Pular para o conteúdo principal

Escola de Saúde Pública de Fortaleza na Praia de Iracema

Escola de Saúde Pública de Fortaleza inicia atividades em novo edifício na Praia de Iracema.

I Congresso sobre o desafio da integralidade da atenção à saúde marca início do novo equipamento, que reunirá pesquisadores, professores, residentes, gestores e profissionais da Saúde.

A Escola de Saúde Pública de Fortaleza (Espfor) Doutor Juraci Vieira de Magalhães, equipamento vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou suas atividades em sua nova sede na capital nesta terça-feira (17/09). As atividades foram marcadas pela abertura do I Congresso da Espfor, com o tema central "O Desafio da Integralidade da Atenção à Saúde".

- Hoje é um dia histórico para Fortaleza. A Escola de Saúde já funciona desde janeiro, mas faltava o espaço físico, uma sede própria. Essa escola vem trazendo uma ampla oferta de cursos de aprimoramento, capacitação e residência. Fortaleza conta com cerca de 20 mil profissionais de saúde e este é um grande marco de apoio para eles”, comemorou o titular da SMS, Galeno Taumaturgo.

Anamaria Cavalcante e Silva, diretora da Espfor, comentou os planos para o futuro da escola.

- Nós temos um núcleo de Ensino Superior que vai ofertar cursos de especialização lato sensu assim que a Espfor for reconhecida como uma IES (Instituição de Ensino Superior). No momento, estamos ofertando cursos de educação continuada para nossos profissionais da atenção básica, bem como para os agentes de saúde e de endemias".

Lívia Marinho, dentista residente no Posto de Saúde Aída Santos e Silva, no bairro Vicente Pinzón, destacou que a Espfor representa um avanço nas políticas públicas de saúde e espera que ela contribua para a capacitação contínua dos profissionais de Fortaleza. 

- Ter uma Escola Pública de Saúde é muito importante, pois coloca em pauta um dos princípios fundamentais do SUS (Sistema Único de Saúde), que é a educação e capacitação continuada. Isso é essencial para nós, profissionais, continuarmos nos atualizando, melhorando nossos atendimentos e proporcionando um melhor suporte para a população da cidade”.

Estrutura

O equipamento conta com uma área construída de 2.353,44 metros quadrados e sua estrutura é composta por nove salas de aula, dois laboratórios, dois auditórios, estúdio de gravação, refeitórios, sala de estudo, Centro de Simulação Realística e Núcleo de Educação em Urgências do SAMU, além de biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões, com as obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Escola de Saúde Pública de Fortaleza

A Espfor é um equipamento de educação e tecnologia em saúde municipal voltado para o desenvolvimento de ações de extensão relativas à prevenção, proteção e promoção da saúde, envolvendo todos os níveis de formação profissional, desde o elementar até o superior. Realiza processos educacionais, estágios, pesquisas, extensão e inovações em saúde, por meio de cursos de curta duração, especializações, programas de residência médica e multiprofissionais.

Desde o início das atividades da Espfor, mais de 4 mil profissionais se qualificaram em cursos como habilitação na Atenção Primária à Saúde com a Unidade Amiga da Primeira Infância para níveis médio e superior, cuidado integral aos adolescentes na Atenção Primária, libras para profissionais de saúde, suporte básico de vida com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos, entre outros.

A Espfor conta com oito núcleos técnico-pedagógicos, nas seguintes áreas: Desenvolvimento Educacional em Saúde, Pós-Graduação em Saúde, Educação Profissional em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Educação à Distância, Integração da Educação em Saúde, Pesquisa e Extensão e Inovação em Saúde e Residências em Saúde.

I Congresso da Espfor

O Congresso, com atividades nos dias 17 e 18 de setembro, reúne pesquisadores, professores, residentes, gestores e profissionais da saúde, promovendo a troca de experiências sobre as intervenções e vivências na saúde de Fortaleza e sua aplicação social. O evento visa a ampliação do diálogo e a construção coletiva, com foco no fortalecimento do modelo de atenção básica à saúde e no resgate dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

- Os desafios da saúde em Fortaleza são grandes, mas temos uma equipe muito forte e unida. Estamos celebrando o início das atividades da Escola com esse congresso, favorecendo a capacitação dos nossos profissionais e a troca de experiências sobre os trabalhos desenvolvidos nos territórios de Fortaleza. A programação será bem recheada de atividades e trocas”, comentou Cibelly Melo, presidente do I Congresso da Espfor.

O Congresso ocorrerá simultaneamente à IV Expo Saúde 2024 e ao II Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos, com o tema "Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza", em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e da promoção do cuidado com a Saúde Mental.

A programação do Congresso inclui debates, conferências, mesas-redondas, cursos, rodas de conversa e painéis. Trabalhos científicos e experiências exitosas das seis Regionais de Saúde de Fortaleza também farão parte do evento, promovendo a integração entre ensino, serviço e comunidade.

As inovações tecnológicas na Saúde também serão abordadas, com destaque para a discussão sobre seu papel na integração e no avanço da Rede Municipal de Saúde, especialmente com a Central de Monitoramento em Saúde de Fortaleza. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando