Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste sábado (27 de julho de 2024), para:
- 60 anos do jornalista João Ferreira do Nascimento (foto com amigos).
- Jornalista Marcos da Escóssia (foto com família).
- Ricardo Carneiro.
- Rafael Jucá.
- Francisco Ricarddo de Alencar Cavalcante.
- Régis Cavalcante.
- José Nogueira.
- Lúcio Dias.
- Fátima Correia.
- Sérgio Brasilis.
- Carlos Emanuel.
- João Belfort Teixeira Neto.
- Rivelino Oliveira Santos.
Arquivo Nirez para 27 de julho na História do Ceará:
- 1857 - Toma posse como Presidente da Província, João Silveira de Souza, nomeado em 6/6/1857. Foi o 22º presidente da província.
- 1890 - Publica-se em Fortaleza o primeiro número de “A Verdade”, semanário católico sob os auspícios do Bispo Diocesano, com redação de Francisco de Assis Pinheiro. Era impresso na Tipografia Universal.
- 1919 - Surge o Centro Industrial Cearense, associação composta de industriais nacionais e estrangeiros residentes no Estado, que teve como seu primeiro presidente Tomás Pompeu de Sousa Brasil Filho, no salão da repartição dos Correios.
- 1926 - Preso, pelas forças federais, o jornalista Álvaro da Cunha Mendes (A. C. Mendes), enquadrado por crime capitulado na Lei de Imprensa, por publicação de um artigo, denunciando corrupção na Inspetoria Federal de Obras contra as Secas - IFOCS, no quartel do 23º Batalhão de Caçadores - 23BC, na Avenida Alberto Nepomuceno, hoje quartel general da 10ª Região Militar - 10ª RM. Era o governo Artur Bernardes, no qual Francisco Sá era ministro da Viação e Obras Públicas a quem era afeto a IFOCS.
- 1930 - Instalada a Sociedade Rural do Ceará, de cuja diretoria faziam parte Francisco de Paula Rodrigues, Raimundo Gomes, Sousa Pinto, Bernardo Piquet Carneiro, Ananias Fernandes e Natanael Pegado de Siqueira Cortez (Natanael Cortez).
- 1932 - Morre, em Petrópolis, Rio de Janeiro, aos 60 anos de idade, o engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (Arrojado Lisboa), antigo inspetor da IOCS, depois IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS). Nascera no Rio de Janeiro, a 18/8/1872. O prédio da Administração Central do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, na Avenida Duque de Caxias nº 1700 chama-se Edifício Arrojado Lisboa, mas seu nome, que era feito em letras douradas na fachada que dá para a Rua Padre Mororó, desapareceu.
- 1938 - Instalação do Santuário da Adoração Perpétua, na Igreja secular de São Benedito, na Avenida do Imperador. Depois o templo foi transformado em livraria, fizeram uma nova igreja na Rua Clarindo de Queirós, que fica ao lado e demoliram a velha igrejinha colonial para construção de um colégio no local.
- 1938 - Morto, juntamente com boa parte de seu bando, o famoso cangaceiro Virgulino Ferreira (Lampião), em Angicos, pela polícia alagoana. A repercussão em Fortaleza foi enorme, como não poderia deixar de ser.
- 1939 - Morre, em Fortaleza, o jornalista José Cursino de Sena, funcionário da Inspetoria Regional do Trabalho.
- 1945 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 74 anos de idade, o ex-presidente do Estado do Ceará e ex-senador engenheiro e empresário João Thomé de Saboia e Silva, cearense de Sobral nascido a 4/8/1870.
- 1951 - Agnor da Silva Carmo, técnico em manutenção da Tecnorte, é escolhido Operário Padrão do Ceará. Agnor tem 27 anos e está se preparando para o vestibular para administração.
- 1952 - Abre-se a XIV Semana Eucarística de Fortaleza, no Santuário da Adoração Perpétua (Igreja de São Benedito).
- 1965 - A Praça José Acioli, na Aldeota, passa a chamar-se Bosque General Eudoro Corrêa, de acordo com a Lei 2.995, do dia 21, atendendo Mensagem do prefeito Murilo Borges Moreira. Fica em frente ao Hospital Militar do Exército, entre a Avenida Desembargador Moreira, Avenida Padre Antônio Tomás, Rua Eduardo Garcia e Rua Barbosa de Freitas. Hoje tem outro nome: Praça Dr. Carlos Alberto Studart.
- 1968 - Criada a Fundação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará - FADEC, pela Lei 9.108-A, desta data.
- 1973 - Assume a Superintendência da Fundação do Bem-Estar do Menor - Febemce o professor Alberto Nepomuceno de Oliveira, em substituição a Aldaci Nogueira Barbosa Mota (Aldaci Barbosa).
- 1973 - Inaugurado o novo prédio da Escola de Polícia Civil do Ceará.
- 1974 - Inauguração do Centro Social Urbano Economista Rubens Vaz da Costa, no Arraial Moura Brasil.
- 1978 - A Biblioteca Pública do Estado, obedecendo a Decreto nº 12.768, do Governador José Waldemar Alcântara e Silva (Waldemar de Alcântara), passa a denominar-se Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel.
- 1979 - Abre-se, às 19 horas, a IX Feira dos Municípios, com solenidade presidida pela Primeira Dama do Estado, Dona Luíza Moraes Correia Távora (Luíza Távora), no Parque de Exposições da Secretaria de Agricultura na Avenida Bezerra de Menezes.
- 1980 - Irrompe grande incêndio, às 11h40min, que destrói quatro tanques de armazenamento de álcool e gasolina da Shell do Brasil S. A., no Terminal Oceânico do Mucuripe, fazendo com que os moradores da redondeza abandonem suas casas. Não houve vítimas, só danos materiais e graças a ação do Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado.
- 1993 - Assume o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará - EAM, o capitão de fragata Nelson Elias Chaibem, substituindo César Augusto Lambert Azevedo, do mesmo posto.
- 2001 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general de divisão Ulisses Lisboa Perazzo Lannes, em substituição ao general de divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas.
- 2008 - Incêndio de grandes proporções destrói antigo prédio localizado na rua Barão do Rio Branco,, 716, onde funcionavam A Financeira, Associação dos Servidores Públicos Nacionais - ASPNACC(sic) e a loja de festas Balão Mágico que são destruídas. O incêndio começou por volta da meia-noite e só completamente apagado às 7h30. As equipes do Corpo de Bombeiros usam cinco tanques de água para conter as chamas e estimam que 80% do prédio foi atingido. Não houve pessoas feridas.
- 200 anos do nascimento do escritor francês Alexandre Dumas Filho-Autor do romance "A Dama das Camélias".
- 115 anos da inauguração do primeiro cinema de Recife, o Pathé.
- 96 anos do nascimento de Hildeberto Carneiro de Castro.
- 95 anos do nascimento do sociólogo e filósofo francês Jean Baudrillard.
- 85 anos do nascimento do humorista, compositor e ator fluminense Paulo Silvino.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário