Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (14 de julho de 2024), para:
- 58 anos do jornalista Evilázio Moreira Bezerra Filho (foto).
- Jornalista Lyane Ribeiro (foto).
- Professora Ligia de Oliveira Sales (foto).
- Ana Carolina Bomfim Jacó.
- Rayssa Cardoso.
- Gorete Andrade.
- Amandah Alves.
- Davi Arruda.
- Fernando Girão.
- João Nogueira.
- André Santos.
- 235 anos da Tomada da Bastilha, durante a Revolução Francesa.
- 125 anos da proclamação da República do Acre pelo espanhol Luiz Galvez.
- 115 anos de fundação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
- 100 anos do nascimento do farmacêutico britânico James Black-considerado o criador dos beta-bloqueadores, importantes fármacos usados no tratado de doenças cardiovasculares.
- 99 anos de fundação da Associação Cearense de Imprensa (ACI).
- 90 anos do nascimento do ex-árbitro, radialista e apresentador paulista Silvio Luiz.
- 85 anos da morte do pintor e ilustrador checo Alfons Maria Mucha-um dos principais expoentes do Movimento Art Nouveau.
- 70 anos da morte do escritor espanhol Jacinto Benavente-ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 1922
- 10 anos da morte da cantora, compositora, escritora e ativista paulista Vange Leonel.
Arquivo Nirez para 14 de julho na História do Ceará:
- 1855 - Toma posse novamente como Chefe de Polícia, o conselheiro Vicente Alves de Paula Pessoa.
- 1891 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 52 anos de idade, o engenheiro militar José Pompeu de Albuquerque Cavalcante, ex-deputado e ex-vereador; foi presidente do Poder Legislativo em 1878-1880. Nascera a 10/4/1839 em Fortaleza.
- 1898 - Funda-se o Grêmio Taliense de Amadores, que estreou no dia 28 do mês subsequente, no Teatro de Variedades, com o drama "Nódoas de Sangue".
- 1904 - Fundação da "Revista Escolar" órgão do Instituto de Humanidades, do Professor Joaquim da Costa Nogueira.
- 1905 - Fundado em Fortaleza o Centro Acadêmico Cearense.
- 1912 - Chega a esta capital, no vapor “Maranhão”, o coronel Marcos Franco Rabelo, presidente eleito do Estado, obtendo brilhante recepção popular nas ruas. No mesmo dia assume a administração do Estado, às 14h, recebendo o governo das mãos do presidente da Assembleia, coronel Belisário Cícero Alexandrino.
- 1912 - Surge em Fortaleza o jornal político A Imprensa, editado pela Tipo-Litografia a Vapor sob direção de Eugênio Gadelha.
- 1913 - Sai o primeiro número da revista mensal, “Tertúlia”, órgão da Tertúlia Clóvis Bevilaqua.
- 1915 - Fundado o América Futebol Clube que realiza seu primeiro jogo no dia 20 contra o Atheneu, de Natal, RN, vencendo por 22x0. O ponta Napoleão fez 11 gols e o goleiro que sofreu os gols foi João Fernandes Campos Café Filho, conhecido por Café, futuro presidente do Brasil.
- 1917 - Marca a inauguração do Cine Teatro Majestic Palace (Cine Majestic), sendo o dia 14, do palco, com a apresentação da transformista italiana Fátima Miris e dia 20 do cinema, com a película “L'Amica”. Cinema e teatro construído pelo comerciante Plácido Barbosa de Carvalho (Plácido Carvalho) na segunda década do Século XX. Projetado e construído por Rodolfo F. da Silva & Filho. O cinema sonoro só chegou no Majestic no dia 23/04/1932, com o filme Anjos do Inferno. No dia 04/04/1955 irrompe um incêndio no edifício Majestic fechando provisoriamente o cinema. Em 01/01/1968 outro incêndio fecha o Cine Majestic, desta vez para sempre, pois destruiu a sala de projeção. O Cine Majestic tinha uma sala de projeção que também era um teatro, toda em ferro como o Theatro José de Alencar. Tinha 650 cadeiras no térreo, nos dois andares onde ficavam os camarotes e na geral. No local do Edifício Majestic foi levantado o Edifício Lobrás, projeto do arquiteto Armando Farias.
- 1917 - Data da fundação da Associação dos Funcionários Públicos do Ceará, que teve como primeiro presidente o desembargador João Firmino Dantas Ribeiro.
- 1918 - Fundado, por Carlos Torres Câmara (Carlos Câmara), o Grêmio Dramático Familiar, no Boulevard Visconde do Rio Branco, 2406. Com a morte de seu fundador, em 1939, desapareceu.
- 1918 - Reorganizada a Associação dos Merceeiros, fundada em 5/4/1914 e instalada em 10/5/1914.
- 1918 - Toma posse, no Grêmio Literário Cearense, o jornalista Gilberto Pessoa Torres Câmara (Gilberto Câmara), na Cadeira 15, tendo como padrinho Demóstenes Braga.
- 1919 - Publica-se em Fortaleza o jornal semanal "Ceará Socialista", órgão do Partido Socialista Cearense, com redação na Rua Major Facundo nº 256. Seus diretores eram: Eurico Pinto, Gastão Gonçalves da Justa (Gastão Justa), Joaquim Alves de Oliveira e Raimundo Ramos.
- 1925 - Criada a Associação Cearense de Imprensa - ACI, com a denominação de Associação dos Jornalistas Cearenses.
- 1928 - Publicado em Fortaleza, o jornal “Germinal”, órgão da Sociedade Literária Visconde de Taunay, do Colégio Militar. Era dirigido por Jé Góis de Campos Barros e com redação de Nogueira Paes, Oscar Pereira e Anderson Mascarenhas.
- 1935 - Funda-se a Sociedade Numismática Cearense, sob a presidência de Alcides de Castro Santos (Alcides Santos). Depois se fundiu com o Clube Filatélico do Ceará, passando a denominar-se Sociedade Numismática e Filatélica Cearense, em 1938, continuando Alcides de Castro Santos na presidência.
- 1940 - O bairro de Barro Vermelho recebe da Câmara de Vereadores de Fortaleza o nome de Antônio Bezerra, homenagem ao abolicionista e escritor de Quixeramobim que residiu na hoje Avenida Mister Hull, na Chácara Salubre.
- 1942 - Morre, às primeiras horas do dia, aos 80 anos de idade, o coronel Manuel Freire de Andrade, que foi administrador do Matadouro Modelo, sendo sepultado às 16 horas no Cemitério de São João Batista.
- 1944 - Lançamento do livro Caricaturas da Guerra, do desenhista Rubens Diniz.
- 1945 - Instala-se, no Theatro José de Alencar, às 20 horas, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil-PCB, tendo como secretário geral no Ceará, José Bento de Sousa.
- 1951 - Muda o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM. Assume o capitão de corveta Antônio Augusto Pinto Guimarães, em substituição ao capitão-tenente Raimundo Edmilson Gomes Fontenele, que ficou no posto apenas 28 dias.
- 1953 - A Faculdade de Direito do Ceará confere ao presidente do Supremo Tribunal Federal, José Linhares, ex-presidente da República, o diploma de Doutor Honoris Causa.
- 1953 - Toma posse na presidência da Comissão de Abastecimento e Preço - Coap, o escritor Gerardo Melo Mourão.
- 1954 - Morre, aos 51 anos de idade, vítima de complicações em uma cirurgia de apendicite, o comerciante João Demétrio Dummar (João Dummar). Nascera em Damasco, capital da Síria, em 27/1/1903, chegou ao Brasil aos sete anos de idade, com a família e morou no Crato, onde frequentou o seminário. Em 1912 a família Dummar transferiu-se para Fortaleza, dedicando-se a atividades comerciais. O pai, Demétrio Dummar, fundou a casa Estrela do Norte, que após a sua morte, transformou-se na Casa Dummar, passando a ter à frente dos negócios João Demétrio Dummar (João Dummar). Ele também representou a Casa Pratt e as marcas Philco e Brunswick. Foi um dos pioneiros da radiofonia cearense, sendo fundador do Ceará Rádio Clube - PRE-9, a mais antiga emissora de rádio em funcionamento.
- 1961 - Morre, aos 72 anos de idade, o advogado, filólogo poeta e escritor Clóvis do Rego Monteiro (Clóvis Monteiro), cearense de Fortaleza nascido a 10/09/1898.
- 1962 - Fundado, nas dependências da Associação Cearense de Imprensa - ACI e sob sua inspiração, o Clube do Jornalista do Ceará, que elegeu seu primeiro presidente, o jornalista Stênio Azevedo.
- 1975 - Inaugurada a Praça da Imprensa, entre as Rua Assis Chateaubriand, Rua Barão de Mauá a Avenida Antônio Sales e Avenida Desembargador Moreira, no Dionísio Torres, com a presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes, do prefeito Evandro Ayres de Moura e vários jornalistas. Na ocasião foi inaugurado um busto feito em gesso, do jornalista Perboyre e Silva, que logo foi retirado e enviado para São Paulo onde seria confeccionado em bronze.
- 1975 - Morre, vítima de desastre de ônibus, quando viajava para o Rio de Janeiro, aos 44 anos de idade, o Padre Valdir Medeiros Dantas (Padre Valdir Dantas), cearense de Fortaleza nascido no dia 11/01/1931.
- 1976 - O empresário Gervásio Pegado passa a presidência do Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza ao empresário Clóvis Braga Rolim (Clóvis Rolim). Permanece na vice-presidência o empresário Petrônio de Aguiar Andrade (Petrônio Andrade).
- 1984 - Morre, aos 71 anos de idade, o vereador José Barros de Alencar, vítima de colisão entre seu carro e um ônibus, próximo a Açu, RN. Teve o corpo velado na Câmara Municipal de Fortaleza e na Prefeitura de Messejana, terra que o viu nascer a 04/01/1923. Seu enterro foi no dia seguinte, sendo seu corpo levado pelo Corpo de Bombeiros até o Cemitério .
- 1985 - Realiza-se a XVIII Regata de Jangadas Dragão do Mar, sendo vencedor José Ferreira Nunes, o Mestre Dedé.
- 1985 - Assassinado por assaltantes o artista plástico e funcionário público Joaquim Evangelista de Sousa Filho, de 40 anos de idade.
- 1995 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará-EAM tem novo comandante, o capitão de fragata Tércio Soares Souto, que recebeu o cargo das mãos de Nelson Elias Chaibem, do mesmo posto.
- 1995 - Morre, aos 67 anos de idade, em Fortaleza, o médico e poeta Caetano Ximenes Aragão, membro da Academia Cearense Medicina, cearense de Alcântaras nascido em 4/2/1927.
- 1996 - Falece, aos 71 anos de idade, o comerciante e agropecuarista José Haroldo Magalhães Martins (Haroldo Martins), ex-deputado nascido em Santa Quitéria no dia 23/12/1924.
- 2000 - À noite, no auditório da sede da Associação Cearense de Imprensa - ACI, no Edifício Perboyre e Silva, esquina da Rua Floriano Peixoto com Rua Perboyre e Silva, dentro da comemoração dos 75 anos de fundação da entidade, foram inauguradas a Galeria dos Presidentes e a Galeria das Rainhas da Imprensa, bem como o lançamento do livro Nova História da Associação Cearense de Imprensa, dos jornalistas Stênio Azevedo e Geraldo da Silva Nobre (Geraldo Nobre). Na ocasião foram oferecidos 27 chefrons aos jornalistas que completaram 30, 40 e 50 anos de sócio da ACI.
- 2003 - Haroldo Heitor Ribeiro Filho, 17 anos, estudante da 3ª série do 2º grau, do Colégio 7 de Setembro, conquista a medalha de bronze da 35ª Olimpíada Internacional de Química, realizada de 05 a 14/07 em Atenas, na Grécia. Também participaram da competição Luís Ivan Marques Pereira e Adalberto Studart Neto, alunos do Colégio Ari de Sá Cavalcante, e Lorena Rodrigues Silva, aluna do Colégio Farias Brito.
- 2009 - Morre, à noite, em Fortaleza, vítima de parada cardíaca, Luiz de Arruda Veras, 78 anos de idade. Por 40 anos, seu Veras, como era conhecido, trabalhou na área administrativa do jornal O Povo. Natural de Vitória de Santo Antão-PE, e foi revelado pelo Central de Caruaru na década de 50, o que despertou interesse no Sport Club do Recife. Além do Sport e Central em Pernambuco, Veras ainda jogou no Galicia da Bahia, América de Minas, Corinthians Paulista, Remo do Pará e Fortaleza Esporte Clube, e Usina Ceará. Fixou residência na capital Cearense. Ele também participou da diretoria da Associação Cearense de Imprensa - ACI por 30 anos.
Com informações:
Apcdec.
Arquivo Nirez.
Facebook.
Frisson News.
Agência Brasil.





Comentários
Postar um comentário