Pular para o conteúdo principal



Futricas Cearenses

Felicidades do #BlogdoLauriberto, nesta terça-feira (22 de outubro de 2024), para:

  • 67 anos do radialista Jerônimo Leite da Nóbrega Neto (fotos com família).
  • 33 anos da jornalista Mhthceli Praciano (foto).
  • Radialista José Magalhães.
  • Lucivando Silva.
  • Ricardo Nogueira.
  • Flaviane Mesquita.
  • Filinto Holanda.
  • José Tadeu da Silva.
  • Selma de Fátima Santos.
  • Cláudio Abreu Barros.
  • Francivaldo Romão.


Arquivo Nirez para 22 de outubro na História do Ceará:

  • 1876 - Surge a Fraternidade e Trabalho, entidade associativa de trabalhadores que se instalou no dia 5/11 do mesmo ano.
  • 1876 - Estreia, em Fortaleza, o Grande Circo das Quatro Nações, da família espanhola Blas Otero.
  • 1898 - José Brasil de Matos comunica ao público a abertura do Café Baturité, nas dependências da Estação Central da Estrada de Ferro de Baturité - EFB, no salão onde funcionou a pagadoria.
  • 1899 - Morre em Fortaleza o Monsenhor Hipólito Gomes Brasil. Foi o segundo Vigário Geral do Bispado do Ceará de 1865 a 1899. Era cearense de Aracati nascido a 6/6/1822.
  • 1910 - O capitão-tenente Virgílio de Mesquita Barros entrega o cargo de Capitão do Porto do Ceará, ao titular capitão de corveta Bernardino José Coelho.
  • 1914 - Partida final do primeiro Campeonato Cearense de Futebol, sendo Campeão, o time Rio Branco Foot-ball Club ao derrotar o Rio Negro pelo escore de 1x0. O Rio Branco formou com Aldo Silva, Speedy e Garcia; Célio, Carlito e Gotardo Augusto de Moraes (Gotardo Moraes); José Abreu, Meton Pinto, Meton, Olsen e Raimundo Justa (Ninito). O Rio Negro formou com Casimiro, Brasil e J. Bruno; Ademar, Zazá e Brígido; Walter, Cabral, Lúcio Bauerfeldt, Hiro e Mamede. O árbitro da partida foi José Silveira. O gol foi marcado por Olsen.
  • 1927 - Publicado em Fortaleza o jornal Notícias da Gazeta, dirigido por R. N. Menezes e gerenciado por A. Cunha.
  • 1932 - O Ideal Clube inaugura, na Avenida Monsenhor Tabosa, 1381-Praia de Iracema, sua filial.
  • 1937 - São fechadas todas as lojas maçônicas, por Decreto Federal assinado pelo ministro Macedo Soares que teme a infiltração comunista.
  • 1938 - O ocultista Professor Isnard realiza prova ciclística que consiste em que ele, vendado, dirija uma bicicleta da Praça da Bandeira (Praça Clóvis Bevilacqua) até o Excelsior Hotel, na Praça do Ferreira, seguindo um automóvel no qual estava o jornalista João Perboyre e Silva que por sugestão mental o advertia dos perigos e obstáculos.
  • 1943 - Funda-se a Companhia Comercial e Industrial Norte Brasileiro, sucessora de Saboia de Albuquerque Indústria Ltda., dirigida por Ernesto Miranda Saboia de Albuquerque, presidente, Francisco Rodrigues Saboia e Alfredo Ury, explorando a fabricação de óleos vegetais como oiticica, babaçu e mamona.
  • 1954 - A diretoria da Imprensa Oficial do Ceará-Ioce é substituída quando sai Expedito Maia da Costa (Expedito Costa), entrando Valdemar Gonçalves.
  • 1961 - Inaugura-se, no Bairro de Fátima, praça triangular entre a Avenida 13 de Maio, a Rua Solon Pinheiro e a Rua Costa Araújo, recebendo o nome de Praça Radio Amador Theobaldo Scerni.
  • 1964 - Morre, aos 67 anos de idade, o médico oftalmologista Orlando de Queirós Falcão (Orlando Falcão), cearense de Fortaleza nascido a 5/12/1897.
  • 1976 - Criada a Praça José Chaves, no Jardim América, é um triângulo entre a Rua André Chaves, Rua Samuel Uchôa e Rua Aquiraz.
  • 1976 - Assume a Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal, o bacharel João Alberto Xavier, cearense de Fortaleza.
  • 1985 - Morre, aos 50 anos de idade, o comerciante Aurilo Gurgel Nepomuceno (Mincharia), boêmio da Praia de Iracema, aracatiense nascido em 3/12/1934.
  • 1987 - O Secretário de Segurança Pública, José Renato Ferreira Torrano (Renato Torrano) pede demissão do cargo por ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - TJEC a 10 dias/multa por crime de abuso de autoridade quando mandou prender o médico Francisco Edílson Cavalcante Pinheiro, acusado da morte do contador da Policlínica, Luís Pessoa de Sousa Neto.
  • 1991 - Inaugurada a Praça Marcelo Prestes de Queirós, triângulo entre a Avenida Florêncio de Alencar (antiga Rua Brasil Pinheiro) e a Avenida Coronel Carvalho, em frente a Vila Olímpica Elzir Cabral, estádio do Ferroviário Atlético Cearense, na Barra do Ceará. A Avenida Florêncio de Alencar ao chegar nesta praça bifurca-se, seguindo rumo ao norte e ao oeste em duas ruas com o mesmo nome. A Lei que criou a praça foi a Municipal 6891 de 7/6/1991.
  • 1994 - Saem às ruas de Fortaleza, pela primeira vez, em caráter experimental, policiais femininas.

  • 180 anos do nascimento da atriz francesa Sarah Bernhardt-Considerada como "a mais famosa atriz da história".
  • 70 anos da morte do escritor, ensaísta e dramaturgo paulista Oswald de Andrade-Um dos promotores da Semana de Arte Moderna que ocorreu 1922 em São Paulo.
  • 60 anos que Jean-Paul Sartre recusou Prêmio Nobel de Literatura.
  • 55 anos que o Congresso Nacional é reaberto 10 meses após a promulgação do Ato Institucional-AI-5.
  • 45 anos da morte da compositora francesa de Música Erudita Nadia Boulanger-Renomada educadora musical. Foi professora de diversos compositores de grande relevância no Século XX.

Com informações:

  • Apcdec.
  • Arquivo Nirez.
  • Facebook.
  • Frisson News.
  • Agência Brasil.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170