Pular para o conteúdo principal



Começa XXX FNT


Setembro é mês de festa em Guaramiranga! Chega à 30ª edição o Festival Nordestino de Teatro (FNT), um verdadeiro patrimônio cultural da população da cidade e da classe teatral do Ceará e demais estados da região. O 30º FNT acontece de 7 a 14 de setembro em espaços diversos, como teatro, escolas, praças e ruas do município, com espetáculos de artes cênicas e música, ações formativas, cortejo, enfim, uma rica programação para público de todas as idades, com acesso gratuito.

Ao longo de três décadas, o festival consolidou-se como um importante polo de difusão, circulação e formação nas artes cênicas. A diversidade de sua programação torna o FNT um espaço de promoção e acesso à produção teatral nordestina, cumprindo também um importante papel no desenvolvimento cultural e artístico da população de Guaramiranga e de todo o Maciço de Baturité, onde se localiza.

O 30º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas e a parceria da Atos Percussivos e da Grão de Guará. Tem o apoio institucional do SESC Ceará, do Instituto Dragão do Mar e do Cineteatro São Luiz, apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual, e do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo, e o apoio cultural da Enel. O FNT integra a Rede Festivais de Arte e Cultura do Ceará.

ABERTURA DA 30ª EDIÇÃO: Um tradicional cortejo pelas ruas de Guaramiranga anuncia o início do festival, que nesta edição terá 38 trabalhos cênicos apresentados na Mostra Nordeste, Mostra Palco Ceará, Cenas Germinantes, FNT para Crianças e espetáculos convidados na abertura e no encerramento.

Para abrir as apresentações, após a solenidade de abertura, o coletivo Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, apresenta “Sinapse Darwin” (2021). Com roteiro dramatúrgico e direção de César Ferrario, direção de arte de João Marcelino e Direção Musical de Caio Padilha, o espetáculo foi contemplado no Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. No elenco, Titina Medeiros, Nara Kelly, Múcia Teixeira, Dudu Galvão, Igor Fortunato, Toni Gregório, Yves Fernandes, Ananda K, Manu Azevedo e Thazio Menezes.

HOMENAGEM NO ENCERRAMENTO: No dia 14, o FNT encerra a 30ª edição com uma homenagem à atriz cearense Ana Marlene, por seus 45 anos de carreira. É com ela o solo “Egoísta”, que será apresentado na última noite. Com direção e idealização de Juracy de Oliveira, que divide a concepção dramatúrgica com a autora do espetáculo, Sara Síntique, “Egoísta” conta a história real de Josefa Feitosa, cearense de Juazeiro do Norte, que sempre acreditou que o mundo era muito grande para se perder tempo em um lugar só. Após sua aposentadoria, ela colocou a mochila nas costas e saiu em busca de sua liberdade. O espetáculo integra a Mostra Palco Ceará.

AS MOSTRAS:
 Mostra estruturante do FNT, a Mostra Nordeste se organiza como uma plataforma de circulação de espetáculos, intercâmbio artístico e formação cultural, a partir da produção teatral do Nordeste.

Para esta mostra, a curadoria, formada por Alexandre Vargas (RS), André Brasileiro (PE), Barbara Matias (CE) e Luciana Adão (Oi Futuro RJ), com coordenação de Paulo Feitosa (CE), analisou 159 propostas enviadas de todos os estados da Região.

MOSTRA PALCO CEARÁ: A Mostra Palco Ceará é um espaço dedicado à valorização e difusão da produção teatral cearense. Fernando Zugno (RS/CE), Marina Brito (CE) e Tieta Macau (MA/CE), com coordenação de William Mendonça (CE), foram os curadores desta mostra, que recebeu 112 propostas de 18 cidades do Ceará.

MOSTRA CENAS GERMINANTES: Lançada em 2023, esta mostra é um espaço de valorização de processos de montagem de espetáculos. O 30º FNT recebeu para esta edição 70 propostas teatrais em diferentes etapas e estágios de desenvolvimento, enviadas por realizadores de cinco estados do Nordeste: Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe. Dane de Jade e Gyl Giffony foram os curadores.

AÇÕES FORMATIVAS: A formação é um dos pilares do FNT desde os primeiros anos, com debates, oficinas e encontros de artistas pesquisadores, ações que se tornaram um marco do festival. No 30º FNT, este pilar tem uma atenção especial. Uma das atividades será o Encontro de Artistas-Pesquisadores Indígenas.

Os tradicionais debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste, que ocorrem sempre nas manhãs do festival, serão conduzidos por André Brasileiro (PE), Luciana Adão, Bárbara Matias Kariri (CE), (Oi Futuro/RJ) e Alexandre Vargas (RS).

AGUA: Fundada em 10 de outubro de 1992, A Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), realizadora do FNT, surgiu do encontro de pessoas que desejavam posicionar a Educação e a Cultura na centralidade das estratégias de desenvolvimento humano na cidade de Guaramiranga. Foi a formalização de um movimento que reunia artistas, educadores, arte-educadores e gestores culturais comprometidos com a sustentabilidade na frágil Área de Proteção Ambiental (APA) do Maciço de Baturité. Desde então, vem atuando na promoção dos valores culturais da comunidade de Guaramiranga.
SERVIÇO
  • 30º FNT-Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga
  • Desde sábado (7) a sábado (14 de setembro de 2024).
  • Informações no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...