Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (13 de agosto de 2024), para:
- Radialista Luís Genilson Pereira de Sousa.
- Roberto Ronney.
- Claudine Saraiva.
- Luís Carlos Gomes Ferreira Vieira.
- José Maria Bonfim Morais.
- Iraneide Saboia.
- Auzenir Uchoa.
- 1874 - Falece em Fortaleza o jornalista, político e médico José Lourenço de Castro e Silva, formado no Rio de Janeiro, ex-deputado, médico dos pobres por duas vezes, aracatiense nascido em 3/8/1805. Hoje é nome de rua no Meireles, Aldeota e Dionísio Torres.
- 1921 - Assume a Capitania dos Portos do Ceará o novo titular do cargo, capitão de corveta Vicente Augusto Rodrigues, que recebe o cargo das mãos do interino 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos.
- 1927 - Morre, aos 73 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de broncopneumonia, o escritor historiador João Capistrano Honório de Abreu (Capistrano de Abreu), cearense nascido no Sítio Columinjuba, Maranguape, em 23/10/1853. Hoje é nome de praça em Fortaleza, a antiga Praça da Lagoinha e Praça Comendador Teodorico.
- 1934 - O 1º tenente PM Emydio Lins Fialho, que vinha respondendo interinamente pela Capitania dos Portos do Ceará, passa aquele comando para o novo titular do cargo, capitão de fragata João Pedro de Sousa Lobo.
- 1943 - Inaugura-se, em prédio na Rua Pedro I, 1033, a Policlínica Geral de Fortaleza, fundada por d. Libânia Holanda.
- 1962 - Sai, no Diário Oficial do Município 2.563, a Lei 2.001, do dia três do mesmo mês, que muda o nome da Praça Dez de Abril, para Praça Doutor Moreira de Sousa, seu primitivo nome. Fica ao lado do Náutico e em frente a um supermercado do grupo Pão de Açúcar.
- 1962 - Inaugura-se, na Rua 24 de Maio, 741, a sede própria das Bandeirantes Cearenses, movimento feminino de escotismo, dirigido por Lígia Aldigueri.
- 1972 - Morre Peri da Rocha Moreira, em Fortaleza, vítima de úlcera. Durante 35 anos serviu à administração municipal, tendo trabalhado no gabinete dos prefeitos Acrísio Moreira da Rocha, Paulo Cabral de Araújo e Manuel Cordeiro Neto.
- 1973 - Instala-se o I Seminário Sobre Regionalização da Saúde do Ceará, no Centro de Treinamento na Unidade de Saúde Darcy Vargas.
- 1975 - Falece, aos 74 anos de idade, José Carneiro da Silveira, diretor-presidente da Imobiliária José Carneiro S. A., e fundador das Organizações Silveira Alencar Ltda.
- 1979 - Morre, aos 83 anos de idade, Jacyntho Antunes Pereira da Silva, ex-deputado estadual pelo Ceará. Nascera no Recife, PE, 7/2/1896.
- 1985 - Sai o primeiro número do jornal JD-A Coragem de Dizer, diário de oposição, editado por Dorian Sampaio Xavier. Sua equipe de jornalistas reúne os nomes: Agostinho Gosson, Eunivaldo Pereira, Júlia Miranda, Paulo Limaverde, Rodolfo Espínola Neto e Valdemar Menezes. A redação fica na Rua Carlos Câmara, 1048, Gentilândia. Curiosidade: neste número é publicado o último artigo escrito por Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho). Quando o jornal saiu Jader já era morto.
- 1985 - Morre, em Fortaleza, às 22h30, o conhecido comerciante Gustavo Silva.
- 1989 - Muda-se, do Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, para o Palácio da Abolição, na Avenida Barão de Studart, a pinacoteca da Casa de Cultura Raimundo Cela.
- 1992 - Morre, às 5h, vítima de Câncer na Próstata, aos 75 anos incompletos, o escritor e advogado Itamar de Santiago Espíndola (Itamar Espíndola), em sua residência no Bairro de Fátima. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Academia Cearense de Letras - ACL e da Academia Cearense de Língua Portuguesa - ACLP. Foi sepultado às 19 horas no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Pacatuba nascido a 14/9/1917.
- 2005 - O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro-PSB, deputado federal Miguel Arrais de Alencar, morre, aos 88 anos de idade, no Recife, PE. Ele estava internado há 59 dias na Unidade de Terapia Intensiva-UTI do hospital Esperança, no Recife com infecção pulmonar e respirava com a ajuda de aparelhos. Seus rins não funcionavam normalmente e ele estava sendo submetido a sessões diárias de hemodiálise. Nascido em 16/12/1917 em Araripe-CE, foi para o Rio de Janeiro estudar Direito em 1932. Iniciou sua vida pública em 1947, indicado para a chefia da Secretaria da Fazenda pernambucana pelo ex-presidente do Instituto do Açúcar e do Álcool-IAA. Apesar de ser cearense, Arrais construiu sua carreira política em Pernambuco, onde elegeu-se para cargos no Legislativo e Executivo. Foi deputado estadual e governador do Estado por três vezes. Em seu primeiro mandato como governador, foi deposto pela ditadura militar. Exilou-se na Argélia, em 1965, e só retornou ao Brasil 14 anos depois, beneficiado pela Lei da Anistia. É avô do ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, pai do economista José Almino e do diretor e produtor de TV Miguel (Guel) Arrais Filho.
- 2007 - Em frente ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Conjunto Nova Assunção, na Barra do Ceará, cerca de cinco mil fiéis se reúnem, à noite, para a bênção e inauguração oficial da imagem de Nossa Senhora da Assunção, fabricada em Juazeiro do Norte, pelo escultor Franciné Macário, com oito metros de altura e pesando 12 toneladas. Além da presença dos devotos de Nossa Senhora da Assunção, a apresentação da Orquestra Villa Lobos e do coral Octeto Porta Voz, com participação de Paulo José e Débora Moraes, sob a regência do maestro Poty Fontenelle. Presentes na solenidade, a prefeita Luisianne de Oliveira Lins (Luisianne Lins) e o titular da Secretaria Executiva Regional-SER-I, Mariano Araújo Freitas (Mariano Freitas), Encerrando a solenidade, o padre Francisco Sales de Sousa, ao lado dos padres Clairton Alexandrino e Manoel Ferreira, benzem a Imagem de Nossa Senhora da Assunção.
- 2008 - O delegado de Polícia Civil, do 19º Distrito Policial, no Conjunto Esperança, Cid Júnior Peixoto do Amaral, de 60 anos, morre por volta das 18 horas, ao ser atingido com um tiro de uma pistola 380 próximo à orelha, disparado pelo procurador de Justiça aposentado, Ernandes Lopes Pereira, do Amapá, de 59 anos, dentro da mansão do procurador, na Rua Xeréu, localidade de Precabura, Eusébio, Região Metropolitana de Fortaleza.
- 250 anos do nascimento do jornalista e diplomata português naturalizado brasileiro Hipólito da Costa-de Londres passou a editar regularmente aquele que é considerado o primeiro jornal brasileiro: o "Correio Braziliense" ou "Armazém Literário", que circulou de 1 de junho de 1808 a 1823.
- 125 anos do nascimento do diretor e produtor britânico Alfred Hitchcock.
- 105 anos de fundação do Movimento Bandeirante no Brasil.
- 100 anos do nascimento da violeira, cantora e compositora sul-matogrossense Helena Meirelles.
- 75 anos do nascimento do equilibrista francês Philippe Petit-fez travessia ilegal entre as duas torres gêmeas de Nova Iorque aos 24 anos de idade.
- 55 anos da morte do músico, compositor e bandolinista fluminense de choro Jacob Pick Bittencourt, o Jacob do Bandolim.
- 35 anos que no Ginásio Nilson Nelson, Raul Seixas se apresenta pela última vez antes da sua morte.
- 30 anos da morte do cantor paulista de música caipira João Salvador Perez, o Tonico da dupla "Tonico e Tinoco".
- 10 anos da morte do economista e político pernambucano Eduardo Campos.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário