Pular para o conteúdo principal

Encontro Mestre & Aprendiz


Encontro Mestre & Aprendiz recebe os maestros Davson de Souza e Wilson Dias na Tapera das Artes.

Esse segundo encontro da Série Música e Arte, do projeto Encontro Mestre & Aprendiz será encerrado com o concerto "Pra Ver A Banda Tocar", agendado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Teatro da Tapera das Artes.

De 9 a 12 de setembro, a Tapera das Artes, localizada em Aquiraz (CE), será o espaço da residência artística com os maestros Davson de Souza e Wilson Dias, como parte do projeto "Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte". Com atividades que se estenderão até dezembro, o projeto conta com a participação de notáveis nomes da música brasileira, promovendo uma imersão na educação musical de jovens.

Durante a residência, os maestros conduzirão atividades pedagógicas e artísticas que visam integrar estudantes da música, tanto iniciantes quanto já familiarizados com instrumentos de sopro de madeiras, percussão e sopro de metais. O foco será a formação de diversos grupos musicais, abrangendo desde duos e quartetos até uma orquestra de sopros e uma big-band. A iniciativa inclui alunos dos ateliês de Sopro e Percussão do Programa Tapera das Artes, além de 18 estudantes e seus professores de Mossoró-RN, e outros jovens de instituições parceiras.

O Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte começou em agosto deste ano e já contou com o concerto de câmara "De cordas para as Águas", conduzido pelo maestro Beetholven Cunha. Ao todo, serão realizados oito encontros formativos gratuitos, com o objetivo de promover a educação musical infanto-juvenil e destacar talentos locais. Sob a direção artística e pedagógica de Ênio Antunes, o projeto também oferece workshops temáticos e concertos gratuitos, buscando ampliar o acesso e a apreciação musical na comunidade.

O encerramento da residência da segunda etapa do projeto será marcado pelo concerto "Pra Ver A Banda Tocar", programado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Teatro Tapera das Artes. A entrada será gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar o resultado do trabalho colaborativo realizado durante a residência.

Nesta 6ª edição, o "Encontro Mestre & Aprendiz" pretende impactar diretamente cerca de seis mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e educadores, reafirmando a música como uma ferramenta essencial na formação cultural da região.

- O projeto Encontro Mestre & Aprendiz é uma oportunidade valiosa para conectar jovens talentos com mestres da música. Essa troca de experiências não apenas enriquece a formação musical dos participantes, mas também fortalece nossa cultura. Cada encontro representa um passo importante na construção de uma comunidade mais engajada e apreciadora da arte, permitindo que a música se torne um elo entre diferentes gerações”, afirma Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

A jovem Pietra Pereira de Freitas, 11 anos, aluna de violino e canto, e sua mãe, a bailarina Fabiana da Silva, são exemplos do impacto do projeto. 

- A Tapera das Artes vem trazendo uma grande evolução na minha vida e da minha filha, pois ela vem se desenvolvendo de uma forma inacreditável”, comemora Fabiana da Silva.

O Encontro Mestre & Aprendiz é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e empresas como Fresenius Kabi, ENEL, M Dias Branco, Azul, Beach Park, Grupo Fornecedora, Benel, Norsal, Freitas Varejo, Roca, Avine, Grupo Marquise, Acal, Ecofor, Grupo FAN, GNR Fortaleza, Petrorecôncavo, Cerbras e Casa Freitas.

Saiba Mais: A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens há 41 anos. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.

Wilson Dias: Wilson Dias é o primeiro bacharel em eufônio do Brasil, formado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, com pós-graduação em Performance e Pedagogia de instrumentos de metais e Regência Orquestral. Desde 1995, é trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, além de regente associado e chefe de naipe dos metais na Orquestra Cristã Brasileira. Também é professor de Eufônio na EMESP e tem sido convidado para ensinar em diversos cursos e festivais internacionais na América Latina. Como músico convidado, atua em renomadas orquestras brasileiras e se apresenta como solista em várias instituições, incluindo a Orquestra Sinfônica de Potsdam na Alemanha. Além de concertos no Brasil, já tocou em cidades como San Diego (EUA) e Gifu (Japão).

Davson de Souza: Davson de Souza, nascido em Brasília, iniciou seus estudos de flauta com Sidney Maia e depois com seu pai, Nivaldo de Souza. Formou-se em Música pela Universidade de Brasília e possui especialização em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e mestrado em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia. Sua estreia como solista ocorreu na sala Villa-Lobos, em Brasília, recebendo elogios por seu talento. Atuou com diversas orquestras e se apresentou em festivais. Desde 2001, leciona flauta na Escola de Música de Brasília e pesquisa a fisiologia da performance musical, além de se dedicar a atividades camerísticas.

Ênio Antunes: Referência da música brasileira camerística e sinfônica interagindo com um conjunto de compositores brasileiros e do exterior, com prêmios nacionais e internacionais. Autor de trabalhos relevantes para a educação musical do público infantojuvenil, como "Arte do Som-escola e estilos", "Pulso Integral de casa para a escola..., pra vida!", "Método alla Corda", entre outros. Violinista e maestro convidado em festivais e seminários no Brasil e exterior, representando a música brasileira. Criador da Sinfonietta Tapera das Artes, Aquiraz Big Band, Camerata Tapera das Artes e Orquestra Popular de Repertório. Suas produções incluem o CD "João Carlos Martins – PAIXÕES" pela gravadora Atração Fonográfica, bem como 24 Programas de TV no canal do Youtube, realizado pela TVCE. Interagiu com vários mestres-artistas do Brasil e exterior no Encontro Mestre & Aprendiz desenvolvido na Tapera das Artes.
Destaque para a condução do Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattalli interpretado por Victor Angeleas com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro no ano de 2018, no Cine Brasília.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Pacheco condiciona Isenção do IR à Situação Fiscal

Depois que o dólar bateu novo recorde nesta sexta-feira (29) e chegou a passar de R$ 6,10, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), divulgou nota em que afirma que não haverá Reforma Tributária da renda caso não haja condições fiscais para isso. - A questão de isenção de IR [Imposto de Renda], embora seja um desejo de todos, não é pauta para agora e só poderá acontecer se, e somente se, tivermos condições fiscais para isso. Se não tivermos, não vai acontecer. Mas esta é uma discussão para a frente, que vai depender muito da capacidade do Brasil de crescer e gerar riqueza, sem aumento de impostos”, afirmou Pacheco (foto Lula Marques). Analistas de Mercado têm indicado que a alta do dólar tem relação com o anúncio do governo de isentar do Imposto de Renda (IR) quem recebe até RS 5 mil mensais, taxando em mais 10% aqueles que ganham acima de R$ 50 mil. O diretor executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI) e professor de economia licenciado da Universidade de Brasíl...

Expo Favela 2024 até domingo

Expo Favela Innovation ganha mais um dia O evento foi ampliado e agora conta com um dia extra. No domingo (24), haverá apresentações artísticas e culturais na Estação das Artes. Na sexta (22) e no sábado (23), a programação acontece no Centro de Eventos_. A Expo Favela Innovation Ceará 2024, marcada para os dias 22 e 23 de novembro, foi ampliada e agora contará com mais um dia de atrações. No domingo (24), das 15 às 20 horas o público poderá conferir gratuitamente apresentações gratuitas na Estação das Artes, com artistas como Belinho e Banda, Vanessa, Tasha & Trace, Edi Rock e Dexter. Já nos dias 22 e 23 de novembro, a Expo Favela, reconhecida como a maior feira de empreendedorismo do mundo voltada para o público das periferias, será realizada no Centro de Eventos, com entrada gratuita. A feira tem como objetivo conectar empreendedores das favelas com grandes lideranças, personalidades e gestores públicos do país.  Na sexta (22), a programação comeca às 13h, com apresentações...

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (22/11/2024), maioria de seis votos para manter a prisão do ex-jogador de futebol Robinho. Na semana passada, o plenário virtual da Corte iniciou o julgamento de um recurso da defesa do ex-atleta para derrubar a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que homologou a sentença da Justiça italiana contra Robinho e determinou a prisão imediata dele, em março deste ano. Ele foi condenado a nove anos de prisão na Itália pelo envolvimento no estupro de uma mulher, ocorrido dentro de uma boate de Milão, em 2013. Até o momento, além do relator Luiz Fux, votaram pela manutenção da prisão os ministros Luís Roberto Barroso, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes. Gilmar Mendes foi o único a se manifestar pela soltura. Faltam quatro votos. Para o relator, não houve irregularidades na decisão do STJ que determinou a prisão. - O STJ, no exercício de sua competência constitucional, deu cumprimento à Constituiç...