Cuidar do motor do carro é fundamental para garantir a segurança nas estradas, evitar imprevistos e prolongar a vida útil do veículo. Mas, com a correria do dia a dia, nem sempre é possível dar a devida atenção a essa questão. Pensando nisso, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos) preparou um guia com dicas importantes para os motoristas aplicarem na rotina de cuidados com esse “órgão vital” dos veículos.
Segundo o assessor de assuntos econômicos do Sindipostos, Antonio José Costa, ignorar os cuidados com o motor pode levar a problemas sérios.
- Entre os principais, estão a pane no meio do caminho, necessidade de reparos caros e até mesmo a perda total do veículo. Por isso, é fundamental seguir as recomendações do manual do proprietário e realizar a manutenção preventiva periodicamente”, reforça Antonio José Costa.
Confira algumas dicas do Sindipostos para prolongar a vida útil do motor dos carros:
- Trocas regulares do óleo e filtros: o óleo lubrifica as peças do motor e ajuda a mantê-lo refrigerado. Já os filtros impedem a entrada de impurezas no motor. A frequência da troca do óleo e dos filtros varia conforme o modelo do carro e as condições de uso.
- Checagem do nível dos fluidos: além do óleo do motor, outros fluidos também são importantes para o bom funcionamento do veículo, como o fluido de arrefecimento, o fluido de freio e o óleo de direção hidráulica.
- Manter a bateria em bom estado: a bateria fornece a energia necessária para dar partida no motor e alimentar os sistemas elétricos do veículo. Bateria fraca pode dificultar a partida do motor e até mesmo danificar outros componentes eletrônicos. Faça a revisão periodicamente e a troque quando necessário.
- Dirija suavemente: evite arrancadas bruscas, frenagens fortes e dirigir em alta velocidade por longos períodos. Esse tipo de condução pode causar desgaste excessivo do motor e de outros componentes do veículo.
- Abasteça com combustível de qualidade: ele ajuda a manter o motor limpo e funcionando eficientemente. Abasteça em postos de confiança como os credenciados pelo Sindipostos e evite usar combustíveis adulterados.
- Faça a revisão preventiva periodicamente: a revisão preventiva é fundamental para identificar e corrigir problemas no motor e em outros componentes do veículo antes que eles causem danos mais graves. Siga as recomendações do manual do proprietário para saber a frequência das revisões preventivas, além de não ignorar sinais de anormalidade ou indicações de reparo dadas por mecânicos, ou até mesmo pelos frentistas nas checagens de rotina ao abastecer.
Comentários
Postar um comentário