Pular para o conteúdo principal

Férias Culturais

Chegou julho e as férias contagiam diversas regiões do Ceará. É tempo onde adultos, jovens e a criançada saem de casa em busca de lazer, educação, entretenimento e bem-estar por meio da riqueza cultural que pulsa no estado. Uma cena efervescente, que apresenta os muitos talentos de nossa gente.


A programação deste mês nos espaços públicos da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) é este território de encontro para os diferentes públicos, gostos e idades. Gratuita ou com entrada a preços acessíveis, esta variedade de expressões culturais é sinônimo de conhecimento e oferta de ações lúdicas.
São mais de 100 atividades artísticas disponíveis à população. Os espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), pertencentes a Secult Ceará e geridos em parceria com as Organizações Sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Arte e Cultura, reúnem teatro, música, exposições, lançamento de livro, contação de histórias, espetáculos de dança, musical, cinema, festival de pratinho, festival de música e muita quadrilha junina.
Eventos estruturantes: 
Mi – Festival Música na Ibiapaba: Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram para o Mi – Festival Música na Ibiapaba, em Viçosa do Ceará.
Neste ano, a 19ª edição do Mi acontecerá de 20 a 27 de julho, com atividades formativas, entre oficinas, práticas de grupo e muita música. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.
O ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’ é um evento estruturante da Secult Ceará, reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil. A realização é do Governo do Ceará, por meio da Secult Ceará e Hub Cultural Porto Dragão, espaço cultural da Secult gerido em parceria com o IDM.
Festejo Ceará Junino: O Festejo Ceará Junino é realizado nos meses de junho e julho. Inclui 21 etapas que culminam no Campeonato Estadual, que este ano ocorre entre os dias 25 e 28 de julho na cidade de Sobral.
Ao todo, 18 cidades participarão do festival em 2024, são elas: Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.
A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e tem produção da Assum Preto Produções.
Espaços Culturais (Rece):
Bece (Fortaleza): Durante todo o mês de julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) realiza uma série de ações para quem ama os muitos universos da leitura. O público pode acompanhar o lançamento de livros, contações de histórias e espetáculos teatrais infantis. Outros destaques da Bece são a programação especial voltada à Cultura Geek e o “Clube de Leituras Estranhas”, com a escritora Lara T. Vainsto.
Os espetáculos infantis marcam presença e revela o trabalho de grupos teatrais de várias cidades cearenses. Se apresentam os grupos Comédia Cearense e Grupo Galhofo; Carroça de Mamulengos (Cariri); Orlângelo Leal (Itapipoca), Bibiu e Seus Bonecos e Carcará Produções e Edivaldo Batista e Grupo Bricoleiros.
Em julho, a Biblioteca Pública realiza lançamentos literários, entre eles as obras mais recentes de Mestre João Pedro do Juazeiro (DEDA Cão e Mestre de Reisado); Frederico Brito e Thais Evangelista (“Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias”); Eduardo Vasconcelos (A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará); Alan Denizard (Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país) e novos escritores angolanos (Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90, da editora Afrobooks).
A Bece preparou agenda dedicada à cultura geek. Inédita, a iniciativa inclui feira de troca de gibi; RPG; oficinas “Construindo Personagens de Mangá” com Blenda Furtado e “Quadrinhos” com Daniel Brandão; e uma aula aberta de “EB Comics - Super-heróis brasileiros made in Ceará".
Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim): Localizada no Sertão Central, a Casa de Antônio Conselheiro promove programação especial para crianças, com exibição de curtas infantis e apresentação do espetáculo “As peripécias do Bode Ioiô’’ do artista Evan Teixeira.
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Fortaleza): Voltando para Fortaleza, o CDMac conta com inúmeras exibições no Planetário Rubens de Azevedo no Centro Dragão do Mar, sempre às quintas, sextas, sábados e domingos.
O espaço do Teatro do Centro Cultural recebe seis espetáculos em julho. “Rara” com No barraco da Constância tem!; “Oz” com Grupo Alumiar Cenas & Cirandas; “A Força da Água” com Pavilhão da Magnólia; “Akey” com Coletivo Tempo Aberto; Performance “Dentro de Mim É Muito Escuro” de Silvia Moura; “Diga que você está de acordo! Máquina Fatzer” com Coletivo Teatro Máquina.
Para os pequenos, a emblemática Praça Verde será espaço do “Brincando e Pintando no Dragão”; “Contos para Brincar” com Júlia Barros e Almir Mota; e “O Lobão e os Três Cachorrinhos” com Calu Maravilha. Para os adultos, a pedida é o show Sepultura - Celebration Life Through Death e Angra - Cycles of Pain World Tour.
No espaço do Anfiteatro, os concertos musicais reúnem importantes nomes da cena local e nacional. O público pode conferir os shows de Anelis Assumpção, com "Sal", e Nayra Costa, com "Falem de Mim". O mês ainda estrela: “Codinome Rosatômica", com Má Dame e Zudizilla apresenta EGOT - Quarta Parede; Marcelo Reis e Odair José; e "15 anos de Fulô" com Fulô da Aurora + Mestre Ambrósio.
E tem mais novidade: o Centro Dragão do Mar, Hub Porto Dragão e Kingston 85 convidam para um fim de tarde de samba e pagode na vizinhança com Numalaje, Gabi Nunes e Pagode no Sigilo.
Cineteatro São Luiz (Fortaleza): Uma lista de produções com diversos títulos para toda a família. Durante todo o mês, o Cineteatro São Luiz exibe sua tradicional ‘Férias no São Luiz’, com entrada gratuita. A programação completa pode ser solicitada via direct nas redes sociais do equipamento ou pelo Whatsapp: 85 8733-8831.
Além do cinema, o cinema de rua e cineteatro de praça realiza Visita Guiada especial com o Chaplin Cearense; os shows Los Sebosos Postizos em homenagem aos 50 anos do disco “A Tábua de Esmeralda” de Jorge Ben Jor e Ednardo 50 anos de canções; espetáculo “Viva O Povo Brasileiro - De Naê a Dafé” com grupo Barca dos Corações Partidos; e edições especiais para as crianças com o Curta São Luiz, se apresentam: “El Gran Circo Mágico” com Mágico Jeffy e Cia; “La Cucina Ristô” da Cia Circo Lúdico Experimental; e “O Gran Circo Malabar” com Coletivo FusCirco.
Estação das Artes (Fortaleza): Muita música é na Estação das Artes, que ao longo do mês traz: DJs Vládia Soares, Indira Marley e Lady Luh e “Tributo a Bob Marley”, com Donaleda; Baila Comigo - Especial Santa Cruz com Arrochados do Forró e Zé Bandeira & Banda; Ministereo Público Sound System convida Luedji Luna; cover Pink Floyd, com Animals; Samba do Brown e Samba Maioral; Estação Autoral, com Soul de Aries e Turnê "Rua Mundo Novo", com Gabriel Aragão; Festa Voyage com os DJs Maarji e Estácio Facó + participação especial de Nayra Costa; Coletivo Tertúlia com DJ's Kinas, Nego Célio, JP Aires, Maarji e Tomé Braga; Patifaria + Fervinho + Je Treme Mon Amour, com DJ Albano + DJ Silas + DJ's Tide e Madruga.
Já os Domingos na Estação contam com: Feira Mais Vinil e “Reggae”, com Selectah Tuti; Intervenção Artística do grupo Desequilibradoz; e Feira Negra.
Hub Cultural Porto Dragão (Fortaleza): Aniversariante do mês, o Hub Cultural Porto Dragão recebe as atrações “O poético caos dessa cidade”, com Perimetrurbano; “Mais Outra Grande Besteira”, de As 10 Graças de Palhaçaria; Eduardo Show da Vida; “As Mais Belas Coisas: Mistérios de Fim-Fim”, de Fátima Macedo; e a performance “Escuta do Tempo”, de Silvia Moura.
O Hub também será palco de abertura da 25ª edição do Festival ForCaos com as bandas Steel Fox, Darkside e Never Heals. A lista de atividades ainda inclui “Vão”, do Coletivo Farol Novo; “Voo para o fim do mundo”, do Teatro Violetas; “Chorume”, da Companhia Ortaet de Teatro e “O Mundo Incompleto de Maria”, da Harpia de Teatro.
Mercado AlimentaCE (Fortaleza): A Feira Agroecológica do mês no Mercado AlimentaCE tem almoço com apresentações de Luiza Nobel e, homenagem a Djavan com Marcelo Góis. O Espaço Cultural também recebe a banda Killer Quen; e almoço no Mercado com o Grupo Mesura.
O Mercado também realiza, neste mês, o Festival de Pratinho com: Feira Gastronômica de Pratinhos; e os shows: Iara Pâmella, Vanessa, a Cantora, Forró Tá bonito Pra Chover e Pavão do Acordeon.
Sobrado Doutor José Lourenço (Fortaleza): Com programação especial de aniversário e voltada ao público infantil, o Sobrado exibe o espetáculo circense “K’Os de Variedades” e “O Sobrado - várias histórias”, com o grupo K’Os Coletivo. Já o “Ser Criança no Sobradinho” tem atividades educativas que promovem um espaço divertido de experimentações artísticas. As iniciativas ocorrem em espaços diversos da capital cearense.
Theatro José de Alencar (Fortaleza): O centenário Theatro José de Alencar adentra a programação infantil com Sound Circo apresenta: “O Cheiro do Queijo”; espetáculo “O Rei”, com grupo Catavento de Teatro; “Show da Percha”, com Circo do Asfalto (SP) e “O Circo Só”, com Cia. Tem Sim Sinhô. O Grupo Armorial de Teatro (Maranguape–CE) apresenta “Bem-vindo à Chico City” e Evan Teixeira realiza “O Barquinho e o Seu Pescador”.
Três musicais também marcam o mês no TJA, são eles: “Lembra da Canção”, do grupo Vitrola Nova; “Obrigado, senhores! - Homenagem à Maria Bethânia”, de George Hudson; e “Uma Noite em Ritmo Quente”.
No espaço também haverá a festa “Relance”: DJs Baber e Victormsar convidam Marcelinho Wikky (RJ), Paluma e Fabinho Vieira; e os espetáculos teatrais para adultos: “Quando as Máquinas Param”, do grupo Imagens de Teatro; e “Desterro”, do grupo Nóis de Teatro.
Pinacoteca do Ceará (Fortaleza): Nas férias de julho, a Pinacoteca do Ceará realiza uma programação especial ao longo de todo o mês. Com destaque para duas novas exposições, o museu oferece às quintas, sextas e sábados visitas mediadas temáticas e livres, além de ações voltadas para bebês e atividades infantis em Libras aos domingos.
Neste sábado, 6, às 17h, o museu inaugura em parceria com o Itaú Cultural a exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”, sobre o diálogo entre arte, ciência e tecnologia. A mostra interativa convida o público a se conectar com as obras por meio da presença, do toque, do sopro e até mesmo da troca de dados. Os 12 trabalhos em exposição exploram poeticamente o diálogo entre seres humanos e software, com um recorte inédito da Coleção Itaú, sob a curadoria de Leno Veras. A classificação indicativa é de 12 anos.
No domingo (7), a partir das 15h, o público poderá participar ainda de uma visita mediada com o curador Leno Veras na exposição “Síntese – Arte e Tecnologia na Coleção Itaú”. A visita tem classificação indicativa livre e conta com interpretação em Libras.
A exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” é uma das mais recentes da Pinacoteca do Ceará. Com classificação indicativa de 12 anos, tem curadoria de Eduardo Brandão e reúne mais de 200 fotografias da artista, uma das mais celebradas da arte contemporânea. A mostra traz séries importantes que mostram diferentes facetas de Claudia, desde o fotojornalismo ao experimentalismo.
Tradicionalmente, o museu reserva os domingos para a programação infantil, com uma série de atividades dentro do programa Ateliê Criança Cria, focado em ações que envolvam os pequenos em experiências dentro das novas exposições em cartaz. A atividade acontece sempre de 10h às 11h e das 15h às 16h. A novidade é o “Espetáculo História Divertida: ABC em Libras”, nos dias 14 e 28 de julho, das 14h às 15h, no hall da Pinacoteca do Ceará. A apresentação será conduzida pela palhaça Mara e sua intérprete, utilizando as letras do alfabeto em Libras por meio de diferentes sinais que ensinam, de forma lúdica, um pouco sobre a língua. Durante a apresentação, o público é instigado a perceber as configurações de mãos e os sinais associados, além de instigar a imaginação por meio da mímica.
O Ateliê para Bebês está de volta reforçando a proposta de ser um espaço de descoberta e exploração para bebês de 6 a 24 meses. O projeto reconhece a importância de estimular a criatividade e a sensibilidade desde a primeira infância e busca proporcionar o acesso às práticas artísticas experimentais. Nesta edição, que acontece no dia 28 de julho, das 10h às 11h, os bebês estarão imersos em experiências sensoriais que os conectam tanto com a serenidade da natureza quanto com as fascinantes nuances da tecnologia.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Atlântico e Naturágua arrecadam 25 mil litros de água para vítimas das enchentes no RS

Em uma demonstração de solidariedade e compromisso social, o Instituto Atlântico, em parceria com a Naturágua, enviou doações para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.  A indústria de água mineral cearense doou 1.250 garrafões de 20 litros de água, o que totaliza 25 mil litros, para levar água potável às pessoas que estão passando por esse momento de vulnerabilidade. O Atlântico custeou o transporte das doações. Uma carreta da RMTLog Transporte e Logística partiu em 5 de junho e chegou à capital gaúcha na última quinta-feira (13). O material foi entregue na Paróquia Santa Catarina, em Porto Alegre, que atua como ponto de coleta e distribuição de doações, além de servir como abrigo para pessoas necessitadas. O Instituto Atlântico também mobilizou sua sede, localizada no Shopping Salinas, em Fortaleza, como ponto de coleta, para que colaboradores e membros da comunidade contribuíssem com doações. Durante a campanha, foram arrecadados itens como roupas, calçados, água,

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).