Pular para o conteúdo principal



Começa 19º Festival Mi


O 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba começou, em Viçosa do Ceará, com apresentações ao ar livre que atraíram um grande público e marcaram o começo de uma semana de intensa atividade cultural. Promovido pelo Governo do Ceará, por meio Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), o evento é reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil, que reúne centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas.

A solenidade de abertura ocorreu, no Palco Cristiano Pinho, localizado na Praça Clóvis Beviláqua. A cerimônia contou com a presença do chefe de gabinete da Secult, José Viana Júnior; das coordenadoras gerais do Mi, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Artes da Secult, Cris Vale e Selma Santiago; do coordenador executivo do Festival Mi e gestor executivo do Hub Cultural Porto Dragão, Leo Porto; do gestor de economia criativa do Hub Cultural Porto Dragão, Ivan Ferraro; dos professores Liu Man Ying e Leandro Serafim, coordenadores pedagógicos do Festival; das coordenadoras de acessibilidade, Thamyle Vieira e Daina Leyton; da assessora de gabinete do Crede 5, Rosilda Sales, representando a Secretaria da Educação do Ceará; da professora Inez Beatriz Martins Gonçalves, representando o curso de Música da UECE; e do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, Cid Alves.

Em sua fala, Viana Júnior destacou a importância do Festival para a formação musical no Estado, reforçando que ele mesmo se considera uma “Cria do Mi”, uma vez que ele já participou como aluno, como artista e, atualmente, como gestor. O chefe de gabinete também reforçou a vocação de Viçosa do Ceará e região para a cultura.

“Sabemos o talento dessa terra, que tanto respira arte e música e que revela tantos talentos que ganham destaque no cenário local e nacional. É muito importante trazer para esta cidade um evento gratuito e acessível, que tem formado diversas pessoas, entre alunos e professores. São quase 20 anos de uma política pública de muitos desafios, mas que permanece com continuidade e aprimoramento”, afirma.

Em seguida, a Camerata de Cordas da UFC encantou a plateia com o concerto "Studio Ghibli", uma performance que trouxe a magia das trilhas sonoras do famoso estúdio japonês. Antes, no entanto, os músicos tocaram a música “Amolando Faca”, de Cristiano Pinho, o homenageado do 19º Mi. A noite continuou com o grupo Essas Mulheres, que animou o público com seu contagiante Samba das Meninas.

O segundo dia do 19ª Mi, domingo (21), começou, no Patamar da Igreja Matriz com o Encontro Regional do Sistema Estadual de Bandas, com a participação de grupos das cidades de Croatá, Guaraciaba do Norte, Tianguá, Viçosa, Ibiapina e São Benedito. Trata-se de um dos momentos tradicionais do Festival, que encantou o público com cortejo e apresentação ao ar livre. Além disso, pela primeira vez, os músicos das bandas participaram de ações formativas especialmente preparadas para eles.

O Theatro Pedro II foi palco do espetáculo “A RIsita”, apresentado pelo Coletivo FusCirco. A mistura de música, teatro e circo proporcionou uma experiência única e envolvente para todos os presentes. Em seguida, o público teve a oportunidade de conferir a Camerata de Violões Ágio Moreira, da Escola Vila da Música, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, que apresentou o concerto “Dedilhados Nordestinos: do Armorial ao Contemporâneo”.

Música e encontros-A movimentação dos participantes já era intensa na cidade no sábado pela manhã, com a chegada dos selecionados para o credenciamento do festival, sendo um momento de encontro de jovens de diversas cidades do Ceará e até de outros estados. Presente no Festival pela terceira vez, Felipe Ferreira, de Maracanaú, fará nesta edição a oficina de baixo elétrico. Ele destaca a experiência formativa do Mi para a sua atuação enquanto músico, principalmente pelo fato de poder aprender com professores experientes e reconhecidos. 

“Também é interessante a possibilidade que o Mi oferece dos alunos também poderem tocar no palco junto com outras pessoas. Isso é muito massa”, declara.

Sami Bezerra, de Jaguaratama (CE) e Pedro Emmanoel, Ricardo Melo, de Fortaleza, são estudantes universitários de música e estão no Mi pela primeira vez. Os três já conheciam o evento, mas só este ano tiveram a oportunidade de participar. Todos são unânimes ao destacar que os aprendizados não se resumem apenas ao conhecimento em sala de aula.

“A minha expectativa é que, além de aprender o meu instrumento, que é a sanfona, vamos estabelecer conexões com diversos outros músicos, tanto alunos quanto professores. Trata-se de um intercâmbio musical, uma rede de conexões que vai se estabelecendo. Daqui alguns anos, vamos nos lembrar dos amigos, das parcerias e desses momentos vividos”, ressalta Sami.

Conforme Selma Santiago, coordenadora do 19º Mi, o Festival atende uma demanda crescente de formação na área da música, que se renova a cada ano, apresentando possibilidades de qualificar esses participantes para desenvolver suas carreiras artísticas. Seja na formação voltada para a excelência como instrumentista ou no campo do mercado, como técnicos em diversas áreas da música. 

“O Festival Mi é um momento de celebração e aprendizagem. Ver tantos jovens talentosos reunidos aqui em Viçosa do Ceará é um grande orgulho para nós. Acreditamos no poder transformador da música e este evento é uma prova disso”, diz.

Coordenadora pedagógica do evento, Liu Man Ying compartilha do mesmo sentimento, destacando ainda a importância de pensar em uma programação voltada para que cada participante aperfeiçoe suas potencialidades. 

“Nosso foco é proporcionar uma formação de qualidade. As oficinas e práticas de grupo são pensadas para desenvolver habilidades e incentivar a criatividade. É gratificante ver o entusiasmo dos alunos e a evolução deles ao longo do festival”, afirma.

Expectativas para os próximos dias-Com um total de 68 atividades programadas, incluindo oficinas e práticas de grupo, o Festival Mi segue até 27 de julho. A cidade de Viçosa do Ceará se transforma em um verdadeiro palco de formação e celebração musical, onde alunos e professores vivenciam intensamente a arte e a cultura. Além das ações formativas, o Mi congrega a população com uma rica programação artística, com acesso gratuito. Ednardo, Makem, Berg Menezes e DJ Rapha Anacé estão entre as atrações. Os detalhes da programação estão disponíveis no site e nas redes sociais do Festival.

O músico cearense Cristiano Pinho, que partiu no começo deste mês aos 60 anos, é homenageado nesta edição do Mi. Nascido em Viçosa do Ceará, o guitarrista teve seu talento repercutido nacionalmente, com atuação em discos e shows de nomes como Kátia Freitas, Fagner, Fausto Nilo, Ednardo e Dominguinhos.

Além de o palco do Festival, na Praça Clóvis Beviláqua, ter recebido o nome de Cristiano Pinho, no último dia haverá no local um show especial, com a participação de cinco guitarristas cearenses que tiveram suas carreiras musicais influenciadas pelo mestre da guitarra. São eles: Mimi Rocha, que também faz a direção musical, Fernando Catatau, Lu D’Sosa, Felipe Cazaux e Alex Ramon. Adriano Azevedo (bateria), Nélio Costa (baixo) e Sávio Dieb (teclado) completam o time nessa homenagem ao músico.

O 19º Festival Mi – Música na Ibiapaba é realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Tem como parceiros a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc Ceará), a Prefeitura de Viçosa do Ceará, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae Ceará) e o Serviço Social do Comércio do Ceará (Sesc-CE).

SERVIÇO
19º Festival Mi – Festival Música na Ibiapaba 
20 a 27 de julho de 2024 em Viçosa do Ceará. 
Instagram: @festivalibiapaba. Oficinas para inscritos.
Programação artística gratuita.
Programação completa: https://docs.google.com/document/d/1ebydPAMJc_P0Ul10Cvql-XQ06VLK5IZx/edit




Com fotos de Luiz Alves e Guilherme Silva

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Morre padre Thomas-Tomé Francis Reynolds

A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar, o falecimento do Padre Thomas Francis Reynolds, CSsR, carinhosamente conhecido como Padre Tomé. O missionário redentorista, aos 87 anos, faleceu por volta das 21h30 deste domingo (10/maio/2026), no Hospital Regional da Unimed, em Fortaleza. Em nota, o Provincial da Província Redentorista de Brasília, padre João Paulo de Souza, CSsR, destacou: - Missionário dedicado ao anúncio do Evangelho e ao serviço do povo de Deus, padre Tomé, vindo da Irlanda, marcou a vida de muitas pessoas por seu testemunho de fé, simplicidade, silêncio e entrega missionária". Neste momento de dor, unimo-nos em solidariedade aos familiares, amigos e aos missionários redentoristas, rogando a Deus que acolha o Padre Tomé em sua eterna misericórdia.

Pardal Sorvetes festeja 30 anos

A Pardal, referência no mercado de sorvetes, comemora 30 anos neste mês de dezembro. Em sua trajetória, a marca transmite originalidade, simpatia e sucesso de vendas, contando com o esforço e as ideias da fundadora Joselma Oliveira, que apostou no empreendedorismo, criando uma marca de sucesso. Para Joselma, o empreendedorismo é um desafio a ser conquistado diariamente. Mesmo com anos de trabalho, a fundadora da Pardal conta que é necessário pensar em inovações constantemente.  - Iniciei meu trabalho com a venda de 30 picolés e hoje conto com um equipe de mais de 90 colaboradores, sem contar com os empregos indiretos. Não tive medo de apostar em um mercado maior, por isso saí de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, para Fortaleza. Hoje, a Pardal é sinônimo de alegria para o consumidor, por isso nunca cansamos de pensar em novas formas de conquistar e tornar a vida das pessoas mais felizes”, ressalta. Apostar em uma área que está ao encontro de suas aptidões e valores também é uma...

Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias no Feriadão do Dia do Trabalho

Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) mantém Pontos de Vacinação e Atendimento para Síndromes Respiratórias neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (foto Tainá Cavalcante). A iniciativa integra o Plano de Sazonalidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A Prefeitura de Fortaleza reforça, neste Feriadão do Dia do Trabalho 2026 (6ª feira-1º a domingo-3/5), as ações de prevenção contra a Influenza e de Enfrentamento das Síndromes Respiratórias.  De hoje (1º) a domingo (3/5), os Postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Pio XII, no bairro São João do Tauape, estão abertos das 8 às 16h30 para Vacinação. No sábado (2) e domingo (3) haverá aplicação da Vacina contra a Gripe no North Shopping Jóquei, das 11 às 16 horas. A iniciativa de descentralizar a Vacinação para locais de grande fluxo contribui para ampliar o acesso e fortalecer a proteção dos grupos mais vulneráveis. A Vacinação contempla os Grupos Prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), como: Idosos a part...

Trump sofre atentado

Presidente do Brasil, Luiz Inácio  Lula da Silva:  @LulaOficial : Minha solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), à primeira-dama Melania Trump (foto) e a todos os presentes no jantar com correspondentes em Washington. O Brasil repudia veementemente o ataque de ontem à noite (25/4/2026). A violência política é uma afronta aos valores democráticos que todos devemos proteger".