Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (3 de setembro de 2024), para:
- 40 anos do jornalista Samuel Martins (foto com jornalista Lauriberto Braga).
- Jornalista César Martín.
- Radialista Benedito Antônio Cavalcante Lima.
- Radialista Álvaro Augusto Nogueira Viana.
- Radialista Guarano Boto Cruz.
- Camelo Mourão.
- Mercia Carla.
- Leila Rangel.
- Flávio Rêgo.
- Benedito Oliveira.
Arquivo Nirez para 3 de setembro na História do Ceará:
- 1880 - Criada, pela Lei 1.903, a Guarda Cívica de Fortaleza, destinada ao policiamento da Capital. Iniciou com 63 homens.
- 1912 - Nomeado, para a direção da Escola de Aprendizes Artífices, o jornalista Hermenegildo de Brito Firmeza (H. Firmeza), do jornal Folha do Povo.
- 1934 - Inaugurado o novo prédio da Enfermaria da Força Pública do Estado, hoje Hospital da Polícia Militar do Ceará, na Rua Princesa Isabel esquina com Rua Domingos Olímpio.
- 1941 - Pelo Decreto-Lei 3.599, o presidente Getúlio Vargas dá novo nome à Estação Central ferroviária de Fortaleza que passa a denominar-se “Estação Fortaleza”. Hoje tem o nome de Estação Central Engenheiro João Felipe.
- 1943 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o advogado e professor Manuel Belém de Figueiredo, catedrático de Direito Comercial na Faculdade de Direito. Nascera em Missão Velha em 12/2/1876.
- 1951 - Violente incêndio devora as instalações do Monitor Comercial de Fortaleza, na Rua Floriano Peixoto, 173.
- 1955 - Acontece em Fortaleza a primeira partida de futebol de salão, na Quadra Juvenal Pompeu, do América, na Praia de Iracema, onde hoje está o Pirata ao lado do Estoril. entre as equipes do América Futebol Clube e do Diabos Rubros. 15x3 para o América foi o resultado e o juiz foi Wildo Celestino de Oliveira, o Didi, que mais tarde, em 1956, viria a ser o primeiro treinador campeão cearense, dirigindo o Vargas Filho. Este esporte foi trazido ao Ceará pelo desportista Lívio Amaro.
- 1955 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 92 anos incompletos, o bacharel em Direito Eduardo Guilherme Osvaldo Studart (Eduardo Studart), membro da Academia Cearense de Letras - ACL. Nascera a 21/10/1863 em Fortaleza.
- 1956 - O Diário Oficial do Município 987 publica a Lei 1.072, do dia 3/5, que dá o nome de Bairro de Fátima ao até então bairro de Redenção, conhecido popularmente por 13 de Maio, proposição do vereador Antônio Fernando Bezerra.
- 1960 - Chegam a Fortaleza os restos mortais do artista plástico cearense Raimundo Brandão Cela (Raimundo Cela), vindos do Rio de Janeiro onde estavam depositados no Cemitério de São Francisco Xavier (Caju).
- 1962 - Assume o comando da 10ª Região Militar, o general Nicolau Fico, em substituição ao general Luís Augusto da Silveira, que afastou-se no dia 24 de agosto. Recebe o comando das mãos do coronel Aluísio Brígido Maia, que vinha respondendo interinamente desde o dia 24 de agosto.
- 1962 - Toma posse o novo comandante da Base Aérea de Fortaleza-BAF, o coronel Carlos Júlio Amaral da Costa, que substitui o coronel Roberto Hipólito da Costa.
- 1971 - Instalado o Centro de Operações Policiais-COP, depois foi Centro de Operações Policiais Militares - Copom e hoje é Centro Integrado de Operações de Segurança - Ciops.
- 1971 - Morre, no Rio de Janeiro, o escritor cearense Aluísio Caldas de Medeiros (Aluísio Medeiros), bacharel em direito, jornalista e poeta, um dos fundadores do Clube de Literatura e Arte - CLÃ e do Clube de Cinema de Fortaleza. Nascera em Fortaleza no dia 16/11/1918.
- 1972 - Morre, em Fortaleza, o empresário José Moacir Bezerra, ex-proprietário do grupo Estabelecimentos Eduardo Bezerra S. A., da Farmácia Pasteur e do Balneário Pirapora, nascido a 17/2/1906.
- 1973 - Inaugurada a nova sede da Superintendência do Desenvolvimento do Estado do Ceará-SUDEC, na Rua Jaime Benévolo, 1400, com frente também para a Rua Barão de Aratanha, no Bairro de Fátima, prédio moderno, projetado pelo arquiteto Jorge Neves. Hoje o prédio é ocupado pela Semace.
- 1975 - Falece, no Rio de Janeiro, aos 91 anos, Eduardo Guilherme Osvaldo Studart, ex-deputado federal pelo Ceará (Partido Republicano - PR, em 1902), antigo juiz de Direito e professor da Faculdade de Direito do Ceará. Era irmão do Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart). Nascera em Fortaleza no dia 21/10/1863.
- 1981 - Publicada, no Diário Oficial do Município 7228, a Lei 5431, de 28/8/1991, que concede o Título Honorário de Cidadão de Fortaleza ao radialista, teatrólogo e ator Luiz Haroldo Cavalcante Serra (Haroldo Serra), proposição do vereador Sérgio Costa.
- 1993 - Inaugurado o Parque Parreão, espaço de 3,5 hectares, por trás da Estação Rodoviária João Tomé, na antiga Gameleira, ladeando riacho que desemboca no canal.
- 2008 - O desembargador cearense Francisco César Asfor Rocha (César Rocha) assume a presidência do Superior Tribunal de Justiça-STJ, nomeado pelo presidente da República.
- 2017 - Morre, pela manhã, em casa, a educadora Luiza de Teodoro Vieira, aos 86 anos. Incentivadora da arte e da cultura local. Em
- 2016, recebeu a maior honraria do Ceará, a medalha da Abolição. Formada em história, era membro do Conselho de Avaliação do Programa Alfabetização Solidária e autora de livros que foram usados para alfabetizar estudantes. O velório realiza-se no mesmo dia às 21h30, na igreja Comunidade do Amor, na Rua Capitão Francisco Pedro, 732, no bairro Rodolfo Teófilo. O sepultamento é no dia seguinte no cemitério Parque da Paz.
- 125 anos do nascimento do pianista, violinista e compositor fluminense Augusto Vasseur.
- 70 anos da criação da Escola Nacional de Saúde Pública-depois integrada à Fundação Oswaldo Cruz.
- 35 anos que o voo Varig 254 realiza pouso forçado na floresta do Mato Grosso, matando 12 pessoas.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.





Comentários
Postar um comentário