Pular para o conteúdo principal

PMF entrega 717 certificados de cursos profissionalizantes do Costurando o Futuro


A Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) entregou, nesta terça-feira (24/9), 717 certificados para costureiras que realizaram os cursos profissionalizantes ofertados através dos Projetos Costurando o Futuro. A entrega foi realizada na Academia do Professor Darcy Ribeiro, no Centro (Regional 12) e contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira; do gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Enzo Rissi e de Michelle Ribeiro, representando o Centro de Treinamento e Desenvolvimento, parceiros da ação. A ação é financiada pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina-CAF.

A certificação faz parte do "Costurando Juntas", uma capacitação do Projeto Costurando o Futuro que tem como principal objetivo valorizar a vocação de cada bairro onde os ateliês colaborativos estão instalados. A ideia é estimular a criação de um grupo produtivo local que será inserido no mercado da moda. "Essas mulheres participaram de uma verdadeira jornada de aprendizado, onde elas poderam iniciar com uma visão geral do que é um empreendimento coletivo, passando por uma capacitação gerencial com foco em negócios. Essas mulheres entraram nas costureiras e estão saindo donas de negócios coletivos", enfatizou Michelle Ribeiro, do Cetrede.

Durante a jornada de 150 horas/aula, que durou aproximadamente quatro meses de formação, as profissionais de costura tiveram acesso à capacitação gerencial e incubação de empreendimentos econômicos-solidários. "Um momento importante para que elas pudessem compreender como é criar um negócio da cadeia produtiva da moda e o mais importante que é como colocar esse produto no mercado para que ele possa gerar renda ser ser instrumento de transformação na sua comunidade", explica Michelle. "Quando uma mulher tem autonomia financeira ela passa a ter poder de escolha. E poder de escolha significa dignidade. Com isso ela proporciona mudança de vida para ela e para a família", avalia.

Silvanete Cunha é moradora do Grande Mucuripe, frequentadora do ateliê colaborativo do Projeto Costurando o Futuro no Vicente Pinzon. Ela é uma das milhares de mulheres que teve sua vida transformada através da iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. 

- Este foi um curso de grande importância para mim, pois eu cheguei no ateliê há mais ou menos seis meses e não sabia nem pegar numa máquina de costura. Hoje eu já consigo concluir várias peças de roupas. Além de aprender a produzir, o ateliê é um espaço de acolhimento, onde eu consigo fazer amigas", comenta. 

Para ela, a certificação é "a realização de um sonho, que sonhamos juntas".

A costureira também contou como o Projeto mudou sua vida. 

- Estava à beira de entrar em uma depressão. Tinha acabado de sair de um processo de cura de um câncer de mama. Eu conheci o ateliê e tive aquele espaço como um verdadeiro refúgio. Hoje eu não consigo mais viver longe do Projeto. A costura é muito importante, mas é mais maravilhoso ainda o vínculo que criamos", felicita-se. 

- Eu quero me formar e quero fazer meu futuro melhor através deste Projeto", disse.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, participou da entrega dos certificados e comentou sobre o Projeto Costurando o Futuro.

- A gente está entregando mais 700 certificados para que elas possam fazer uma produção em forma de cooperativas para venda direta para o público em geral. Este é um importante programa que muda a realidade da periferia de Fortaleza. Estamos estimulando que elas se ajudem. Que possam trocar experiências e, com isso, ajudar o crescimento de economias solidárias", avalia.

Sobre o Projeto Costurando o Futuro: A iniciativa segue a lógica de coworking, ou seja, um espaço compartilhado, colaborativo e gratuito, voltado para as atividades de corte e costura, produzido por pessoas em situação de vulnerabilidade. Os 14 equipamentos estão localizados no Bom Jardim, Vila União, Jangurussu, Vila Velha, Cristo Redentor, José Walter, Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Vicente Pinzon, Canindezinho, Mondubim, Pici, Palmeiras e Antônio Bezerra. A Prefeitura também conta com uma unidade móvel que está atendendo na região do Poço da Draga até 18 de outubro de 2024. No total são 15 ateliês.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Aula de Panmela Castro no Porto Iracema das Artes

Visitando sentimentos como afetividade, solidão e autocuidado, a exposição “Ideias Radicais sobre o Amor”, da artista Panmela Castro (foto), será tema de aula aberta, ministrada pela própria, na Escola Porto Iracema das Artes - equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Com início às 19 horas, o encontro é gratuito e ocorre nesta segunda-feira (30 de setembro). A mostra, de autoria da artista, está aberta para visitação no Museu de Arte do Rio (MAR) e segue disponível até o dia 24 de novembro no espaço. Com curadoria de Daniela Labra e assistência curatorial de Maybel Sulamita, a exposição apresenta 17 obras, das quais 10 são inéditas, englobando diversas formas de expressões artísticas, tais como performance, fotografia, pintura, escultura e vídeo. Apresentando também obras interativas, a exposição parte do viés psicológico, o qual discorre sobre a necessidade de pertencim

Movimento Plástico Transforma realiza Mutirão nas praias de Fortaleza

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS , startup de impacto social que desenvolve soluções inteligentes de economia circular; e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, realizará, nesta sexta-feira (27 de setembro), um mutirão de limpeza na orla da Praia do Poço da Draga. A ação contará com a presença de 50 voluntários em cada cidade (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS. A iniciativa é uma forma de celebrar o Clean Up Day (Dia Mundial da Limpeza), que acontece na terceira semana do mês de setembro. O mutirão objetiva reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida na cidade. Para isso, os voluntários participam de uma “Gincana Sustentável” e na sequência são divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis. Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para cooperativas parceiras, to

Cimed transforma fachada da Extrafarma

Cimed transforma fachada da Extrafarma em Belém (PA) em ativação de Carmed Ação de trade marketing e retail media, que resultou em crescimento de 650% em vendas do hidratante labial em cinco dias, levará experiência imersiva da marca Carmed para a unidade da Umarizal, na capital paraense. O bairro Umarizal foi escolhido para uma ação inédita de trade marketing e retail media, resultado da parceria entre a Cimed e a Extrafarma, localizada na Rua Antônio Barreto, 127B. No mês de outubro, a loja surge de cara nova, totalmente envelopada, para destacar a linha de hidratantes labiais Carmed e seus lançamentos em collab com a Fini. Além da estética, a novidade tem como objetivo aproximar as marcas dos consumidores e divulgar os produtos da marca. Com o objetivo de levar experiências imersivas para o consumidor e gerar fluxo para as farmácias, a Cimed - terceira maior farmacêutica em volume de vendas do Brasil - dá continuidade a ação de trade marketing e retail media que transforma fachadas

Cajuína São Geraldo conquista Ouro e Prata no Prêmio ABRE

A Cajuína São Geraldo recebeu dois troféus em categorias que concorria como finalista no Prêmio Abre de Embalagem Brasileira 2024. As estatuetas de ouro e prata foram conquistadas nas categorias Designer Gráfico - Bebidas não alcoólicas e Estratégica - Marketing e Branding, respectivamente. A cerimônia ocorreu, na Vila dos Ipês, em São Paulo. A premiação concretiza o sucesso das latinhas personalizadas com as características dos nove estados nordestinos. O produto fez parte de uma edição limitada lançada em junho deste ano em homenagem ao São João, uma das festas mais tradicionais do Nordeste. A campanha que originou as latas foi intitulada “No São João, a gente veste o Nordeste”, e desenvolvida em colaboração com a agência Bando. - Já havíamos concorrido ao Prêmio ABRE há alguns anos, com o rótulo de 45 anos e ficamos no shortlist. Dessa vez, conseguimos levar dois troféus, um de prata e outro de ouro. Concorremos com marcas de atuação nacional e a São Geraldo estava lá representando