Diferente de alguns cânceres em adultos, que podem ser evitados por meio de mudanças no estilo de vida, o câncer infantojuvenil não sofre impacto quando associado a estratégias de prevenção, tornando o diagnóstico precoce uma forma de aumentar as chances de cura para o paciente. Por isso, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência no atendimento de oncologia pediátrica, oferece um ambulatório específico para a realização do diagnóstico precoce.
O Ambulatório de Diagnóstico Precoce funciona de segunda a sexta-feira, preferencialmente das 7h às 13h. No último ano, foram realizados cerca de dois mil atendimentos. O serviço é pioneiro no Ceará e atende aos pequenos encaminhados por profissionais que atuam em postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
O mês de setembro, também intitulado de Setembro Dourado, foi escolhido como um período do ano para reforçar a conscientização de toda a população sobre a doença e destacar a importância de investigar a persistência dos sinais do câncer. No início, os pacientes podem apresentar sintomas semelhantes a doenças comuns da infância.
https://www.saude.ce.gov.br/2024/09/02/setembro-dourado-diagnostico-precoce-cancer-infantil/
Comentários
Postar um comentário