Pular para o conteúdo principal



Encontro Mestre & Aprendiz


Encontro Mestre & Aprendiz recebe os maestros Davson de Souza e Wilson Dias na Tapera das Artes.

Esse segundo encontro da Série Música e Arte, do projeto Encontro Mestre & Aprendiz será encerrado com o concerto "Pra Ver A Banda Tocar", agendado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Teatro da Tapera das Artes.

De 9 a 12 de setembro, a Tapera das Artes, localizada em Aquiraz (CE), será o espaço da residência artística com os maestros Davson de Souza e Wilson Dias, como parte do projeto "Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte". Com atividades que se estenderão até dezembro, o projeto conta com a participação de notáveis nomes da música brasileira, promovendo uma imersão na educação musical de jovens.

Durante a residência, os maestros conduzirão atividades pedagógicas e artísticas que visam integrar estudantes da música, tanto iniciantes quanto já familiarizados com instrumentos de sopro de madeiras, percussão e sopro de metais. O foco será a formação de diversos grupos musicais, abrangendo desde duos e quartetos até uma orquestra de sopros e uma big-band. A iniciativa inclui alunos dos ateliês de Sopro e Percussão do Programa Tapera das Artes, além de 18 estudantes e seus professores de Mossoró-RN, e outros jovens de instituições parceiras.

O Encontro Mestre & Aprendiz Música e Arte começou em agosto deste ano e já contou com o concerto de câmara "De cordas para as Águas", conduzido pelo maestro Beetholven Cunha. Ao todo, serão realizados oito encontros formativos gratuitos, com o objetivo de promover a educação musical infanto-juvenil e destacar talentos locais. Sob a direção artística e pedagógica de Ênio Antunes, o projeto também oferece workshops temáticos e concertos gratuitos, buscando ampliar o acesso e a apreciação musical na comunidade.

O encerramento da residência da segunda etapa do projeto será marcado pelo concerto "Pra Ver A Banda Tocar", programado para o dia 12 de setembro, às 19h, no Teatro Tapera das Artes. A entrada será gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de vivenciar o resultado do trabalho colaborativo realizado durante a residência.

Nesta 6ª edição, o "Encontro Mestre & Aprendiz" pretende impactar diretamente cerca de seis mil pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens e educadores, reafirmando a música como uma ferramenta essencial na formação cultural da região.

- O projeto Encontro Mestre & Aprendiz é uma oportunidade valiosa para conectar jovens talentos com mestres da música. Essa troca de experiências não apenas enriquece a formação musical dos participantes, mas também fortalece nossa cultura. Cada encontro representa um passo importante na construção de uma comunidade mais engajada e apreciadora da arte, permitindo que a música se torne um elo entre diferentes gerações”, afirma Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

A jovem Pietra Pereira de Freitas, 11 anos, aluna de violino e canto, e sua mãe, a bailarina Fabiana da Silva, são exemplos do impacto do projeto. 

- A Tapera das Artes vem trazendo uma grande evolução na minha vida e da minha filha, pois ela vem se desenvolvendo de uma forma inacreditável”, comemora Fabiana da Silva.

O Encontro Mestre & Aprendiz é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Imaginário e Tapera das Artes; com co-realização Enartes; patrocínio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e empresas como Fresenius Kabi, ENEL, M Dias Branco, Azul, Beach Park, Grupo Fornecedora, Benel, Norsal, Freitas Varejo, Roca, Avine, Grupo Marquise, Acal, Ecofor, Grupo FAN, GNR Fortaleza, Petrorecôncavo, Cerbras e Casa Freitas.

Saiba Mais: A Tapera das Artes é um espaço multifuncional que oferece cultura, educação e atividades integradas para crianças, adolescentes e jovens há 41 anos. A instituição desenvolve um trabalho modelo nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e São Paulo, atendendo aproximadamente 2.500 pessoas em 14 ateliês de artes. Para isso, emprega uma metodologia específica para promover a arte, em colaboração com escolas públicas, beneficiando famílias de baixa renda. Além disso, as iniciativas proporcionam oportunidades de profissionalização para os jovens envolvidos.

Wilson Dias: Wilson Dias é o primeiro bacharel em eufônio do Brasil, formado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, com pós-graduação em Performance e Pedagogia de instrumentos de metais e Regência Orquestral. Desde 1995, é trombone solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, além de regente associado e chefe de naipe dos metais na Orquestra Cristã Brasileira. Também é professor de Eufônio na EMESP e tem sido convidado para ensinar em diversos cursos e festivais internacionais na América Latina. Como músico convidado, atua em renomadas orquestras brasileiras e se apresenta como solista em várias instituições, incluindo a Orquestra Sinfônica de Potsdam na Alemanha. Além de concertos no Brasil, já tocou em cidades como San Diego (EUA) e Gifu (Japão).

Davson de Souza: Davson de Souza, nascido em Brasília, iniciou seus estudos de flauta com Sidney Maia e depois com seu pai, Nivaldo de Souza. Formou-se em Música pela Universidade de Brasília e possui especialização em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás e mestrado em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia. Sua estreia como solista ocorreu na sala Villa-Lobos, em Brasília, recebendo elogios por seu talento. Atuou com diversas orquestras e se apresentou em festivais. Desde 2001, leciona flauta na Escola de Música de Brasília e pesquisa a fisiologia da performance musical, além de se dedicar a atividades camerísticas.

Ênio Antunes: Referência da música brasileira camerística e sinfônica interagindo com um conjunto de compositores brasileiros e do exterior, com prêmios nacionais e internacionais. Autor de trabalhos relevantes para a educação musical do público infantojuvenil, como "Arte do Som-escola e estilos", "Pulso Integral de casa para a escola..., pra vida!", "Método alla Corda", entre outros. Violinista e maestro convidado em festivais e seminários no Brasil e exterior, representando a música brasileira. Criador da Sinfonietta Tapera das Artes, Aquiraz Big Band, Camerata Tapera das Artes e Orquestra Popular de Repertório. Suas produções incluem o CD "João Carlos Martins – PAIXÕES" pela gravadora Atração Fonográfica, bem como 24 Programas de TV no canal do Youtube, realizado pela TVCE. Interagiu com vários mestres-artistas do Brasil e exterior no Encontro Mestre & Aprendiz desenvolvido na Tapera das Artes.
Destaque para a condução do Concerto para Bandolim e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattalli interpretado por Victor Angeleas com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro no ano de 2018, no Cine Brasília.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida