Pular para o conteúdo principal



Saúde 5.0

Saúde 5.0: como a tecnologia reconecta a medicina e o paciente

Bem-vindo à era da saúde personalizada! É assim que a convergência cada vez maior entre tecnologia e medicina vem redefinindo a conexão dos cuidados com a saúde e o paciente, oferecendo acompanhamento contínuo, sob medida e mais eficiente.

A Saúde 5.0, como vem sendo chamado esse novo momento da prática médica e da gestão em saúde, explica Álvaro Madeira Neto, médico sanitarista e gestor em saúde, representa uma evolução no campo da medicina, colocando o paciente no centro de tudo, utilizando, para isso, tecnologia avançada. 

“Pensemos nisso como uma combinação poderosa de inteligência artificial (IA), internet das coisas e big data, tudo trabalhando em conjunto para cuidar melhor da saúde das pessoas”, afirma.

Para exemplificar, Madeira Neto aponta o caso de alguém usando um smart watch, capaz de monitorar os batimentos cardíacos e níveis de oxigênio continuamente, com esses dados sendo enviados para um sistema de IA. “Ao receber e analisar os resultados, o sistema de IA avisa ao médico dessa pessoa se algo não estiver bem, permitindo que haja uma intervenção rápida antes que o quadro do paciente piore”, expõe.

Consequentemente, isso não apenas melhora a segurança do indivíduo, como também garante um acompanhamento médico contínuo e personalizado mesmo quando o paciente estiverem casa. 

Além disso, emenda o especialista, a Saúde 5.0 possibilita que médicos e hospitais compartilhem informações de maneira mais fácil e segura, graças a mais uma tecnologia emergente, no caso a blockchain. 

“Isso significa que o histórico de saúde dos pacientes estará sempre acessível e protegido, facilitando um atendimento mais integrado e eficiente. Contudo, a grande diferença aqui é que a tecnologia não substitui os médicos, mas trabalha ao lado deles para melhor atendimento e experiência do paciente. É sobre tornar a medicina mais humana e eficiente ao mesmo tempo”, fala.

*Papel transformador

Segundo Madeira Neto, quando se fala em Saúde 5.0, evidencia-se o potencial que as novas tecnologias têm de transformar significativamente o exercício da medicina e a gestão em saúde. 

“Na prática clínica, a inteligência artificial, por exemplo, pode melhorar a precisão dos diagnósticos e personalizar os tratamentos. Já com relação à gestão em saúde tanto pública quanto privada, o uso dessas novas ferramentas pode otimizar, por sua vez, a alocação de recursos, como financeiros e de pessoal, a prevenção de surtos de doenças, melhorando, de fato, a eficiência operacional”, afirma.

Isto acontece, segundo o especialista, porque a análise dos dados em larga escala permite que o gestor em saúde consiga identificar padrões e tendências que auxiliam no planejamento e na execução de políticas de saúde mais eficazes.

*Telemedicina

Na esfera da Saúde 5.0, Madeira Neto destaca, em especial, a telemedicina e como ela revolucionou a prática médica e tem trazido inúmeros benefícios para os pacientes. 

“Primeiramente, a telemedicina facilita o acesso aos cuidados de saúde especialmente para aqueles que vivem em áreas remotas ou têm dificuldade de locomoção. Isso permite que mais pessoas recebam atendimento médico de qualidade sem precisar se deslocar longas distâncias. Além disso, a telemedicina reduz o tempo de espera para consultas, ajudando a descentralizar os serviços e equilibrar a carga de pacientes em diferentes unidades de atendimento, o que é fundamental para aprimorar a eficiência do sistema de saúde”, afirma.

Outra grande vantagem, sinaliza o gestor, é a continuidade do cuidado do paciente. Afinal, os médicos podem monitorar aqueles com doenças crônicas de forma mais regular e detalhada, podendo levar a uma melhor gestão das condições de saúde e reduzir hospitalizações desnecessárias. 

*Oportunidades e desafios

Entretanto, apesar dos benefícios, a implementação da Saúde 5.0 ainda enfrenta desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada a fim de garantir a privacidade e a segurança dos dados dos pacientes. 

“A digitalização da saúde envolve a coleta e o armazenamento de grandes volumes de dados sensíveis. Assim, garantir a proteção desses dados é um dos principais desafios, especialmente frente às ameaças cibernéticas”.

Outro desafio, é a resistência à mudança. De acordo com Madeira Neto, muitos profissionais de saúde ainda demonstram resistência para aderir às novas tecnologias. Na sua avaliação, isso pode se dar devido à falta de familiaridade com as ferramentas digitais ou pelo receio que a tecnologia possa substituir suas funções. 

Mais um ponto que se deve acrescentar, diz, é a questão do custo, que muitas vezes é elevado. “A implementação de tecnologias avançadas pode ser bastante onerosa representando um obstáculo significativo, principalmente para instituições públicas de pequeno porte. Ademais, temos a questão da capacitação dos profissionais, pois se faz necessário investir na formação contínua dos profissionais de saúde para que eles possam utilizar eficazmente as inovações”, relata.

Mesmo assim, Madeira Neto reforça que os benefícios superam os desafios, pois a Saúde 5.0 proporciona uma melhor qualidade de vida e de acesso ao atendimento médico. 

“Ademais, a integração das novas tecnologias pode levar a uma abordagem mais preventiva e menos reativa da medicina, focando em manter a saúde ao invés apenas de tratar as doenças’, conclui. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Nossa UFC

Tenho uma História com a Universidade Federal do Ceará (UFC), que vou contar nesta Reportagem (foto Victor Braga). Minha História com a UFC começa, quando nasço. Nasci, em 14 de junho de 1965, na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), o braço da Saúde Infantil da UFC. Cresci e fui fazer Vestibular na UFC para Comunicação Social . Passei e começei a frequentar, em 1983 os bancos da Faculdade de Comunicação Social , no Campus do Benfica . Usuflui como estudante do Restaurante Universitário e de Bolsas. A primeira Bolsa foi para Assessoria de Comunicação da UFC . Com esta Bolsa pude acompanhar o processo de Interiorização da UFC . Em seguida fui bolsita na Biblioteca Central , no Campus do Pici . Antes mesmo de terminar o Curso de Comunicação, ingressei na Rádio Universitária FM , através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC). Na Universitária FM ganhamos Prêmios de Reportagens.  O principal Prêmio foi da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) com a Série de Rep...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre Lauro Chaves Filho

Colunista Salete Araujo A manhã desta sexta-feira (17/10) amanheceu mais triste com a notícia do falecimento aos 77 anos de Lauro Chaves Filho, figura muito estimada e de reconhecida trajetória na sociedade cearense. Casado com Ana Daurea Chaves, ele sempre foi lembrado pelo caráter íntegro, pela elegância e pelo respeito que conquistou ao longo da vida. Um infarto fulminante tirou-lhe a vida na madrugada de hoje, deixando familiares e amigos consternados. O Velório acontece no Complexo Velatório Ethernus, nas salas Master Acácia & Camélia, com missa marcada para 14 horas e Sepultamento às 16 horas, no Cemitério São João Batista. Nossos sentimentos e solidariedade à família enlutada. #Luto #SociedadeCearense #Homenagem #SaleteEmSociedade O Otimista : Faleceu, nesta sexta-feira (17), Lauro Chaves Filho. O cearense era administrador aposentado da Teleceará, onde exerceu várias funções, tendo chegado a diretor financeiro. Também foi diretor e um dos responsáveis pela construção e ...