco de formação e celebração musical, onde alunos e professores vivenciam intensamente a arte e a cultura. Além das ações formativas, o Mi congrega a população com uma rica programação artística, com acesso gratuito. Ednardo, Makem, Berg Menezes e DJ Rapha Anacé estão entre as atrações. Os detalhes da programação estão disponíveis no site e nas redes sociais do Festival.

O músico cearense Cristiano Pinho, que partiu no começo deste mês aos 60 anos, é homenageado nesta edição do Mi. Nascido em Viçosa do Ceará, o guitarrista teve seu talento repercutido nacionalmente, com atuação em discos e shows de nomes como Kátia Freitas, Fagner, Fausto Nilo, Ednardo e Dominguinhos.

Além de o palco do Festival, na Praça Clóvis Beviláqua, ter recebido o nome de Cristiano Pinho, no último dia haverá no local um show especial, com a participação de cinco guitarristas cearenses que tiveram suas carreiras musicais influenciadas pelo mestre da guitarra. São eles: Mimi Rocha, que também faz a direção musical, Fernando Catatau, Lu D’Sosa, Felipe Cazaux e Alex Ramon. Adriano Azevedo (bateria), Nélio Costa (baixo) e Sávio Dieb (teclado) completam o time nessa homenagem ao músico.

O 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Tem como parceiros a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc Ceará), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará) e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

SERVIÇO
19º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba 
20 a 27 de julho de 2024 em Viçosa do Ceará. 
Instagram: @festivalibiapaba. Oficinas para inscritos.
Programação artística gratuita.
Programação completa: https://docs.google.com/document/d/1ebydPAMJc_P0Ul10Cvql-XQ06VLK5IZx/edit




Com fotos de Luiz Alves e Guilherme Silva

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Parrileiro registra aumento de 50%

Parrileiro registra aumento de 50% na demanda por realização de eventos nas duas unidades. O Parrileiro, premiado como a melhor casa de carnes de Fortaleza, está vivendo um momento de grande crescimento, impulsionado principalmente pela alta demanda por eventos em suas duas unidades, localizadas na Aldeota e no Cambeba. Com um aumento de 50% no número de eventos realizados ao longo do último ano, a casa se consolida como um dos principais destinos para celebrações em Fortaleza. Inaugurado há cerca de um ano, o Parrileiro Aldeota já demonstra um grande potencial para a realização de eventos. A casa tem recebido um número expressivo de solicitações para casamentos, batizados, aniversários e eventos corporativos. A unidade Sul, consolidada há cinco anos no mercado, também registrou um aumento significativo na procura para eventos. A versatilidade dos ambientes, com salões de diferentes tamanhos, permite atender a eventos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, a infraestrutura conta

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas