Pular para o conteúdo principal



Titulos Protestados

 Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia e Sobral lideram títulos protestados nos cartórios cearenses desde 2022. 

Desde 2022 até o primeiro semestre deste ano, 1.739.084 cearenses passaram por dificuldade em obter crédito, fazer compras parceladas e alugar imóveis, além de ter restrições em serviços (telefonia e banco, por exemplo), impacto na reputação e até perdas de bens. O maior volume de títulos protestados nos cartórios foi registrado no ano passado, com 726.863 pessoas nessa situação. No estado, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia e Sobral lideram a lista.

Procedimento legal usado para registrar publicamente que alguém não pagou uma dívida dentro do prazo acordado, essa medida visa proteger o direito do credor ao comprovar oficialmente a inadimplência do devedor. A pessoa que estiver com algum título protestado, pode buscar desde a orientação até a regularização em canais eletrônicos que são disponibilizados pelos cartórios, como a Plataforma CENPROT (www.pesquisaprotesto.com.br), Avise-me do IEPTB-CE (aviseme.ieptbce.com.br), Central de Atendimento IEPTB-CE (WhatsApp no número 85 98200-9501) e no Resolve do IEPTB-BR (https://resolve.cenprot.org.br/).

De acordo com o presidente em exercício da Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE), Cícero Mazzutti, “cada vez mais os cartórios trabalham para facilitar e agilizar as demandas da população, disponibilizando canais de atendimento on-line como é o caso de quem teve algum título protestado em seu nome e, assim, evitando golpes. Hoje em dia, a grande maioria dos serviços que estão sob a responsabilidade de notários e registradores podem ser feitos em qualquer horário e de qualquer lugar”. O melhor de tudo é que essas plataformas se conectam com o Brasil todo, em tempo real, e reduzem até os custos com deslocamentos fora da cidade.

Atuando no 5º Ofício de Notas e Protestos do Cartório Ossian Araripe, no Centro de Fortaleza, o tabelião Samuel Araripe gosta de definir o protesto como “um espaço de cobrança em que o tabelião media o direito do devedor e do credor”. Ele ressalta, ainda, que as pesquisas feitas pela população nas plataformas Avise-me e Resolve, mediante cadastro, são gratuitas. No entanto, havendo algum título protestado, o custo das taxas variam de estado para estado, cuja tabela de valores é definida pelo Tribunal de Justiça local. “Para que seja solicitado o cancelamento junto ao cartório, o cidadão terá que apresentar a carta de autorização emitida pelo credor”, frisa Samuel Araripe. Somente com a dívida quitada, as certidões de crédito são excluídas do cadastro.

*Saiba mais

*Serviços para Regularização e Orientação*

• *Plataforma CENPROT*: Oferece pesquisa de títulos protestados através do CPF ou CNPJ e possibilita o cancelamento eletrônico de protestos pelo site www.pesquisaprotesto.com.br.

• *Serviço Avise-me do IEPTB-CE*: Cadastre-se em aviseme.ieptbce.com.br para receber alertas via WhatsApp sobre títulos em processo de protesto e tome medidas preventivas.

• *Central de Atendimento IEPTB-CE*: Contate pelo WhatsApp no número (85) 98200-9501 para orientações detalhadas sobre protestos e cancelamentos em cartórios do Estado do Ceará.

*Resolve: Facilitando a Regularização de Pendências

O serviço Resolve, oferecido pelo IEPTB-BR, permite a localização e regularização de pendências financeiras de forma simples e direta pelo portal https://resolve.cenprot.org.br/. Uma ferramenta prática para manter sua situação financeira organizada e evitar problemas futuros.

*Restrições

• *Dificuldade de Obter Crédito:* Bancos e instituições financeiras consultam registros de protesto antes de conceder empréstimos e financiamentos, podendo recusar crédito ou aplicar taxas de juros mais altas.

• *Problemas com Compras a Prazo:* Lojas que oferecem crediários podem negar a aprovação de compras financiadas para devedores com títulos protestados.

• *Dificuldade em Alugar Imóveis:* Proprietários verificam a situação financeira de locatários, e um nome protestado pode dificultar a aprovação de contratos de aluguel.

• *Restrições em Serviços:* Contratação de serviços como planos de telefonia e abertura de contas bancárias também podem ser negadas devido a registros de protesto.

• *Impacto na Reputação:* Títulos protestados podem afetar a reputação pessoal e empresarial, prejudicando negociações e parcerias comerciais.

• *Comprometimento de Negócios:* Empresas com títulos protestados podem ser impedidas de participar de licitações públicas e de celebrar contratos com outras empresas.

• *Perda de Bens:* Em casos extremos, a execução judicial da dívida pode levar à penhora de bens do devedor para quitar a dívida protestada.

*Serviço

Associação dos Notários e Registradores do Ceará (Anoreg-CE)*l

Rua Walter Bezerra de Sá, 55, Dionísio Torres, Fortaleza - CE

*Contato: (85) 3038-9489

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...