Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (23 de julho de 2024), para:
- Radialista Airton Felipe de Sena Filho (foto).
- Jornalista Clóvis Holanda (foto).
- Radialista Francisco Josenir Silva Nascimento.
- Radialista José Hilton Meireles de Oliveira Júnior.
- Radialista Jucelino Augusto de Menezes Castro.
- Rafael Leite.
- Edilson Aguiar.
- Francisco Etiene Carneiro.
- Marta Figueiredo.
- Giorgio da Silva Rangel.
- Alessandro Cordeiro.
- Washington Pinto.
Arquivo Nirez para 23 de julho na História do Ceará:
- 1830 - Tornada sem efeito a nomeação de Manuel Joaquim Pereira da Silva para presidente da Paraíba, voltando este a governar a província do Ceará.
- 1882 - Publicado em Fortaleza, o jornal "Cri-Cri", de propriedade da Associação Cavaleiros Negros, tendo como editor-proprietário, Antônio de Lafayette.
- 1922 - Inaugurado o Café Ivan, na Rua Senador Alencar, 48 (antigo), gerenciado por Armando Vale Weyne.
- 1922 - Lançada a pedra fundamental, na então Praça Senador Machado (hoje Praça do Cristo Redentor), da Torre do Cristo Redentor, para comemorar a passagem do Centenário da Independência do Brasil. Usou da palavra o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes.
- 1928 - Toma posse no comando do Regimento Policial do Ceará, o capitão do Exército Brasileiro, Edgar Facó.
- 1928 - Criada, pela Lei 2.576, a Secretaria de Polícia e Segurança Pública que viria substituir a antiga Chefatura de Polícia e é criada a 2ª Delegacia em Fortaleza. Hoje é Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
- 1939 - Fundada a Sociedade dos Amadores de Cinema, tendo à frente Otacílio de Azevedo, seguido de José Augusto de Moura, Rubens de Azevedo, Friedman Oliveira, José Justa Noronha, Dinajá Oliveira, Raimundo Araújo, Maria Eunice Noronha e Glauco de Oliveira, na residência de José Augusto de Moura, na Vila Ventura, na Aldeota. Foi reorganizada em 1946.
- 1942 - O Circo Show, que se encontra em Fortaleza, dá espetáculo com 25% da renda doada para construção do albergue para gazeteiros que a Associação Cearense de Imprensa - ACI pretende construir.
- 1954 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general Emílio Maurell Filho, que vem substituir o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que deixara o comando no dia 21/05/1954.
- 1956 - O Diário Oficial do Município - Diom nº 969 publica entre outras a Lei municipal nº 1.066 do dia 19 que denomina de Couto Fernandes o bairro conhecido por Quilômetro Oito em virtude a Estação Ferroviária que fica no local, a 8km da Estação Central.
- 1964 - Morre, aos 71 anos de idade, o comerciante Pascoal de Castro Alves, vítima de colapso cardíaco, na direção de seu carro, quando estava parado em frente a um semáforo. Era chefe da firma Pascoal de Castro Alves & Companhia Ltda., localizada na Rua Castro e Silva, 204, esquina com Rua Major Facundo. Nascera em Pentecoste, no dia 17/5/1893. Existe no bairro de Vicente Pinzon uma rua com seu nome.
- 1965 - Dado o nome de Praça Coronel Carvalho ao largo existente em volta da Estação Ferroviária da Floresta, hoje Estação Ferroviária Álvaro Weyne, no bairro de Álvaro Weyne, antiga Floresta.
- 1965 - O Diário Oficial do Município 3.243 publica a Lei 2.986 do dia 21, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao comerciante Clovis Rolim Braga, projeto de lei do vereador Francisco Edward Pires.
- 1970 - Publicada no Diário Oficial do Município 4.465 a Lei 3.745 do dia 20, que denomina de Avenida Cofeco a via da Lagoa Redonda no Parque São Roque que dá acesso à Colônia de Férias dos Empregados da Conefor - Cofeco, proposta do vereador Antônio Ademar Arruda.
- 1972 - Criada, em Fortaleza, a Associação Profissional dos Escritores do Ceará, a segunda entidade do gênero em todo o país. Presidente - Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), 1º Secretário - José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho); 2º Secretário - Antônio Carneiro Portela; 1º Tesoureiro - Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno); 2º Tesoureiro - Risette Cabral Fernandes; Conselho fiscal - Ciro Colares da Penha, Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins) e Adacto Soares Godinho (Adauto Gondim); Suplentes - José César Coelho de Sena, Paulo Aragão e Abdias Lima.
- 1973 - Lançado o livro A Epopeia dos Jangadeiros, de autoria do Padre Joaquim de Jesus Dourado (J. J. Dourado), que nesse trabalho usa o pseudônimo de Bernardo Doré, no Colégio Estadual Aluno João Nogueira Jucá, sendo apresentado pelo general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira.
- 1974 - Eleito Operário Padrão do Ceará, o mecânico industrial da Fábrica de Asfalto da Petrobras, Francisco Gonçalves Leite, de 33 anos.
- 1975 - Morre, em Fortaleza, a pianista Ester Salgado Studart da Fonseca, uma das fundadoras do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e sua primeira diretora. Era casada com o médico Eliezer Studart da Fonseca. Seu nome de solteira era Éster Barroso Salgado.
- 1975 - Chega em Fortaleza o navio alemão “Mr. NR”, que foi encontrado abandonado em alto mar pelo pesqueiro cearense “Dalila”. Tido como “navio-fantasma”, o “Mr. NR” foi abandonado por seu proprietário que tentou enganar a companhia de seguros, simulando um naufrágio.
- 1976 - Instituída, pelo decreto 11.950, a Fundação Instituto de Planejamento do Ceará - Iplance.
- 1980 - Toma posse na Cadeira 30, da Academia Cearense de Letras - ACL, o poeta e ensaísta José Linhares Filho, sendo saudado por José Maria Moreira Campos.
- 1981 - Aberto o VI Encontro de Radioamadores no Náutico Atlético Cearense - NAC.
- 1981 - Por solicitação do Banco da Amazônia, é decretada a falência da Sociedade de Pesca Ltda - Sopesca, por decisão do juiz Francisco Hugo Alencar Furtado, da 6ª Vara Cível de Fortaleza.
- 140 anos do nascimento do ator sueco Emil Jannings-primeiro vencedor do Oscar de melhor ator, em 1928.
- 75 anos de nascimento do cantor e compositor mineiro Flávio Venturini.
- 35 anos do nascimento do ator inglês Daniel Radcliffe-ator mundialmente conhecido pelo personagem Harry Potter.
- 10 anos da morte do dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor paraibano Ariano Vilar Suassuna.
- 5 anos da deflagração da Operação Spoofing, com o objetivo de investigar as invasões às contas de Telegram de autoridades brasileiras e de pessoas relacionadas à operação Lava Jato.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário