Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, neste domingo (20 de outubro de 2024), para:

  • Jornalista Remir Freire (foto).
  • Médico e radialista Múcio Roberto Alves Pereira.
  • Everaldo Cruz.
  • Josevaldo Amaro da Cruz.
  • Ednardo Bezerra.
  • Afonso Monte.
  • Idilla Holanda.
  • Maria Eduarda Medeiros.


Arquivo Nirez para 20 de outubro na História do Ceará:

  • 1839 - Morre, aos 60 anos de idade, no Rio de Janeiro, o antigo presidente da Província do Ceará, tenente. Coronel Pedro José da Costa Barros. Foi ministro e senador além de deputado às Cortes de Lisboa. Era cearense de Aracati onde nascera a 7/10/1779 e também foi poeta. É hoje nome de rua no Centro-Aldeota.
  • 1840 - Volta à Presidência da Província o padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), nomeado em 10/9/1840, demorando apenas seis meses.
  • 1890 - A Capitania do Porto do Ceará muda de comando, quando assume o capitão-tenente Raimundo de Melo Furtado de Mendonça, que substituiu o capitão de fragata Manuel Lourenço de Castro Rocha.
  • 1904 - Fundada, a firma Álvaro de Castro Correia, que em 1944 passou à sociedade anônima. Ficava em prédio próprio na esquina da Rua Major Facundo, 44/46 (antigos, atual 125) com Rua Castro e Silva, 62/66 (antigos).
  • 1912 - Funda-se em Fortaleza a União dos Carpinteiros, tendo Antônio Porfírio do Carmo como seu primeiro presidente.
  • 1916 - O pintor, compositor, poeta e cantor Raimundo Ramos Filho, conhecido como Ramos Cotoco, por ter nascido sem o ante braço, e que se assinava R. Ramos morre, em Fortaleza, aos 45 anos de idade. Hoje existe uma rua em sua homenagem erradamente com o nome de Rua Ramos Cotoco, no Papicu, que deveria ser ou Raimundo Ramos ou R. Ramos, nunca Ramos Cotoco, que era um apelido não aceito pelo homenageado. Nascera a 21/5/1871.
  • 1920 - Morre, no Rio de Janeiro, o primeiro vice-presidente do Ceará, Virgílio Brígido, um dos fundadores do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico). Nascera a 24/4/1854 em Santa Cruz, hoje Cruz, em Itapagé.
  • 1931 - Assume o cargo de prefeito de Fortaleza o major Manuel Tibúrcio de Moura Cavalcante (Tibúrcio Cavalcante), em substituição ao engenheiro Antônio Urbano de Almeida.
  • 1931 - Publicado, em Fortaleza, o primeiro número do Diário da Manhã, órgão político e noticioso dirigido por Adauto de Alencar Fernandes (Adauto Fernandes) e gerenciado por J. R. da Costa.
  • 1938 - A Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Ltda, muda a razão social, quando passa a ser Banco dos Proprietários, funcionando em prédio da Rua Barão do Rio Branco, 775, até 22/9/1940, quando se mudou para sua sede própria na mesma rua nº 905, onde depois foi o BIC e hoje é um banco chinês.
  • 1939 - Morre, vítima de desastre aviatório, o capitão do Exército Vicente C. de Aragão. Existem duas ruas hoje com seu nome, a Rua Capitão Aragão e a Travessa Capitão Aragão, ambas na Aerolândia.
  • 1945 - Funda-se, em Fortaleza, o Instituto do Nordeste, pelos intelectuais Antônio Filgueiras Lima, Antônio Martins Filho, Francisco Araújo, José Guimarães Duque, João Otávio Lobo, João Perboyre e Silva, Josa Magalhães, José Fernandes, Hugo Bastos, Torres de Melo, José Stênio de Lucena Lopes (Stênio Lopes), Juarez Modesto Brasil (Juarez Brasil), Luís Cavalcanti Sucupira (Luís Sucupira), Madaleno Girão Barroso e Raimundo Renato de Almeida Braga (Renato Braga), funcionando no Palácio do Comércio.
  • 1946 - Em Fortaleza, para temporada artística, o tenor Pedro Celestino, irmão de Vicente Celestino, com a Companhia de Operetas de Mary Lincoln.
  • 1947 - Instala-se o Centro dos Economistas do Ceará, fundado em 13/4/1947, que passou a ser Associação Profissional dos Economistas do Ceará e, posteriormente, Sindicato dos Economistas do Ceará.
  • 1952 - O prefeito Paulo Cabral de Araújo inaugura a Praça Nossa Senhora de Fátima, em Parangaba, entre a Rua 7 de Setembro, Rua Coronel Alfredo Weyne, Rua Carlos Amora e Rua Do Trilho. Depois seu nome seria mudado para Praça Monsenhor Albano. A lei oficializando saíra no dia 15 e foi publicada no dia 24. 
  • 1952 - Deixa o comando da 10ª Região Militar o general Edgardino de Azevedo Pinta, ficando respondendo interinamente o coronel Ari Hugo Borges, até a chegada do novo comandante.
  • 1952 - O estudante Manuel Lima Soares, conhecido entre os colegas apenas por “Néo” é eleito presidente do Centro Estudantal Cearense.
  • 1953 - Inauguração do conjunto habitacional da Fundação da Casa Popular, no Pici, feito em cooperação com a Prefeitura Municipal de Fortaleza-PMF, num total de 456 casas. Hoje é o bairro Henrique Jorge.
  • 1962 - Fundada, em Fortaleza, a Associação das Viúvas do Estado do Ceará, sendo sua primeira presidenta, Maria Jucá de Lima.
  • 1963 - Instala-se em Fortaleza o II Congresso Médico Brasileiro.
  • 1964 - Morre, em Fortaleza, aos 47 anos de idade, o jornalista, historiador e político Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), nascido em Canindé a 16/8/1917. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), da Associação Cearense de Imprensa-ACI, e do Instituto do Nordeste. Hoje é nome de rua na Gentilândia, Jardim América, Bom Futuro e Damas, a antiga Rua Rodolfo Teófilo.
  • 1970 - Inauguradas as novas instalações da Companhia Centro Norte de Eletrificação do Ceará - Cenorte, na Avenida Barão de Studart.
  • 1977 - Muda-se, às 16h, para nova sede, na Avenida Borges de Melo, 820, prédio projetado pelo arquiteto José Mário Vieira Zaranza, a Polícia Federal, com a presença do Ministro da Justiça Armando Ribeiro Severo Falcão (Armando Falcão) e do diretor geral da Departamento de Polícia Federal, coronel Moacir Coelho.
  • 1997 - Inaugurado o novo Mercado São Sebastião, na Praça Paula Pessoa. O antigo mercado fora demolido sendo construído o novo no outro lado da praça, ficando o local ocupado pelo antigo mercado para estacionamento de carros.
  • 2006 - O sanfoneiro José da Silva Gouveia (Dedim Gouveia) é baleado num assalto na Avenida Perimetral com Cônego de Castro, no parque São José. Duas motos cercaram o carro do músico e logo dispararam contra ele. Dedim e sua esposa conseguiram fugir e os ladrões levaram o seu carro. Ele é atendido no Instituto José Frota passando por uma cirurgia na mão esquerda, que sofreu uma fratura.
  • 2015 - A Assembleia Legislativa realiza sessão solene para entrega do Título de Cidadão Cearense ao padre Reginaldo Manzotti, requerimento do deputado Carlos Matos (PSDB). A honraria foi conferida em novembro de 2010, mas ainda não havia sido entregue.
  • 2015 - Morre em Fortaleza, pela manhã, o radialista José Edilmar Norões Coelho (Edilmar Norões). Seu corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Vadivino e é sepultado no dia seguinte no Cemitério Parque da Paz. Era membro titular da Academia Cearense de Literatura e Jornalismo onde ocupava a Cadeira  3, da qual era titular e fundador. Era cearense nascido em Barbalha-Ceará.
  • 2016 - Morre em Fortaleza, aos 51 anos de idade, o comunicador Ergamênio Viana Pinto (Ênio Carlos) que apresentava um programa semanal na TV Verdes Mares com o seu pseudônimo e diariamente mantinha um programa de rádio. Foi vítima de um tumor maligno no cérebro. O corpo foi velado no Complexo Velatório Ethernus, na Rua Padre Valdivino sendo o corpo levado para sua terra natal, onde é sepultado. Nascera a 25/2/1965 em Aracati-Ceará.

  • 170 anos do nascimento do poeta francês Arthur Rimbaud.
  • 165 anos do nascimento do filósofo e pedagogo estadunidense John Dewey-foi reconhecido como um dos fundadores da escola filosófica de Pragmatismo, pioneiro em psicologia funcional, e representante principal do movimento da educação progressiva estadunidense.
  • 150 anos do nascimento do compositor estadunidense Charles Ives-considerado o principal compositor dos Estados Unidos do Século XX.
  • 110 anos da Diocese do Crato.
  • 30 anos da morte do novelista e compositor musical paulista Fred Jorge-participou do Movimento Jovem Guarda.

  • Dia do Poeta.
  • Dia do Arquivista.
  • Dia Mundial da Osteoporose.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):

Postagens mais visitadas deste blog

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

Agenda de Sábado

Eis a Agenda do Blog do Lauriberto neste sábado (20/junho/2026):