Pular para o conteúdo principal



Saúde 5.0

Saúde 5.0: como a tecnologia reconecta a medicina e o paciente

Bem-vindo à era da saúde personalizada! É assim que a convergência cada vez maior entre tecnologia e medicina vem redefinindo a conexão dos cuidados com a saúde e o paciente, oferecendo acompanhamento contínuo, sob medida e mais eficiente.

A Saúde 5.0, como vem sendo chamado esse novo momento da prática médica e da gestão em saúde, explica Álvaro Madeira Neto, médico sanitarista e gestor em saúde, representa uma evolução no campo da medicina, colocando o paciente no centro de tudo, utilizando, para isso, tecnologia avançada. 

“Pensemos nisso como uma combinação poderosa de inteligência artificial (IA), internet das coisas e big data, tudo trabalhando em conjunto para cuidar melhor da saúde das pessoas”, afirma.

Para exemplificar, Madeira Neto aponta o caso de alguém usando um smart watch, capaz de monitorar os batimentos cardíacos e níveis de oxigênio continuamente, com esses dados sendo enviados para um sistema de IA. “Ao receber e analisar os resultados, o sistema de IA avisa ao médico dessa pessoa se algo não estiver bem, permitindo que haja uma intervenção rápida antes que o quadro do paciente piore”, expõe.

Consequentemente, isso não apenas melhora a segurança do indivíduo, como também garante um acompanhamento médico contínuo e personalizado mesmo quando o paciente estiverem casa. 

Além disso, emenda o especialista, a Saúde 5.0 possibilita que médicos e hospitais compartilhem informações de maneira mais fácil e segura, graças a mais uma tecnologia emergente, no caso a blockchain. 

“Isso significa que o histórico de saúde dos pacientes estará sempre acessível e protegido, facilitando um atendimento mais integrado e eficiente. Contudo, a grande diferença aqui é que a tecnologia não substitui os médicos, mas trabalha ao lado deles para melhor atendimento e experiência do paciente. É sobre tornar a medicina mais humana e eficiente ao mesmo tempo”, fala.

*Papel transformador

Segundo Madeira Neto, quando se fala em Saúde 5.0, evidencia-se o potencial que as novas tecnologias têm de transformar significativamente o exercício da medicina e a gestão em saúde. 

“Na prática clínica, a inteligência artificial, por exemplo, pode melhorar a precisão dos diagnósticos e personalizar os tratamentos. Já com relação à gestão em saúde tanto pública quanto privada, o uso dessas novas ferramentas pode otimizar, por sua vez, a alocação de recursos, como financeiros e de pessoal, a prevenção de surtos de doenças, melhorando, de fato, a eficiência operacional”, afirma.

Isto acontece, segundo o especialista, porque a análise dos dados em larga escala permite que o gestor em saúde consiga identificar padrões e tendências que auxiliam no planejamento e na execução de políticas de saúde mais eficazes.

*Telemedicina

Na esfera da Saúde 5.0, Madeira Neto destaca, em especial, a telemedicina e como ela revolucionou a prática médica e tem trazido inúmeros benefícios para os pacientes. 

“Primeiramente, a telemedicina facilita o acesso aos cuidados de saúde especialmente para aqueles que vivem em áreas remotas ou têm dificuldade de locomoção. Isso permite que mais pessoas recebam atendimento médico de qualidade sem precisar se deslocar longas distâncias. Além disso, a telemedicina reduz o tempo de espera para consultas, ajudando a descentralizar os serviços e equilibrar a carga de pacientes em diferentes unidades de atendimento, o que é fundamental para aprimorar a eficiência do sistema de saúde”, afirma.

Outra grande vantagem, sinaliza o gestor, é a continuidade do cuidado do paciente. Afinal, os médicos podem monitorar aqueles com doenças crônicas de forma mais regular e detalhada, podendo levar a uma melhor gestão das condições de saúde e reduzir hospitalizações desnecessárias. 

*Oportunidades e desafios

Entretanto, apesar dos benefícios, a implementação da Saúde 5.0 ainda enfrenta desafios, como a necessidade de infraestrutura tecnológica adequada a fim de garantir a privacidade e a segurança dos dados dos pacientes. 

“A digitalização da saúde envolve a coleta e o armazenamento de grandes volumes de dados sensíveis. Assim, garantir a proteção desses dados é um dos principais desafios, especialmente frente às ameaças cibernéticas”.

Outro desafio, é a resistência à mudança. De acordo com Madeira Neto, muitos profissionais de saúde ainda demonstram resistência para aderir às novas tecnologias. Na sua avaliação, isso pode se dar devido à falta de familiaridade com as ferramentas digitais ou pelo receio que a tecnologia possa substituir suas funções. 

Mais um ponto que se deve acrescentar, diz, é a questão do custo, que muitas vezes é elevado. “A implementação de tecnologias avançadas pode ser bastante onerosa representando um obstáculo significativo, principalmente para instituições públicas de pequeno porte. Ademais, temos a questão da capacitação dos profissionais, pois se faz necessário investir na formação contínua dos profissionais de saúde para que eles possam utilizar eficazmente as inovações”, relata.

Mesmo assim, Madeira Neto reforça que os benefícios superam os desafios, pois a Saúde 5.0 proporciona uma melhor qualidade de vida e de acesso ao atendimento médico. 

“Ademais, a integração das novas tecnologias pode levar a uma abordagem mais preventiva e menos reativa da medicina, focando em manter a saúde ao invés apenas de tratar as doenças’, conclui. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida