Pular para o conteúdo principal



Escola de Saúde Pública de Fortaleza na Praia de Iracema

Escola de Saúde Pública de Fortaleza inicia atividades em novo edifício na Praia de Iracema.

I Congresso sobre o desafio da integralidade da atenção à saúde marca início do novo equipamento, que reunirá pesquisadores, professores, residentes, gestores e profissionais da Saúde.

A Escola de Saúde Pública de Fortaleza (Espfor) Doutor Juraci Vieira de Magalhães, equipamento vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou suas atividades em sua nova sede na capital nesta terça-feira (17/09). As atividades foram marcadas pela abertura do I Congresso da Espfor, com o tema central "O Desafio da Integralidade da Atenção à Saúde".

- Hoje é um dia histórico para Fortaleza. A Escola de Saúde já funciona desde janeiro, mas faltava o espaço físico, uma sede própria. Essa escola vem trazendo uma ampla oferta de cursos de aprimoramento, capacitação e residência. Fortaleza conta com cerca de 20 mil profissionais de saúde e este é um grande marco de apoio para eles”, comemorou o titular da SMS, Galeno Taumaturgo.

Anamaria Cavalcante e Silva, diretora da Espfor, comentou os planos para o futuro da escola.

- Nós temos um núcleo de Ensino Superior que vai ofertar cursos de especialização lato sensu assim que a Espfor for reconhecida como uma IES (Instituição de Ensino Superior). No momento, estamos ofertando cursos de educação continuada para nossos profissionais da atenção básica, bem como para os agentes de saúde e de endemias".

Lívia Marinho, dentista residente no Posto de Saúde Aída Santos e Silva, no bairro Vicente Pinzón, destacou que a Espfor representa um avanço nas políticas públicas de saúde e espera que ela contribua para a capacitação contínua dos profissionais de Fortaleza. 

- Ter uma Escola Pública de Saúde é muito importante, pois coloca em pauta um dos princípios fundamentais do SUS (Sistema Único de Saúde), que é a educação e capacitação continuada. Isso é essencial para nós, profissionais, continuarmos nos atualizando, melhorando nossos atendimentos e proporcionando um melhor suporte para a população da cidade”.

Estrutura

O equipamento conta com uma área construída de 2.353,44 metros quadrados e sua estrutura é composta por nove salas de aula, dois laboratórios, dois auditórios, estúdio de gravação, refeitórios, sala de estudo, Centro de Simulação Realística e Núcleo de Educação em Urgências do SAMU, além de biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões, com as obras executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

Escola de Saúde Pública de Fortaleza

A Espfor é um equipamento de educação e tecnologia em saúde municipal voltado para o desenvolvimento de ações de extensão relativas à prevenção, proteção e promoção da saúde, envolvendo todos os níveis de formação profissional, desde o elementar até o superior. Realiza processos educacionais, estágios, pesquisas, extensão e inovações em saúde, por meio de cursos de curta duração, especializações, programas de residência médica e multiprofissionais.

Desde o início das atividades da Espfor, mais de 4 mil profissionais se qualificaram em cursos como habilitação na Atenção Primária à Saúde com a Unidade Amiga da Primeira Infância para níveis médio e superior, cuidado integral aos adolescentes na Atenção Primária, libras para profissionais de saúde, suporte básico de vida com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Comunicação Não Violenta e Mediação de Conflitos, entre outros.

A Espfor conta com oito núcleos técnico-pedagógicos, nas seguintes áreas: Desenvolvimento Educacional em Saúde, Pós-Graduação em Saúde, Educação Profissional em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Educação à Distância, Integração da Educação em Saúde, Pesquisa e Extensão e Inovação em Saúde e Residências em Saúde.

I Congresso da Espfor

O Congresso, com atividades nos dias 17 e 18 de setembro, reúne pesquisadores, professores, residentes, gestores e profissionais da saúde, promovendo a troca de experiências sobre as intervenções e vivências na saúde de Fortaleza e sua aplicação social. O evento visa a ampliação do diálogo e a construção coletiva, com foco no fortalecimento do modelo de atenção básica à saúde e no resgate dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

- Os desafios da saúde em Fortaleza são grandes, mas temos uma equipe muito forte e unida. Estamos celebrando o início das atividades da Escola com esse congresso, favorecendo a capacitação dos nossos profissionais e a troca de experiências sobre os trabalhos desenvolvidos nos territórios de Fortaleza. A programação será bem recheada de atividades e trocas”, comentou Cibelly Melo, presidente do I Congresso da Espfor.

O Congresso ocorrerá simultaneamente à IV Expo Saúde 2024 e ao II Encontro Locorregional do Programa Mais Médicos, com o tema "Saúde Mental da Atenção Primária à Saúde de Fortaleza", em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio e da promoção do cuidado com a Saúde Mental.

A programação do Congresso inclui debates, conferências, mesas-redondas, cursos, rodas de conversa e painéis. Trabalhos científicos e experiências exitosas das seis Regionais de Saúde de Fortaleza também farão parte do evento, promovendo a integração entre ensino, serviço e comunidade.

As inovações tecnológicas na Saúde também serão abordadas, com destaque para a discussão sobre seu papel na integração e no avanço da Rede Municipal de Saúde, especialmente com a Central de Monitoramento em Saúde de Fortaleza. 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...

Postagens mais visitadas deste blog

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Adeturf divulga Rota das Falésias em Goiás

Adeturf fortalece divulgação da Rota das Falésias em Goiás, na BNT Mercosul e prepara sSeminário em Canoa Quebrada. Entidade promove o Litoral Leste do Ceará junto a agentes de viagens, operadoras e parceiros do trade turístico, com destaque para novo voo da Azul para Aracati. A Agência de Desenvolvimento Turístico da Rota das Falésias (Adeturf) realizou, entre 19 e 23 de maio de 2026, uma agenda estratégica de promoção turística voltada ao fortalecimento da Rota das Falésias, no Litoral Leste do Ceará. As ações ocorreram em Goiás e Santa Catarina, reunindo encontros com agentes de viagens, operadores de turismo, parceiros comerciais e profissionais do trade. Em 19, 20 e 21 de maio, a Adeturf esteve em Goiânia e Anápolis, onde visitou agências de viagens e a loja da Azul Viagens no bairro Marista, em Goiânia. Durante a programação, a entidade apresentou os principais atrativos turísticos da Rota das Falésias, incluindo praias, falésias, gastronomia, cultura, experiências de natureza, l...

Iguatemi Bosque entra no clima da Copa

A emoção de torcer pelo Brasil ganhou espaços e ativações especiais no Iguatemi Bosque durante a Copa do Mundo. Os clientes que realizarem compras no shopping, no período de 11 a 28/junho, poderão participar da promoção Torcida Iguatemi cadastrando suas notas fiscais no I’Club, no app Iguatemi Bosque, onde irão concorrer a 05 kits de TV 50”, Soundbar e Frigobar. Os sorteios acontecerão em 17, 20, 24, 27/ junho e 1/julho. Além de participar de sorteios, o cliente também pode conferir a Exposição Praça dos Campeões, localizada na Praça Cordel, que conta com itens das 5 edições em que o Brasil foi campeão de futebol. E, nos dias de jogos da Seleção Brasileira, o shopping vai realizar a transmissão das partidas nas praças de alimentação do empreendimento, proporcionando aos clientes uma experiência completa que une futebol, lazer e gastronomia. A proposta é transformar os jogos do Brasil em momentos de encontro e celebração, reunindo famílias, amigos e apaixonados por futebol em um ambient...

Ederson entra no lugar de Wesley na Canarinha

Fortaleza Esporte Clube: Q ue orgulho ver você entre os convocados! Parabéns, Éderson! Toda a Nação Tricolor estará na torcida por você na busca pelo hexa. Muito sucesso nessa jornada. Continue voando, craque! Nossa solidariedade ao lateral Wesley (lesão na perna esquerda). Desejamos uma pronta recuperação e temos certeza de que ele voltará ainda mais forte para representar a Seleção nos próximos desafios".

Livro reúne histórias de colaboradores da Pague Menos

Ao celebrar 45 anos de trajetória, a Pague Menos escolheu contar sua história a partir das pessoas. O Livro “Gigantes de toda uma Vida” reúne 21 relatos de colaboradores, que tiveram suas vidas transformadas pela Companhia e que, ao longo das últimas décadas, também ajudaram a construir a Cultura, o Crescimento e o Propósito da Rede Pague Menos no Brasil. Mais que uma Publicação Comemorativa, o Projeto se apresenta como um tributo às trajetórias de homens e mulheres, que encontraram no trabalho um Propósito, transformaram desafios em conquistas e fizeram do cuidado uma missão diária. A obra reforça valores presentes na Cultura da Companhia, como Escuta Ativa, Acolhimento, Desenvolvimento Humano e Valorização das Pessoas. Entre as histórias retratadas está a de Adriana Gomes da Silva, atual gerente regional de Operações da Rede no Ceará. Natural do Interior do Estado, ela iniciou sua trajetória na Companhia em 2000 como balconista e, ao longo dos anos, construiu uma carreira de lideran...