Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta sexta-feira (25 de outubro de 2024), para:
- 78 anos do jornalista Macário Batista (foto).
- 69 anos de Menanes Cardoso.
- 61 anos do radialista José Oderno dos Santos (foto).
- 60 anos de João Sousa.
- 59 anos do jornalista Luiz Henrique Sousa Campos (foto com jornalista Mauro Costa).
- 46 anos do jornalista Paulo Campelo.
- Jornalista Thiago Rocha.
- Radialista Gilmar Maciel de Abreu.
- Marcos Adeodato.
- Edilberto Alves.
- Eduardo Amaretto.
- Rochana Lyvian Oliveira.
- Manu Soares.
- Anderson Silva Costa.
- Camila Lima.
- Alan dos Santos.
Arquivo Nirez para 25 de outubro na História do Ceará:
- 1637 - Chega no forte e dele se apossa, uma expedição batava sob o comando do major Jorge Garstmann, com o auxílio do capitão Hendrick Van Hus, ficando no comando o tenente Van Ham, que é substituído por Gedeon Morris Jonge e em 1644, revolta indígena acaba por passá-los pelas armas.
- 1759 - A aldeia de índios Porangaba ou Aldeia do Bom Jesus da Porangaba é elevada à vila, com o nome de Vila Nova de Arronches, com invocação a Bom Jesus dos Aflitos.
- 1856 - Iniciam-se as obras de construção do prédio da Assembleia Provincial (Assembleia Legislativa), onde hoje está o Museu do Ceará. Havia uma igreja no mesmo local, mas foi demolida 34 anos antes. É o quadrilátero entre a Rua São Paulo (frente principal), Rua General Bezerril, Rua Floriano Peixoto e Travessa Morada Nova, planta do engenheiro Adolfo Herbster, e sua inauguração deu-se em março de 1871. O prédio seria para instalação da Assembleia e do Liceu.
- 1880 - Muda-se, da Rua Formosa, 56 (antigo), para o andar térreo da Assembleia Provincial, a Repartição dos Correios.
- 1885 - Morre, aos 68 anos de idade, Antônio Joaquim Batista de Castro (Galinha Branca), fundador da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Prainha (Igreja da Prainha), deixando-a quase pronta. Nascera em 1816.
- 1916 - Morre o empresário Geminiano Maia (Barão de Camocim), aracatiense de 2/2/1847. Grande comerciante e proprietário em Fortaleza era dado a obras filantrópicas. É hoje nome de rua no Centro de Fortaleza.
- 1928 - Morre o acadêmico Lauro Torres de Melo, secretário da Fênix Caixeiral e redator do jornal Diário do Ceará.
- 1935 - Retirado o último lampião de iluminação pública, a gás, de Fortaleza. No entanto o autor destas linhas nasceu em 1934 e lembra de ter visto combustores de gás na Rua Pedro Borges ao lado da Igreja Presbiteriana.
- 1937 - São fechados, por determinação do governo central, todos os centros espíritas.
- 1943 - Inaugurada, às 15 horas, nos baixos do Edifício dos Bancários, na Rua General Bezerril, em frente à Praça Valdemar Falcão, uma agência do Banco de Crédito da Borracha S. A., gerenciada por Edmar Rabelo Maia.
- 1944 - Morre, com 62 anos de idade, vítima de angina péctoris, o comerciante alemão radicado em Fortaleza Friedrich Wilhelm Ferdinand Ernst Paschen (Ernesto Paschen), um dos pioneiros na representação da navegação aérea em Fortaleza.
- 1945 - Chega o último contingente de pracinhas (expedicionários) cearenses que regressam da frente de batalha na Itália, a bordo do navio Duque de Caxias, o Regimento Sampaio, comboiado por vinte jangadas. Foram recepcionados na Ponte Metálica por verdadeira multidão.
- 1945 - Realiza-se, no Teatro José de Alencar, grande recital do pianista cearense Aloysio de Alencar Pinto, às 20h30, em benefício da Santa Casa de Misericórdia.
- 1946 - O Prefeito Municipal de Fortaleza, Romeu Coelho Martins (Romeu Martins), adoece gravemente e é substituído por Clóvis Eduardo de Alencar Matos (Clóvis Matos).
- 1952 - Inaugura-se o Frigorífico José Bonifácio Ltda-Fribon, iniciativa de José Flávio Costa Lima, Lourival Borges e Aziz Ary. Ficava em prédio na esquina da Rua da Assunção, 646 com Rua Antônio Pompeu, na Praça José Bonifácio. No seu gênero foi o primeiro a se instalar em Fortaleza.
- 1952 - O coronel Abelardo Rodrigues de Sousa, ex-comandante da Polícia Militar, vem de ser empossado, às 15 horas, nas funções de Inspetor Geral do Trânsito, em substituição a Plínio Parente Xerez (Plínio Xerez), com a presença do Secretário de Polícia, major Tito Canto, Conselheiros do Trânsito, chefes de repartição, funcionários e amigos do empossado.
- 1957 - Morre, no Rio de Janeiro, o ex-deputado e ex-senador Tomás de Paula Pessoa Rodrigues, cearense de Fortaleza nascido a 24/11/1873.
- 1974 - Eleita a Mais Bela Estudante de Fortaleza, a estudante Vera Maria Sales Espíndola, no Ginásio Coberto Paulo Sarasate.
- 1976 - O Tribunal Regional Eleitoral-TRE informa que Fortaleza conta com 430.992 eleitores dos 1.764.185 que existem em todo o Estado.
- 1983 - Lançado ao mar, em Fortaleza, o navio de guerra Almirante Hess, construído no Ceará para a Marinha do Brasil.
- 1994 - Inaugura-se, na Rua Matoso Filho, no Quintino Cunha, a Escola de 1º Grau Professor José Denizard Macêdo de Alcântara, referendada pelo Decreto 9629 de 19/4/1995.
- 1995 - Empossa-se no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) o escritor e professor José Cláudio de Oliveira.
- 1999 - Fortaleza é atacada por fortes ressacas marinhas que causa sérios problemas urbanos como a invasão das avenidas litorâneas pela areia da praia, principalmente na Avenida Beira-Mar e Avenida Historiador Raimundo Girão e o desmoronamento de morros e desabamento de casas na Praia do Arpoador.
- 2000 - Toma posse, às 18 horas, como sócio efetivo, no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), o professor Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos (Elmo Vasconcelos), no Auditório Pompeu Sobrinho, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, sendo saudado pelo geógrafo Caio Lóssio Botelho.
- 2004 - O deputado José Sérgio Teixeira Benevides (PMDB) tem o mandato cassado por decisão do plenário da Assembleia Legislativa. É a primeira cassação, depois de 1964, que um deputado perde o mandato por conta de denúncias de corrupção. A cassação de Sérgio Benevides é aprovada em votação secreta por 42 votos a favor, um contra e uma abstenção. Desviou verba destinada à compra de alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino de Fortaleza.
- 2004 - O último eclipse total da Lua, até 2007, acontece no final da noite em Fortaleza. Em vários pontos da cidade, grupos se reúnem para acompanhar o eclipse. No Centro Social Urbano Adauto Bezerra, no bairro José Walter, por exemplo, ocorre uma programação cultural e científica, começando pela noite e entrando pela madrugada. O fenômeno tem início pouco depois das 22 horas, indo até próximo da uma da manhã. O auge, com a Lua totalmente escurecida, dá-se às 23h23.
Com informações:
- Apcdec.
- Arquivo Nirez.
- Facebook.
- Frisson News.
- Agência Brasil.
Comentários
Postar um comentário